#carreira

Como Posso Chamar a Atenção dos Outros para o meu Trabalho? (e para meu Crowdfunding)

Giana
Publicado em
20 de agosto de 2020

“Essa é uma das perguntas que você deve se fazer sempre e para o resto da sua carreira artística”

Rosalind Davis e Annabel Tilley, do livro Tudo aquilo que você não aprendeu na escola de artes

Inevitavelmente, se você é um artista vai construir uma rede ao seu redor e para a arte que você cria. Manter uma rede de apoio será importante tanto se você for um artista conhecido que já possui uma base estabelecida ou caso você esteja construindo sua comunidade.

Se você vem estudando e está começando a divulgar sua arte ou pensando em iniciar, um primeiro passo provavelmente seja reconhecer-se um artista (e isso vem mais que qualquer coisa do seu processo!). O que é diferente de querer ter mais seguidores e ser um influencer na sua comunidade artística. São objetivos diferentes e você não deve ter vergonha de lançar ao mundo a sua arte! Se tem uma coisa que esse mundo anda precisando é de arte, não é mesmo?

“Você se torna artista através de muito trabalho, determinação e persistência. Só começa a se sentir um artista, quando está presente e envolvido com o seu próprio trabalho, com o trabalho dos outros artistas ao seu redor - muitas vezes colegas seus - e com o mundo mais amplo da arte.”

Do livro: Tudo aquilo que você não aprendeu na escola de artes

Ao se ver e assumir-se um artista e ter mais autonomia de criação, você conseguirá desenvolver sua identidade artística e chamar a atenção para o seu trabalho. Uma coisa é consequência da outra e muitas vezes uma dose de persistência será necessária. A aceitação da sua identidade artística vai gerar afinidade com o que você cria e vai impactar a forma como também se divulga enquanto artista.

Manter uma rede de contatos é tão importante quanto alimentar seu repertório artístico (e já falamos da importância disso por aqui). Sua rede vai te deixar conectado mesmo que sua atividade artística seja isolada no seu home office e/ou ateliê e vai te dar a oportunidade de ter uma comunidade para conversar sobre arte e trocar feedbacks. E você nem precisa esperar a pandemia passar para se conectar a outros artistas, considerando redes como o Discord (temos dois servidores lá: Topia Art Experience e Artistas Revolucionárias). Estabelecer relacionamentos com outros artistas também fará que você tenha companhia para ir a eventos, sejam culturais ou de formação e ter parceiros para pensar em projetos.

“Uma carreira artística é algo que se constrói aos poucos - relacionando-se com as pessoas, criando redes de contatos e promovendo sua imagem. É responsabilidade sua e você tem condições de cuidar disso!”

Do livro: Tudo aquilo que você não aprendeu na escola de artes

Você pode pensar em inúmeras formas de interação com a sua rede. Desde um blog com textos mais longos sobre suas inspirações e processos até a criação de um mailing para que seus seguidores saibam as coisas que você faz. Muitos artistas também fazem parcerias pelo Instagram. Gere um conteúdo que você gostaria de ter acesso!

Interaja com outros artistas! Sabe aquele tempo que a gente fica passando o feed sem fazer nada? Que tal ter alguns minutos diários ou semanais para explorar novos artistas que você ainda não conhece? Frequente eventos culturais em geral e na sua área específica. Tenha em mãos um cartão de visita. E não esqueça de ser você mesmo. A forma como você cria relações impacta toda a comunidade artística!

E se você pensa em lançar uma campanha de financiamento coletivo é altamente recomendável se preocupar com a sua rede antecipadamente. Ela será fundamental para que seu crowdfunding seja viabilizado. Manter contato regularmente vai estabelecer relacionamento com o seu público. Você pode ir compartilhando spoilers do seu futuro projeto, um save the date, além de um pouco do seu processo criativo. Que tal também lançar uma enquete para ajudar na escolha das recompensas?

“Os colaboradores de um projeto apoiam por diferentes motivos: por ser amigo do realizador, por já conhecer e acreditar no projeto ou até mesmo por ser simpatizante da causa. Por isso, é importante que você liste e entenda os interesses dessas pessoas e quem elas são, pois assim você consegue definir melhor as recompensas que vão atrair o seu público, para então desenhar estratégias de comunicação mais eficientes.”

Benfeitoria

Mapeie seu público enquanto se prepara para a sua campanha. Plataformas como o Catarse e a Benfeitoria tem ferramentas gratuitas para te ajudar nisso e com muitas perguntas norteadoras em todo o processo de elaborar seu projeto. Isso será bem importante para saber como se comunicar com eles e como pensar estratégias e características que atendam à sua comunidade e te permitam tirar seu projeto da gaveta.

Outra possibilidade é traçar um EcoMapa, uma ferramenta muito utilizada no terceiro setor e na área da saúde. Esse planejamento permite que você possa visualizar as suas conexões. Você terá um mapeamento de instituições, grupos e pessoas e seus graus de afinidade e força.

Faça uma lista das estratégias além do online que você poderá usar para lançar sua campanha ou enquanto ela estiver no ar. O Catarse tem um ebook só para esse mapeamento e entre outras coisas, sugere: marcar um almoço de família para o lançamento da campanha, fazer uma pesquisa para entender que tipo de recompensa poderia engajá-los, mapeamento de artistas semelhantes, influenciadores, blogs relacionados…

E você, tem conseguido estabelecer ou manter seu networking conectado a sua arte?
Tem mais alguma coisa que você faz para divulgar seus projetos pessoais?

A arte em destaque da matéria é uma obra da ilustradora canadense Maxine Vee - conheça mais do trabalho dela AQUI!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Como Desafios Diários de Desenho Ajudam Você a ter Mais Engajamento e Criar um Público na Internet?

Mesmo que você tenha acabado de começar a desenhar para valer, muito provavelmente já ouviu falar de Inktober, Mermay, ou Ler mais

Fale como um artista! - Dicas para você falar da sua arte

A arte não é só mais uma tarefa que você precisa cumprir na sua rotina. É algo valioso a zelar Ler mais

Como anda sua relação com as redes sociais?

Relacionamento é uma via de mão dupla, onde as duas pessoas se envolvem dando e recebendo algo. Pelo menos é Ler mais

Como NÃO Explicar seu Trabalho para os Seus Pais

Um dilema que quase todos os artistas visuais passam pelo menos uma vez na vida! 1. Descobri que não preciso Ler mais