#Estudos

Por que Fazer um Curso Online Self Taught?

Descubra as vantagens e desvantagens de fazer um Curso Online sem Feedback do Professor

Pri Sousa
Publicado em
18 de julho de 2020

Uma das perguntas que eu mais recebo no atendimento da Revo é “qual a diferença entre o curso online e o presencial e qual deles é o melhor pra mim?”. Por isso resolvi fazer alguns artigos explicando as vantagens e desvantagens de cada tipo de curso, e este vai ser o primeiro (mas olha, as coisas que eu vou listar aqui se aplicam a qualquer curso e não só aos da Revo, ok?).

Você já ouviu falar da expressão “self-taught”? Na tradução literal significa “auto-ensino” ou “autodidata”. É uma modalidade de cursos online que está super em alta porque o aluno tem liberdade para aprender no seu tempo o conteúdo produzido pelo professor. Você já deve conhecer várias plataformas e escolas online que oferecem essa modalidade por aí, mas vamos pro que importa?

Vantagens

1. Você não precisa esperar abrir turma
Sem dúvidas essa é a primeira grande vantagem de um self-taught. Você não vai precisar esperar abrir turma ou a data de início do curso e já tem acesso às aulas no momento em que o pagamento é efetivado.

2. As aulas já estão gravadas
Todas as aulas já estão gravadas e disponíveis para você. Não precisa esperar a hora marcada da aula ou desmarcar aquele compromisso importante, e se demorar demais no trânsito já pode aproveitar pra ir acompanhando o conteúdo no caminho mesmo!

3. Você pode assistir onde e como quiser
A maioria das plataformas permite ser acessada pelo celular, tablet, computador, notebook, netbook, e qualquer outro eletrônico que tiver acesso à internet! E você ainda pode assistir aula usando aquele pijamão de bolinhas que ninguém vai te julgar, haha.

4. Você pode rever as aulas
Sabe aquela aula de História do Ensino Médio que se você pudesse rever tinha tirado um 10 na prova? Essa modalidade te permite rever mais quatro, cinco ou trocentas vezes as aulas que você mais gostou ou que teve mais dúvidas. E ainda pode pular para aquela parte que te interessa mais!

5. Não tem um prazo para entregar exercícios
Aconteceu um problema na família durante a semana? Precisou fazer hora extra no trabalho, ou pegou um freela de última hora e não conseguiu fazer exercício nenhum? Não tem problema! Você pode fazer na semana seguinte, ou quando conseguir uma folguinha, e não vai ter prejuízo nenhum.

6. Geralmente custa menos que as outras modalidades
Como não tem o feedback do professor, nem vai usar o espaço de uma escola como em um presencial, os custos desse tipo de curso vão ser menores e se a grana tá curta, mas você quer muito aprender uma nova técnica, ou começar na carreira, esse é com certeza um ponto muito importante a ser pensado.

Desvantagens

1. Você não vai ter correção nos seus exercícios
É meio óbvio, mas essa é a maior desvantagem do self-taught. Você pode até concluir todos os exercícios que o curso propôs, mas vai precisar se esforçar um pouquinho mais pra saber se você está indo no caminho certo.

2. Você não vai ter contato direto com o professor
Ter o olho no olho presencial ou online, a troca de experiências e um retorno do professor sobre o que você produz pode fazer falta, então é um ponto que você precisa pesar bem antes de decidir por esta modalidade.

3. É mais difícil fazer networking
Se você já fez algum curso presencial ou online com feedback, sabe que, além do contato com o professor, conhecer outros estudantes que estão num nível próximo ao seu, te ajuda não só no curso, mas até mesmo em projetos e trabalhos depois da conclusão dele. E fazer amigos que também curtem arte como você pode ser bem estimulante e te ajudar a seguir em frente nos tempos de desânimo e bloqueio criativo, por exemplo.

Se você vai fazer esta modalidade, aproveite bem os recursos de fórum e procure grupos de pessoas que fazem ou fizeram o mesmo curso que você.

4. Não tem aqueles momentos extra-aula
Tem coisas que só um curso presencial ou ao vivo vai ter, entre elas, as dicas valiosas que os professores e os outros colegas vão te dar nos intervalos, lanches, conversas na chegada e na saída. Essas não tem como ficar gravadas num HD, mas com certeza ficam tatuadas no coração.

5. É mais fácil desanimar
Fala sério, quantos cursos online você já começou e não conseguiu terminar? Estudar sozinho pode ser difícil e desanimador algumas vezes, e por isso os cursos self-taught também costumam ter uma menor porcentagem de conclusão. Se você tem dificuldade de seguir num curso sem acompanhamento, talvez precise se esforçar um pouquinho mais pra concluir esta modalidade até o fim.

E agora?

Você já sabe que aprender sozinho num curso online tem vantagens e desvantagens, agora é só avaliar se essa modalidade é a ideal pra você. Uma das dicas que eu sempre dou é que se você é iniciante, assista só uma aula por semana e tente reservar pelo menos 1h por dia para praticar o que aprendeu. Reveja a aula quantas vezes for necessário até conseguir absorver o conteúdo e só então passe pra próxima e pra não se sentir tão só, procure um grupo de estudo, que tal entrar no Discord da Revo, por exemplo?

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

O que fazer se eu não sou bom o suficiente?

Quantas vezes você já perguntou isso pra si mesmo ou pras pessoas à sua volta, não é mesmo, artista?Vamos começar Ler mais

O Guia da Ilustração Editorial - Parte 1

Quando falamos de mercado de arte aqui no Brasil, o mercado de arte editorial é um dos que mais tem Ler mais

31 Artistas que Você Precisa Conhecer!

Já conversamos aqui sobre a formação de repertório artístico e acredito que ampliar nosso repertório visual pode ser muito enriquecedor. Ler mais

Dicas para o Inktober – por Paula Marilo

Outubro já está batendo na nossa porta e com ele vem o Inktober! Esse desafio diário de desenhos é o Ler mais