#Estudos

Sabia que Nem Todo Curso Online é Igual?

Descubra as vantagens e desvantagens de fazer um curso online com acompanhamento

Pri Sousa
Publicado em
25 de julho de 2020

Uma das perguntas que eu mais recebo no atendimento da Revo é “qual a diferença entre o curso online e o presencial e qual deles é o melhor pra mim?”. Por isso resolvi fazer alguns artigos explicando as vantagens e desvantagens de cada tipo de curso, este é o segundo e você pode ver o primeiro clicando aqui (mas olha, as coisas que eu vou listar se aplicam a qualquer curso e não só aos da Revo, ok?).

O curso online com feedback é uma modalidade com aulas gravadas ou ao vivo onde, além do conteúdo, o aluno também tem a correção das atividades feitas. Geralmente são turmas pequenas e podem ser de curta ou longa duração.

Vantagens

1. Correção nos seus exercícios
De longe, essa é a maior vantagem do curso com correção! É meio óbvio, eu sei, mas imagina só, você além de ter o conteúdo daquele artista que você admira, ainda ter o feedback dele nos seus exercícios, e uma direção de para onde seguir? É muito mais fácil chegar onde você quer quando alguém te avisa se você tá no caminho errado.

2. Contato com o professor
É MA-RA-VI-LHO-SO ter feedback no que você faz, principalmente vindo de alguém que você escolheu pra te ensinar alguma coisa. Mas o contato com o professor vai muito além disso! Vocês não têm ideia do tanto de relatos que a gente recebe de alunos que tiveram um BOOM na carreira depois de uma conversa informal com o professor durante o curso.

3. Networking
Lembra que eu falei que o professor vai te ajudar a trilhar o caminho certo pra onde você quer chegar? Os colegas da turma vão te ajudar a manter o ânimo e o foco. Ter um feedback de quem tá no caminho com você também é importante, e aprender junto é muito mais divertido do que aprender sozinho.

4. Você pode rever as aulas
Rever as aulas é importante, e se torna ainda mais depois do feedback do professor. Rever a correção também, e praticar o exercício com essa nova visão vai te ajudar a conseguir um resultado melhor muito mais rápido do que se você só assistisse uma vez.

5. Você pode assistir as aulas no seu melhor horário
Mesmo nos cursos ao vivo, as aulas ficam gravadas e você pode assistir quando puder! Um horário de aulas flexível pode te ajudar muito se você tem uma agenda apertada ou se trabalha em dias alternados, por exemplo.

Desvantagens

1. Precisa esperar abrir turma
É claro que todas essas vantagens exigem uma dedicação a mais do professor e uma quantidade limitada de alunos, então você precisa ficar atento às datas e número de vagas se quer fazer um curso específico.

2. Como todo curso online, é mais fácil desanimar
Dói, eu sei, mas eu preciso te dizer isso: você vai precisar se dedicar mais. Não é segredo pra ninguém que cursos online têm taxa de evasão maior que os presenciais, mas se você conseguir pelo menos uma hora por dia para praticar, sem deixar o conteúdo acumular, tenho certeza que vai ter o resultado que você espera!

3. Prazo para entrega de exercícios
Quem já trabalha com arte sabe que essa palavra vai te acompanhar por toda a sua carreira. Se você não entregar os exercícios na data, o professor não vai conseguir te dar o feedback, então… Se você não é tão bom com prazos de entrega, esse é o momento de melhorar essa skill!

4. Você precisa seguir o ritmo do curso
No self taught você cria o seu próprio ritmo, mas aqui você precisa seguir o ritmo da turma. Isso pode ser uma desvantagem pra quem gosta de fazer mais de um curso, ou tem pouco tempo semanal para estudar, então se você escolheu esse tipo de curso, nada de deixar acumular conteúdo, ok?

5. Tem um valor um pouco mais elevado
Sim, um curso com correção é mais caro do que um self taught. E o valor vai depender de muitas variáveis, como quanto tempo vai durar o curso, se é ao vivo ou com aulas gravadas, qual a plataforma que vai ser utilizada para as aulas… Mas se você me perguntar se vale a pena, eu te digo sem nem piscar que COM CERTEZA!

E agora?

Agora é só avaliar se essa modalidade é a ideal pra você! Na hora de escolher, veja se tem alguma aula de demonstração disponível no site de compra. Converse com outras pessoas que já fizeram o mesmo curso e procure conhecer o conteúdo do curso antes de comprar.
Vou repetir as dicas que deixei no último artigo, porque são MUITO importantes: se você é iniciante, assista só uma aula por semana e tente reservar pelo menos 1h por dia para praticar o que aprendeu. Reveja a aula quantas vezes for necessário até conseguir absorver o conteúdo e refaça os exercícios depois do feedback.

Quer saber as vantagens e desvantagens do curso presencial? Fica ligado aqui no RevoSpace que vai ser o próximo dessa série. Não esquece de deixar um comentário aqui embaixo e de compartilhar com todos os amigos, hein?

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

O que fazer se eu não sou bom o suficiente?

Quantas vezes você já perguntou isso pra si mesmo ou pras pessoas à sua volta, não é mesmo, artista?Vamos começar Ler mais

O Guia da Ilustração Editorial - Parte 1

Quando falamos de mercado de arte aqui no Brasil, o mercado de arte editorial é um dos que mais tem Ler mais

31 Artistas que Você Precisa Conhecer!

Já conversamos aqui sobre a formação de repertório artístico e acredito que ampliar nosso repertório visual pode ser muito enriquecedor. Ler mais

Dicas para o Inktober – por Paula Marilo

Outubro já está batendo na nossa porta e com ele vem o Inktober! Esse desafio diário de desenhos é o Ler mais