#animação #animação brasileira

10 Estúdios de Animação Brasileiros que Você Precisa Conhecer!

Giulia Marchi
Publicado em
01 de junho de 2020

Todos nós crescemos vendo filmes e séries animadas na televisão e no cinema, e ainda hoje continuamos cercados de animações, seja em séries animadas, longas e curtas metragens, comerciais, entre tantos outros exemplos.

Mas infelizmente, muitas vezes, não sabemos muito sobre aquelas imagens. De onde elas vem? Quem fez? E por não sabermos essas respostas, acabamos imaginando que tudo isso é feito pelos grandes estúdios, como Walt Disney, Pixar e Dream Works. Mas isso não acontece apenas lá! Existem dezenas de estúdios de animação brasileiros, espalhados pelo país todo e com trabalhos incríveis, que você talvez já tenha visto.

Por isso, hoje iremos apresentar 10 estúdios brasileiros de animação para você conhecer e ficar por dentro do que é produzido aqui, no nosso país.

1- COPA STUDIO

O Copa Studio é um estúdio de animação com sede na cidade do Rio de Janeiro. Ativo a mais de 10 anos, o estúdio trabalha com animação 2D, trabalha em parceria com grandes produtoras, como Cartoon Network, Fox, Discovery Kids, Globo e Hasbro. Também é vencedora do prêmio Quirino de Melhor Animação, pelo desenho animado Irmão do Jorel.

Entre as animações do estúdio, três se destacam pelo retorno positivo que tiveram: Tromba Trem, Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas e Irmão do Jorel.

2- COMBO ESTÚDIO

Atuante no mercado de animação desde 2014, o Combo Estúdio trabalha com animações 2D, ilustrações (incluindo todas as etapas de produção), séries animadas, vídeo clipes, vinhetas, comerciais e desenvolvimento de aplicativos e jogos.

O estúdio já trabalhou em parceria com diversas empresas grandes como Disney, Universal e Som Livre. Ele também é responsável pela produção da animação Super Drags, para a Netflix. Além de serem responsáveis pela primeira youtuber 100% animada, a Any Malu (do “O (Sur)real Mundo de Any Malu”), para o Cartoon Network.

3- FISH FILMS

A Fish Films é uma produtora de filmes animados com sede em Curitiba – PR, mas mais do que isso, eles também se consideram uma produtora de ideias. Trabalham com a produção de filmes longas e curtas de animação e live action, séries, documentários, e livros. Em seu site oficial eles dizem:

“nós somos criadores. de mundos, de vidas, de narrativas, de magia. onze pessoas completamente diferentes mas com o mesmo sonho: contar histórias que façam a vida ser um pouco menos incompreensível. é sério, sim, difícil também, mas fazemos sobrar bastante espaço pra zoeira nossa de cada dia, o que inclui guerrinhas de nerf, sessões de troca de memes e corridas com cadeiras de rodinha.”

Seu primeiro curta metragem animado, Napo, está participando como finalista de 9 festivais de cinema internacionais, mas também será exibido em mais de 100 outros eventos ao redor do mundo! O curta foi um grande desafio técnico, com uma qualidade bastante alta de simulação de cabelos e tecidos e contou, além da equipe de produção da Fish, com um time de animadores que trabalharam em diversas produções de grandes estúdios!

4- SPLIT STUDIO

Aberto em 2010, a Split Studio reúne artistas da animação trabalhando em diversos projetos para a TV, cinema, internet e games. Já trabalharam para empresas como Cartoon Network, Nickelodeon, Globo, Maurício de Sousa Produções, entre outras.

A Split tem sede na cidade de São Paulo-SP e foi a responsável pela produção da terceira temporada da série animada de Sítio do Pica-Pau Amarelo e da série de TV da Turma da Mônica, em 2017.

5- LIGHTSTAR STUDIOS

A LightStar Studios é um estúdio de animação brasileiro, internacionalmente reconhecido, com sede na cidade de Santos-SP. Atuante no mercado a mais de 10 anos, já participou da produção de diversos filmes que foram nomeados para prêmios importantes, como o Emmy Awards Kids, em 2017, e duas nomeações ao Oscar de melhor animação, em 2010 e 2012.

