O curta de animação Napo foi o único filme da América Latina a ser selecionado para o festival internacional de cinema de Shangai (Shanghai International Movie Festival), considerado pela crítica o Oscar Chinês. O filme, realizado em Curitiba pela Miralumo, produtora associada à Escola de Artes Digitais Revolution, começou a ser desenvolvido em 2015 pelos artistas Gustavo Ribeiro e Thais Peixe.
A história contada é a de Napoleão, um senhor que, doente, se vê obrigado a mudar para a casa da filha. Lá, ele começa a desenvolver uma amizade especial com o neto que, através de desenhos, ajuda o avô a lembrar do próprio passado. Pelo que é possível antecipar pelo trailer, a narrativa vem carregada da emoção de um reencontro familiar — que promete trazer lágrimas aos olhos dos espectadores.
Devido à pandemia, Napo teve sua estreia adiada nos cinemas, mas isso não impediu que fosse aprovado para diversos festivais de cinema, como o Los Angeles Latino International Film Festival e o La Guarimba Film Festival e mais outros treze ao redor do mundo. O trailer foi lançado no sábado, primeiro de agosto, após uma live na qual os produtores deram detalhes de como foi trabalhar no mercado de animação no Brasil.
“Foi difícil, como é de se esperar, porque é difícil fazer filme aqui. Mas muitas coisas boas aconteceram no processo. Conhecemos pessoas, ganhamos amigos e o principal: estamos conseguindo mostrar pro mundo o que os artistas brasileiros são capazes de fazer quando se unem”, afirma o diretor Gustavo Ribeiro.
Napo ainda não tem data de lançamento, mas após a classificação em tantos festivais, a expectativa agora é para o Oscar - dessa vez o americano. Ficamos na torcida!
O trailer de Napo está disponível no YouTube e você pode assistir aqui: