O método mais conhecido para pintar texturas é através de softwares 2D, como photoshop, mas o desenvolvimento de programas de texturização 3D estão facilitando a vida do artista, pois ele permitem texturizar diretamente sobre o modelo 3D, assim como a imagem acima.
THE FOUNDRY MARI
Esse software de textura foi criado por Jack Greasley dentro da Weta Digital (empresa de Efeitos Visuais que fez Avatar, Senhor dos Anéis, Hobbit entre outros) e foi posteriormente vendido para a The Foundry (que já nos presentearam com o Nuke, software de composição digital). O Mari é um software de pintura em um ambiente 3D que te oferece a possibilidade de pintar dentro do contexto tridimensional do seu objeto e não faz com que você tenha que sofrer texturizando seu modelo direto em um mapa UV .
Um dos pontos mais forte do Mari além de sua ótima integração com todos os software 3D, é a possibilidade de usar UDIM’S ou Multi Tiles. O que isso significa? Com ele podemos criar vários tiles para nosso modelo e assim fazer com que as regiões que precisem de mais resolução ocupem um espaço maior do tile ou ocupem mais tiles, e as regiões que necessitam de menos resolução ocupem um espaço menor do tile ou poucos tiles. Outro dos pontos fortes do Mari é que a partir da versão 3.0 podemos mexer no sistema de nodes, o que faz com que tenhamos muito mais controle facilitando o processo, pois podemos combinar funções usadas frequentemente nos nossos Gizmos.
Um dos pontos contra o Mari é que nós precisamos de um hardware consideravelmente bom para poder usá-lo, caso contrário você vai ter um baking bem demorado, o que já ocorre em pc’s com hardwares consideráveis. Para evitar problemas tente usar um Hd SSD em conjunto com uma boa placa de vídeo uma dica de bom custo beneficio é a GTX 970, com ela você consegue trabalhar no Mari tranquilamente, mas como o Mari é um monstro quanto maior o hardware que tivermos maiores serão os mapas que vamos pintar. Quem ta afim de criar uns tiles de 16k? o/
SUBSTANCE PAINTER
É um software de textura incrível, muito utilizado na industria de games. Ele inclui ferramentas de particle painting e procedural texturing que não vemos em muitos outros softwares. Outro ponto interessante é o fato de você poder pintar todos os mapas ao mesmo tempos, isso acontece, pois podemos pintar em múltiplos canais ao mesmo tempo, a mesma pincelada que define a informação de cor pode definir informação de bump e por ai vai. Isso acaba acelerando o processo mas não necessariamente tem que ser uma constante.
Uma das coisas mais interessante nesse software de textura é seu sistema de particle painting. Esse sistema permite que através de um particle brush gerar variação na nossa textura, esse brush pode ter seus parâmetros customizados para mudar o padrão de emissão de partículas.
OBS: Agora vai ficar muito mais fácil criar aqueles desgastes causados pela chuva ou fenômenos naturais.
O único ponto contra o substance painter é que ele ainda não foi bem integrado para ser usado em um workflow de VFX, mas quando isso acontecer este software será muito utilizado na área.