#blender #carreira

Porque você deveria aprender Blender?

Giulia Marchi
Publicado em
24 de maio de 2021

A modelagem 3D e as diversas ramificações que partem dela são alguns dos mercados que mais crescem na área de artes e entretenimento! Não é à toa que tantas pessoas por aí estão começando a aprender essas técnicas.

Entre tantos artistas, trabalhos, projetos e softwares entrando em evidência no mundo da modelagem 3D, o Blender é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e muita gente nova conheceu e começou a aprender a modelar por ele!

O que é o Blender?

O Blender é software 3D! Assim como outros softwares que você talvez já conheça, como Photoshop, ZBrush e o Maya, no blender você também consegue criar artes digitais.

Ele foi criado pela Blender Foundation e é um programa de código aberto. E o que isso quer dizer?

Que qualquer pessoa que entende alguma coisa de programação pode baixar o programa e fazer modificações na programação do software, o que faz com que ele esteja sempre melhorando e em constante evolução!

Por que ele ficou tão popular?

Fácil acesso

O BLENDER É GRATUITO, o que já é um grande diferencial se você for ver o preço das licenças de softwares 3D KKKKKKK

Comunidade

Os próprios criadores do software criaram uma comunidade para os usuários possam trocar ideias de melhorias para os diferentes usos do Blender.

Início simplificado

Com milhares de tutoriais online, criar suas primeiras artes no Blender é bem simples!

Em quais áreas ele é usado?

O Blender é um software bem completo, com ferramentas bem desenvolvidas principalmente para as áreas de animação, games, VFX, além de modelagem 3D generalista. Olha algumas artes que o nosso professor Ivan Stephan fez no Blender:

Como posso aprender?

Tem muuuuitos tutoriais gratuitos de Blender no YouTube! No nosso canal temos alguns, mas outros canais como o Blender Guru e o canal oficial do próprio Blender tem vídeos muito legais!

Você pode aproveitar que estamos começando mais uma edição da nossa Quarentena de Blender Edição Cozinha! Os nossos profs Ivan e Maron vão ensinar a fazer esses docinhos maravilhosos e como usar o Blender do zero!

Agora, se você é como eu, artista 2D que passou quase a vida toda investindo em estudos de desenho e pintura, o Blender também pode ser para você! Eu sei que você está pensando em não aprender modelagem 3D porque não quer sentir que "desperdiçou" seu tempo aprendendo desenho para, no final das contas, mudar de área, mas não é isso o que precisa acontecer! Um modelo 3D pode te ajudar bastante a desenvolver os fundamentos de desenhos, visualizar cenas mais complexas e com vários planos, objetos em perspectivas diferentes, simulação de luz e sombra, texturas de materiais diferentes e entender a tridimensionalidade que existe até nas artes 2D!

Instalando o Blender

Acho que o Blender foi um dos softwares mais fáceis e rápidos que já baixei no meu notebook (que não é dos melhores kkk)! Para instalar você só precisa acessar o site do Blender, clicar em “Download” e aí seguir os passos que ele der para a instalação no seu computador!

Agora se a sua preocupação é que seu computador não é dos melhores, os requisitos para rodar o Blender não são altos! Confira aqui:

  • CPU Dual Core 2Ghz (com suporte a sse2)
  • 4GB de memória RAM
  • Placa de vídeo com 1GB de RAM
  • Basicamente, se seu computador tem menos de 10 anos, muito provavelmente ele é compatível com o Blender!

Para ter todas as informações completas sobre o Blender, você pode acessar o próprio site deles AQUI!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Artistas que trabalham com Blender

Thomas Berard Thomas é um artista australiano que faz diversas animações no Blender que são de arrepiar qualquer um de Ler mais

4 passos para abrir seu MEI de artista!

Você, que é artista e está pensando em entrar no mercado de trabalho com certeza já deve ter se perguntado: Ler mais

Iniciando seu Caminho na Modelagem 3D

Iniciar os estudos e uma carreira em qualquer área é uma tarefa desafiadora! Muitas vezes não sabemos muito bem que Ler mais

Como Ser Fiel a um Concept Art?

A concept art uma das primeiras e mais fundamentais áreas da produção de arte e entretenimento e, como já falamos Ler mais