Vamos começar com um exercício: considere as duas imagens abaixo. As duas têm a mesma forma, certo? Contudo, elas têm topologias totalmente diferentes. Qual das duas você acha que seria mais fácil de editar no processo de modelagem 3D?
![](https://revospace.com.br/wp-content/uploads/2020/06/topologia-1-1024x713.png)
Pode não ser tão óbvio assim, mas a imagem mais fácil de editar no processo de modelagem 3D é a da esquerda.
Segundo a página da Pixar, malhas bem construídas têm, entre algumas de suas propriedades, a característica de serem constituídas principalmente por Quads (polígonos de quatro lados) e descreverem a forma de maneira eficiente. É através do cuidado com a topologia das malhas que mantemos essas propriedades.
Pensa assim: na construção de uma casa, os cômodos sempre são desenhados para formarem quadrados e retângulos, certo? Pode até ter uns cantos arredondados e tudo mais, mas não existem paredes em zig-zag ou construções muito labirínticas. Por que? Porque dessa forma se otimiza o espaço, é mais fácil instalar os móveis, pendurar objetos nas paredes. Com a topologia, a ideia é a mesma.
Em essência, topologia é a qualidade com a qual descrevemos uma estrutura geométrica, focando em como a geometria é construída para definir uma forma determinada.
Manter uma topologia limpa agrega vários benefícios nas outras áreas do 3D como uv, rigging, textura, animação, luz e render. É aquele tipo de coisa que parece dar um pouco de trabalho no começo, mas que pode poupar um tempo enorme depois (quase como nomear layers do photoshop, se é que vocês me entendem). Dica preciosa pra levar pra vida!
Qual a dica de topologia que você daria pra gente? Vamos conversar nos comentários!