O estúdio trabalha animação e ilustração 2D e 3D, na produção de filmes, séries de televisão, comerciais, roteiro, storyboard, design e publicidade.

Entre os principais participações em projetos estão: “Tigrão – O Filme”, “A Pequena Sereia II”, “Rio 2096: Uma História de Amor e Fúria” (vencedor do Annecy Crystal Award), “SOS Fada Manu” (indicado as Emmy Awards), “O Segredo dos Kells” (indicado ao Oscar de melhor animação) e “Chico e Rita” (também indicado ao Oscar de melhor animação).

6- 2LAB

A 2Lab Studio é uma empresa produtora de conteúdo audiovisual e estúdio de animação. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, eles trabalham com elaboração de projetos audiovisuais, produção e revisão de roteiros, storyboard, animação, concept de personagens e cenários para animações e edições finais.

Entre seus principais trabalhos estão os clipes animados das músicas “Aquarela” e “Bicicleta” e o curta “Amigãozão” de Toquinho.

7- 44 TOONS

Empresa dedicada exclusivamente a produção de filmes, curtas e games, a 44 Toons atua no mercado de entretenimento a mais de 10 anos e tem sede no bairro de Sumarezinho, na capital paulista.

Entre os principais trabalhos do estúdio estão “Lasanha Assassina”, “Super Herói Fora de Série”, “Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma” e “Nilba e os Desastronautas”, em cartaz na TV Rá Tim Bum.

8- ZOMBIE STUDIO

A Zombie Studio é um estúdio de animação 3D especializado na criação de personagens, seguindo uma ilnha realista mas ainda estilizada, com grande preocupação na riqueza de detalhes de suas personagens.

Entre os principais trabalhos do estúdio estão “The Fall” para o Hospital of Love, “Gears” para a Ford e “Dream” para a WCFF.

9- SUPER TOONS

Fundado em 2008 pelos empresários Dario Bentancour Sena e Elizabeth Mendes Bentancour Sena, A Super Toons é um estúdio de animação que já produziu mais de 400 curtas animados, além de clipes, vinhetas e séries animadas. A empresa tem sedes nas cidades de São Paulo, onde começou o estúdio, e também na cidade do Rio de Janeiro.

A Super Toons é responsável pela série animada de Carrossel e Turma da Mônica, trabalhando também para grandes empresas como Disney Channel, Disney Junior, Maurício de Sousa Produções, SBT, entre outras.

10 – START ANIMA

A Start Anima é um estúdio de animação paulista que atua no mercado a mais de 50 anos! Foi responsável por mais de 2000 produções, entre filmes de longa metragem, séries animadas e comerciais.

Entre os principais projetos estão os longas “O Grilo Feliz” e “Lino”. A série “Buzzu na Escola Intergaláctica” e comerciais para a Kellogg´s, Colgate, Danone, Lacta, Jhonson & Jhonson, entre outras empresas, também fazem parte do repertório do estúdio.

BÔNUS!

Quer conhecer mais estúdios de animação brasileiros? Segue mais alguns que vale a pena conhecer!

E mais! O usuário do Facebook, César Barbosa, fez uma lista com diversos estúdios de animação em quase todos os estados brasileiros! Quer conhecer mais sobre eles? Veja AQUI. (Obrigada César ❤).

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Comment 1

Avatar
thaispeixe

Fish Films <3

junho 1, 2020
Um Dia na Vida de um Animador do Studio Laika

Nesse vídeo, do canal Academy Originals, acompanhamos a rotina de trabalho do animador do Estúdio Laika, Daniel Alderson, que já Ler mais

Assista Hair Love – O Curta Sobre Cabelos Crespos e Aceitação

O curta metragem animado Hair Love é uma das obras recentes que mais fez meu coração derreter de amor! O Ler mais

Número de Filmes Dirigidos Por Mulheres no Top 100 em 2019 é o Maior da História!

Podemos dizer que o ano de 2019 foi recorde em filmes dirigidos por mulheres no top 100 filmes de maior Ler mais

In My Heart – A Semente foi Plantada

Saiu ontem, 24 de setembro, o vídeo oficial da música In My Heart, de Ron Artis II. O vídeo é Ler mais