E vamos de assuntos polêmicos essa semana 👀
Talvez você ainda não tenha ouvido o termo “furry”, mas você, com certeza, já viu alguma coisa de furry por aí! O termo “furry” vem do inglês e significa “peludo” surgiu na década de 1980 e, na verdade, se refere ao fandom de pessoas que gostam de criaturas e animais antropomórficos. Mas aqui vamos usar o termo para nomear esses tipos de criaturas, e não o seu fandos, já que é assim que acontece aí pela internet.
Tá, mas oq exatamente é uma criatura antropomórfica?
São características humanas, sejam elas físicas ou na sua personalidade, em animais que não possuem essas características. Ou seja, os clássicos furries são aquelas criaturas que misturam características físicas entre um animal e de um ser humano, mas também são aqueles que apresentam personalidade, hábitos e até habilidades humanas (inteligência, fala, comportamentos, ou até mesmo uma expressão facial mais humanizada), mesmo tendo características físicas apenas de um animal comum.
E essas personagens podem ser qualquer animal e aparecem em qualquer mídia, animações, filmes, quadrinhos, livros, jogos, entre outros. A maioria deles são mamíferos, mas também encontramos todos os outros tipos de animais com algumas dessas características, mas para saber mais sobre isso, você pode conferir direto no nosso Guia de Espécies!
E existe uma comunidade Furry!
A comunidade furry vem crescendo bastante na última década, principalmente dentro da internet, com grupos, comunidades, fóruns, e a facilidade de se compartilhar artes e literatura por aí.
Mas também existem os eventos presenciais (no Brasil, inclusive!), com direito a fantasias, prêmios de cosplay, feiras de venda de artes, artesanatos e outros produtos todos voltados para a comunidade furry. Aqui no Brasil, um dos principais eventos é a Brasil FurFest, em Santos, então você pode dar uma olhadinha lá nas redes sociais deles para saber um pouco mais sobre esses eventos!
Furries na arte
Os lugares em que você mais vai achar personagens furries são justamente em ilustrações, animações, modelos 3D, e em outras áreas de entretenimento visual, não precisa fazer muito esforço!
Mas se você gosta e tem interesse em começar a trabalhar nessa área, se prepare! Assim como todas as outras, você vai precisar de um grande entendimento não apenas dos fundamentos de desenho e anatomia humana, mas também de diversas espécies de animais diferentes e como misturar tudo isso nos seus trabalhos! Mas você também vai encontrar um grande mercado dentro de ilustração, animação, games, etc.
Por isso, aqui vão alguns exemplos clássicos de personagens furry e artistas que trabalham com isso para você conhecer e se inspirar!
A Princesa e o Sapo
Para a sua surpresa, uma grande parte dos filmes da Disney tem personagens que podemos considerar furries!
Irmão Urso
Beastars
A cultura japonesa, com seus jogos, mangás e animes, também é uma grande fonte de Furry, e uma dessas produções é o anime e mangá Beastars.
Porco Rosso
Uma das grande obras do Studio Ghibli é Porco Rosso e o personagem principal, já sabe, né??
Sweet Tooth
O mais novo sucesso da Netflix também entra aqui na nossa lista, por motivos óbvios, né? kkkk
King Fu Panda
Iza Pug Adami
A Iza é a nossa primeira artista aqui e ela trabalha bastante com furry! Ela tem uma pegada diferente do mainstream dos artistas desse gênero, pra mostrar para vocês que ainda podemos ter diversas possibilidades visuais e, ainda por cima, a Iza é brasileira e super acessível! Então corre lá no Instagram e no ArtStation dela pra conhecer mais desse trabalho m a r a v i l h o s o!