Se você estranhou esse título, calma meu amigo artista. Neste texto de hoje vamos dar dicas para escritores e qualquer pessoa com uma boa ideia e que queira contratar você, artista! Por falar nisso, conta aqui nos comentários se você já teve dificuldades ao ser contratado para ilustrar um livro e quem sabe não sai uma parte 2 com sugestões de vocês...
Quando queria escolher uma ilustradora para o meu livro de poesias, um dos meus critérios de seleção eram artistas que incluíssem textos nas artes. Mas, como ainda tinha uma margem de segurança de alguns meses até lançar a campanha de financiamento coletivo, fui com calma até achar uma arte que me tocasse. Um dia, logo que comecei na Revo, fui tomar um café no Dente de Leão. A fachada deles possui uma arte da Carina Flores. Quando vi, na hora já gostei e quando pesquisei as redes sociais dela, na hora soube que era ela, o que foi confirmado quando marcamos um primeiro café. Foi bem especial para mim e para ela, já que foi o último trabalho que ela fez durante a gestação do seu primeiro filho.
Compartilho aqui um pouco do que aprendi nesse processo e pretendo manter para os meus próximos livros.
Esteja atento com seu processo criativo.
Isso quer dizer que você precisa estar presente com a sua arte. Não tenha pressa, a não ser que você tenha um prazo bem apertado...
Busque referências.
Explore perfis e imagens no Instagram, Pinterest, etc. Há ilustradores trabalhando com muitas linguagens e materiais diferentes, o que resulta em infinitas possibilidades.
Defina claramente o que você espera.
Prefere uma ilustração realista ou algo mais metafórico? Gosta de efeito de aquarela? Arte tradicional, digital ou algo que misture essas duas formas?
Monte um briefing/diário.
Ter um briefing vai te ajudar a manter os pés no chão e não se perder no meio de tantas possibilidades.
Busque um profissional que se alinhe com a sua criação.
Vai por mim, você pode encontrar muitos trabalhos e artistas incríveis, mas que não necessariamente vão dialogar com a sua ideia. Se for preciso, liste palavras-chave ou valores que são importantes para você.
Procure um profissional nos lugares certos.
Embora o Pinterest tenha ótimas imagens, dê preferência para sites de portfólio para encontrar profissionais, como Artstation ou até mesmo Linkedin.
Planeje o cronograma.
Dependendo do que você quer pode levar um pouco mais de tempo para a entrega (a dica sempre é jogar mais prazo em todas as etapas do seu projeto editorial para você trabalhar com mais segurança).
Que outras dicas você daria para quem precisa encontrar um ilustrador ou artista digital?