Listamos alguns motivos para você incluir a pesquisa por outras expressões de arte na sua rotina. Ah, por falar nesse assunto, um tempo atrás aqui no Revo Space também escrevi um texto com muitos artistas que eu curto, de várias linguagens artísticas se acaso você quiser se inspirar.
1. Você amplia o círculo da sua comunidade artística.
A jornada de profissionalização, busca por um estilo autoral e sustentabilidade de um artista nunca é uma tarefa fácil, seja da arte digital, tradicional ou qualquer outra como música, cinema, literatura, dança, teatro e por aí vai. Que tal apoiar um artista de uma área diferente da sua?
2. Você alimenta a sua criatividade.
Pode parecer um papo meio clichê e todo artista já cansou de ouvir isso. Mas, devemos aceitar que a criatividade está sempre em movimento e precisa ser exercitada. Isso também vai ser muito importante quando estiver naquele temido momento de bloqueio criativo.
3. Ter contato com outras linguagens pode ser uma oportunidade de estudo.
Todo artista é um observador. Quando você cria é porque algo reverberou dentro de você em algum momento. Esteja atento!
E se sua arte tivesse uma sonoridade, como seria? E se ao contrário, você criasse a partir do que uma música te toca? Já reparou em como a iluminação cênica pode potencializar uma cena, um personagem ou bailarino?
Observar pessoas, ler livros, ver como o design de personagem é implementado de verdade (e com sucesso), em filmes, jogos e no teatro. Se você entende de onde vêm muito dos clichês de personagens, você consegue quebrar esses clichês e remodelá-los para que eles funcionem melhor na história que você quer contar.
- Even Amundsen falando sobre quais práticas devem ser exercitadas todos os dias por um designer de personagens
4. Você amplia a sua linguagem (e nem falo só da verbal).
Se conectar com outras linguagens artísticas pode ser uma oportunidade incrível para desenvolver vários níveis de percepção: auditiva, sensorial, estética...
5. Você faz networking!
Cada vez mais o universo das artes tem se tornado híbrido, incorporando várias expressões artísticas em um projeto. O networking com outras comunidades artísticas pode ser enriquecedor em vários aspectos para todos os envolvidos.
6. Você pode (e provavelmente vai!) se surpreender!
Descobrir coisas novas vai te impactar enquanto artista, e, principalmente enquanto pessoa. Um artista nunca deve perder o encantamento diante da arte!
A arte destaque dessa matéria é um modelo da Ana Coelho, conheça mais do trabalho dela em seu ArtStation e Instagram!