O Blender é uma multiplataforma gratuita, com ferramentas de modelagem 3D, texturização, composição, renderização, animação e edição de vídeo, o que permite que seja usado para outras funções derivadas da modelagem 3D, como animações e desenvolvimento de jogos.
Software livre e Licença Pública Geral
Além de gratuito, o Blender também é um software livre, ou seja, diferente da maioria dos outros programas da área, ele possui uma licença GNU/GNL (General Public Licence). De acordo com o site oficial do Blender, isso permite que o usuário tenha as seguintes possibilidades:
- Você tem o direito de utilizar o programa para qualquer finalidade;
- Você tem o direito de modificar o programa, e ter acesso aos códigos fonte;
- Você tem o direito de copiar e distribuir o programa;
- Você tem o direito de melhorar o programa e liberar as suas próprias versões.
Em contrapartida, o site oficial da plataforma também afirma que toda essa flexibilidade do programa também demanda algumas responsabilidades por parte dos usuários:
- Você deverá prover uma cópia da licença tipo GPL com o programa, de maneira que o recipiente esteja ciente de seus direitos sob esta licença;
- Você deverá incluir o código fonte, ou tornar o código fonte disponível livremente;
- Caso você modifique e distribua a versão modificada, você deverá licenciar as suas modificações sob a licença GPL (ou uma licença compatível);
- Você não pode restringir o licenciamento do programa além dos termos especificados na GPL (você não pode transformar um programa liberado sob a licença GPL em um produto proprietário).
Você pode saber mais sobre a licença GNU/GPL aqui.
Comunidade Blender
A ferramenta foi desenvolvida em 1998 e está em sua versão 2.8.
Também pela fácil acessibilidade do Blender, existe uma grande comunidade de usuários do programa, que organizam fóruns de informação, diversos tutoriais escritos e em vídeos, e troca de técnicas e experiências entre os artistas. Alguns dos sites você pode conferir aqui e no site Blender Artists.
O que eu posso fazer com o Blender?
Softwares livres costumam não estar entre os preferidos pelo público, por uma série de fatores, mas principalmente porque tendem a não terem tantas possibilidades de ferramentas, tanto em programas para 3D, quanto para 2D. O Blender, por outro lado, é um bom concorrente com outras plataformas pagas para modelagem 3D.
O artista polonês Michal Hokiroya gravou todo o processo de algumas de suas modelagens no Blender, desde a modelagem Low Poli até a texturização e colorização, e você pode conferir alguns dos vídeos aqui:
ocê pode acompanhar mais do trabalho de Hokiroya em seu ArtStation e canal no YouTube.
Diversos filmes animados, comerciais, games e séries animadas foram produzidos utilizando o Blender em partes ou inteiramente.
“Elephants Dream”, por exemplo, é um curta-metragem animado produzido com o programa, em 2006, entre outros softwares livres, justamente com a intenção de popularizar o uso desse tipo de programas e também é a primeira animação feita exclusivamente com softwares livres.
E “Big Buck Bunny” é um longa animado, de 2008,criado pela Blender Foundation e foi inteiramente financiada com doações e a pré-venda do DVD. Toda a sua produção foi feita no próprio programa.
Você pode saber mais informações em seu site oficial e nos fóruns dos usuários, que foram linkados acima. Blender está disponível para download gratuito aqui.