#Estudos

Como Estudar Arte Remotamente com seus Amigos

Pri Sousa
Publicado em
13 de julho de 2020

Estudar com outras pessoas pode se tornar um dilema e pode ser difícil mesmo presencialmente, mas faz uma diferença muito grande no processo de aprendizagem de qualquer nova habilidade. Seja 2D, 3D ou até mesmo design ou criação de histórias, estudar junto pode ser muito recompensador e acelerar muito o seu aprendizado.

Separei algumas dicas pra você que quer começar a estudar com outras pessoas mas não sabe por onde começar. Prepara o bloco de notas e vem comigo:

Encontre pessoas que se interessam pelos mesmos temas que você

Tá, você já sabe que estudar em equipe vai te ajudar, mas é o único desenhista da roda de amigos? Então tá na hora de encontrar outros artistas que também sejam estudantes e que tenham gostos em comum. Vocês não precisam ter o mesmo pensamento sobre tudo, mas é bem importante que tenham algo que aproxime vocês.

Aproveite as redes sociais para encontrar essas pessoas, por exemplo aqui no RevoSpace, ou no instagram da Revo e do Topia e de outros produtores de conteúdo artístico. Que tal mandar um “oi, tudo bem? vamos ser amigos?” Você vai se surpreender com a diversidade da nossa comunidade e com a quantidade de artistas que também querem fazer novas amizades.

Não tenha medo de receber feedbacks

Receber críticas sobre o que você produz não precisa ser sempre frustrante e desanimador. Ter outros estudantes para analisar sua arte é um privilégio que poucos tiveram no início da sua jornada, então vamos encarar de uma outra forma? Repete comigo: receber feedback não é levar pancada. Leia mais uma vez, e outra se for preciso.

Tem muita gente com medo de mostrar seus estudos por causa dessa cultura de que receber crítica é algo ruim, por isso ter um grupo de estudo mais fechado, com pessoas que você confia pode ser uma boa opção pra vencer esse medo.

Aprender a dar feedback para os outros também é importante. Leve em consideração que dar um bom feedback é encontrar os pontos positivos e como melhorá-los. Não adianta de nada dizer para o seu colega um “gostei” ou “achei feio” sem descrever como, na sua opinião, ele pode fazer ficar ainda melhor.

Participem de desafios temáticos

Pode ser um #drawthisinyourstyle, o desafio semanal de um canal que vocês curtem, inktober, mermay, ou as manchinhas do lufe. Entrar em um desafio temático com seus amigos pode ser muito divertido e estimular a criatividade e a imaginação e até mesmo quebrar um bloqueio criativo.

Sabe quando você quer produzir alguma coisa, mas não sabe o quê, nem por onde começar? Esses desafios podem ser a chave que abre a porta da criatividade, e ter outras pessoas com você vai te ajudar a não desistir no primeiro erro, nem no segundo, nem no décimo. O mais importante nesses desafios é superar a si mesmo e se aperfeiçoar mais a cada arte.

Assistam a mesma aula e pratiquem os exercícios

Desde o início da pandemia, milhares de cursos de arte gratuitos e lives choveram nas nossas timelines. Por que não aproveitar para assistir e praticar juntos? No canal do youtube da Revo tivemos a Quarentena de Blender e mais de 30 pessoas acompanharam e estudaram juntos no youtube e no Discord, muitos deles nunca tinham sequer aberto um software 3D!

Compartilhar uma mesma leitura também pode ser um bom exercício. Leiam juntos e pratiquem os exercícios num prazo específico, de uma semana por exemplo, e façam críticas construtivas(lembra lá do feedback?) nas artes uns dos outros. Lembrando que aqui no RevoSpace nós temos cursos gratuitos de 2D e 3D, com várias dicas de leitura também.

Façam um projeto juntos

Você sabe o que é um projeto? Um projeto é a descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado. Alguns estúdios de arte começaram com um grupo de amigos que realizou um projeto na faculdade e a partir daí muitos outros projetos e trabalhos surgiram.

Se o seu grupo já tem um bom relacionamento e vocês conseguem identificar bem os pontos positivos e negativos de cada um, pode ser o momento de fazer o seu primeiro projeto! Vocês podem desenvolver um jogo mobile, uma animação, um livro ilustrado ou uma HQ, com cada etapa e processo bem descrito, com espaço para todos trabalharem naquilo que se identificam e se destacam mais.

É uma excelente oportunidade de dar um upgrade no portfólio, mesmo que você ainda não tenha trabalhado para nenhum estúdio ou produtora.

Agora é hora de colocar em prática!

Anotou tudo aí? Agora é hora de fazer aquela call com os amigos e decidir qual tópico vocês vão fazer primeiro. E não esquece de marcar o @revospace.com.br em todas as lindezas que vão sair do forno daqui pra frente, hein? Se você curtiu as dicas, comenta aqui embaixo e compartilha com todo mundo, e vamos produzir!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Comentários 2

Laylton Sousa

Boa! Isso tem me ajudado bastante a ser mais produtivo nessa quarentena! <3

julho 14, 2020
Messias

Estudar só é péssimo, ter um grupo que possa dar feedback é muito produtivo Grandes mestres pedem feedback entre eles Não importa quão bom vc seja muitas vezes pode passar batido algo que vc não enxergou outros olhares podem te ajudar. Eu vejo uma Evolução enorme em meus Desenhos depois que entrei nos @JAUMS2D.

julho 14, 2020
31 Artistas que Você Precisa Conhecer!

Já conversamos aqui sobre a formação de repertório artístico e acredito que ampliar nosso repertório visual pode ser muito enriquecedor. Ler mais

Dicas para o Inktober – por Paula Marilo

Outubro já está batendo na nossa porta e com ele vem o Inktober! Esse desafio diário de desenhos é o Ler mais

Produzindo Imagens que Contam Histórias

Quem nunca se viu imerso na história que uma imagem provocou em você? Já diz o ditado que “uma imagem Ler mais

Você já fez um Curso Intensivo?

Uma das perguntas que eu mais recebo no atendimento da Revo é “qual curso é o melhor pra mim?”. Por Ler mais