#Estudos #modelagem 3D

Iniciando seu Caminho na Modelagem 3D

Giulia Marchi
Publicado em
12 de fevereiro de 2021

Iniciar os estudos e uma carreira em qualquer área é uma tarefa desafiadora! Muitas vezes não sabemos muito bem que caminho seguir ou até como seguir, surgem muitas dúvidas e preocupações que podem até desanimar você na sua trajetória. Por isso, separamos aqui algumas dicas essenciais, além das técnicas de modelagem, para você que está começando ou pensando em começar a sua carreira na modelagem 3D!

O software que você escolhe é muito importante! Mas também não é tão importante assim…

Não apenas quando você está começando, mas durante toda a sua carreira artística, é sempre muito importante você utilizar o software que mais atende às suas necessidades e que também seja um programa bom, por si só. Ou até mesmo usar diversos softwares dependendo de qual parte do processo de modelagem você está, e isso é bem comum! 

Mas, por outro lado, é muito importante que você desenvolva a sua técnica de modelagem independentemente do software, porque ele pode mudar e ficar ultrapassado. É bem comum você começar usando algum programa gratuito mesmo, depois pagar uma licença própria, ser contratado por uma empresa e mudar para o software que eles usam lá, etc. Seu trabalho não pode ser apegado a um único programa, mas sim se adaptar às circunstâncias do momento.

Mas se você não souber nem por qual software começar, clica AQUI que nós temos algumas recomendações!

Cuidado com a topologia!

Se você ainda está começando, talvez ainda não tenha ouvido falar de topologia na modelagem 3D, mas eu lhe garanto que vai valer muito a pena dedicar um tempo para estudar bem isso! Como já falamos em outra matéria, topologia é a qualidade com a qual descrevemos uma estrutura geométrica, focando em como a geometria é construída para definir uma forma determinada. isso quer dizer que uma malha bem feita vai facilitar muito na hora de distorcer seu modelo, para aplicar a textura, luz, render, etc.

Para você ficar mais por dentro desse assunto, eu sugiro que você comece com nosso texto O que é topologia? =)

Não se aprende nada sozinho!

Procure tutoriais, faça cursos grátis, faça cursos pagos! Quando estamos começando a aprender qualquer coisa, é muito importante que a gente procure profissionais que já atuam na área para nos inspirarmos e para aprender com eles! Conheça métodos e técnicas diferentes para entender melhor como você vai conseguir desenvolver seus próprios métodos de estudo.

Escolha uma área de atuação

Não estou dizendo para você escolher exatamente o que quer trabalhar sem nem ter aprendido a modelar direito e conhecer melhor a área! Durante o seu caminho, vá dando prioridade a aquilo que você acha que vai acrescentar mais ao seu trabalho, mas tudo bem se essas prioridades mudarem ao longo da sua jornada!

É muito legal ser aquela pessoa F O D A que sabe muito de muita coisa, qualquer modelo que precisar fazer vai sair impecável e tudo mais, mas, principalmente se você tiver alguma pressa em entrar nesse mercado de trabalho, foque antes no que for mais necessário no momento.

Conheça pessoas!

Procure pessoas que também estão aprendendo coisas que também são do seu interesse e pessoas que já trabalham aonde você quer chegar! Compartilhar seu processo de aprendizagem com outras pessoas que estão passando pela mesma coisa pode ser uma troca de experiências que pode te animar bastante para aprender mais! Além de que, com isso, você já está começando a conhecer outros futuros profissionais e fazer ali sua rede de contatos!

Se você também tiver a oportunidade de conhecer e trocar experiências com outras pessoas que já estão “mais para frente”, é sempre uma experiência inspiradora e motivadora ver onde os caminhos que você quiser podem te levar!

Não pule etapas

Ir com calma e aprender uma coisa de cada vez também é fundamental! Aprender e desenvolver bem cada técnica básica, para daí seguir e aprender conteúdos mais avançados. Não adianta muita coisa você aprender a fazer uma textura incrível, super realista, ou uma luz e render digna de uma animação da Disney, mas o seu modelo não é lá aquelas coisas, ou a topologia não é bem organizada e o modelo não vai poder ser usado para nada depois… Tudo tem seu tempo certo, vai chegar a hora de você aprender aquela técnica que você sempre sonhou em fazer!

Por fim, mas o mais importante: PRATIQUE! A prática leva a perfeição e criar o hábito de estudo diário é a melhor maneira de evoluir sua técnica!

A imagem destaque dessa matéria é um modelo do Kenan Destanovic! Deem uma passada no Instagram, Behance e ArtStation para conhecer mais do trabalho dele!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Como Ser Fiel a um Concept Art?

A concept art uma das primeiras e mais fundamentais áreas da produção de arte e entretenimento e, como já falamos Ler mais

10 obras incríveis unindo 2D com o 3D

Separamos algumas referências para te mostrar que a união entre o 2D e o 3D pode proporcionar verdadeiras obras de Ler mais

Como Criar a Casa dos Weasley em 3D

O artista brasileiro Rafael Chies trabalhou durante dois meses produzindo um incrível render 3D da casa dos Weasley, chamada “A Ler mais

O que é Topologia?

Vamos começar com um exercício: considere as duas imagens abaixo. As duas têm a mesma forma, certo? Contudo, elas têm Ler mais