Perca o medo de falar com os outros (e com a câmera)

Aprenda a dominar a sua timidez e melhore a sua comunicação

Gabriela
Publicado em
27 de agosto de 2020

Se tem uma coisa que pode atrapalhar muito os artistas é a dificuldade de comunicação.

Você tem vergonha de conversar com os artistas que você gosta? Tem dificuldade de mandar seu portfólio para empresas nas quais você acha que já está pronto pra trabalhar? A ideia de falar em público te faz suar e revira seu estômago?

Conversamos com a ilustradora Bianca Nazari que é reconhecida por sua facilidade de falar com as pessoas (e com a câmera) e ela deu sete dicas de como se comunicar melhor e começar a se soltar na hora de falar com as pessoas. 

Assista à live Comunicação também é uma forma de arte

1. Para aprender, você precisa praticar!

como-melhorar-sua-comunicação-melhore-confiança

Assim como você precisa treinar para melhorar sua arte, você também precisa treinar para melhorar a sua comunicação! A primeira dica é que você procure praticar sempre que possível, seja na frente do espelho ou mesmo mandando áudios ao invés de textos no whatsapp ou telegram (o importante é praticar). 

Se você não consegue ligar pra pizzaria pra fazer um pedido, qual a chance de você conseguir falar em público? Comece com práticas simples, melhorando sua habilidade de conversar no dia a dia.

Caso se sinta confiante, você pode começar a trocar áudios com seus amigos ao invés de apenas trocar apenas mensagens de texto. Pode parecer bobo, mas se você se acostuma a falar, você fica melhor nisso! 

Para conversar informalmente, os canais de voz do Discord também são um ótimo lugar para praticar. No servidor da Revo tem vários artistas legais que vão curtir trocar uma ideia sobre vários assuntos.

Se conversas informais não te assustam mais e o que você quer é perder o medo da câmera, lembre de não ficar se cobrando para acertar tudo de primeira! Se for fazer stories, por exemplo, escreva roteiros, mesmo que sejam pequenos. Eles vão te ajudar a se concentrar na informação que quer passar. 

Você não precisa mudar a sua personalidade só porque está na frente da câmera, mas ao mesmo tempo precisa demonstrar confiança no que está fazendo, certo? Tente equilibrar isso! Você pode testar suas habilidade publicando vídeos só para os seus melhores amigos no instagram e, quando sentir que já está acostumado, permitir a visualização para todos os seguidores.

2. A síndrome do impostor é real, mas você pode vencê-la para se comunicar melhor

como-melhorar-sua-comunicação-medo-de-público

Se a síndrome do impostor for uma questão para você, muitas vezes você acha que algo que fez está pior do que realmente está, que você não é a melhor pessoa para falar sobre um assunto que gosta, que alguém faria esse trabalho muito melhor…

A hora perfeita pra fazer qualquer coisa dificilmente chega. 

Estamos sempre aprendendo, melhorando, aperfeiçoando. Se estiver com muita insegurança para gravar um vídeo ou começar uma conversa, ensaie, regrave, crie familiaridade com o processo.

Tudo bem se sua língua enrolar quando você for falar com aquela artista. Tudo bem ter que gravar um vídeo quinze vezes. Você não precisa acertar de primeira. No futuro, você vai pensar nesses momentos e ver o quanto progrediu e melhorou e o quanto ainda pode evoluir.

A dica primordial aqui: tente dar o seu melhor naquele momento, mas não perca uma oportunidade porque não sente que está pronto. 

3. Tente não se comparar com os outros

Na maioria das vezes é MUITO difícil lidar com toda essa cobrança interna… Mas procure sempre tentar olhar a situação de cima, como se você fosse um espectador e não o protagonista da sua própria história.

Evite comparações irreais! Usar pessoas de referência para você conseguir solucionar certas situações é importantíssimo e maravilhoso, mas muito cuidado para não se comparar demais e de forma injusta.

Muitas vezes a pessoa com que você está se comparando e que está fazendo com que você se sinta mal já está fazendo isso a bastante tempo. 
Então, se você está começando, tenha paciência com você mesmo. Logo você vai estar dominando mais as técnicas de comunicação!

como-melhorar-sua-comunicação-tenha-paciência

4 . Para que sua comunicação seja mais eficiente, lembre de que também são pessoas do outro lado

Artistas que você idolatra também são seres humanos. Às vezes parece que não hahaha mas é verdade!

Mesmo artistas muito famosos são de carne e osso. Assim como você, eles têm dias bons e ruins. Têm problemas, como todo mundo. E eles também ficam nervosos ou tímidos em certas ocasiões. Isso vale pra qualquer pessoa.

Quando encontrar um artista pessoalmente e quiser conversar com ele, seja o mais educado o possível. Muitas pessoas podem se assustar, se sentir incomodados ou até assediados, ainda mais se não for em uma situação na qual ele não estava esperando esse encontro. 

Por mais que você esteja empolgado, avalie primeiro a abertura que a pessoa te dá antes de sair gritando e abraçando, ok?

5. Se você tiver “jeitinho”, não vai incomodar

Você não fala com os outros e evita se comunicar, por mais que queira, porque tem medo de estar incomodando?

Seja na vida real ou na internet, se você se aproximar com cuidado as chances que você tem de o contato dar certo são maiores! E é claro que tem situações onde você não precisa se preocupar tanto com a formalidade da coisa.

Se você está em um evento, por exemplo, onde o artista já sabe que terá um contato maior com pessoas, dificilmente você estará incomodando. O artista já está preparado pra essa situação. Mas também não ocupe todo o tempo dele e não fique indo atrás dele o tempo todo.

Em uma feira como a CCXP, provavelmente ele pagou pra vender seus produtos lá, então leve isso consideração na hora de iniciar uma conversa e não monopolize o espaço.

Mesmo em evento menores e mais exclusivos, como o Topia, não consuma 100% da atenção de um artista, outras pessoas também podem querer conversar com ele. Além disso, você pode aproveitar seu tempo no evento para conhecer novos artistas e fazer novos contatos.

como-melhorar-sua-comunicação-em-eventos

6. Não hesite em buscar ajuda profissional para melhorar sua comunicação

Não existe nenhum problema em procurar um fonoaudiólogo, buscar um terapeuta ou fazer um curso de oratória. Tudo que pode te ajudar a se comunicar melhor é válido.

Sério! Um especialista pode te dar muito mais segurança em certos momentos que você precise falar para um grande público ou gravar algo. 

Uma fonoaudióloga ou um orador vão te ajudar muito com a sua dicção e também vão te ensinar a evitar certos vícios de linguagem que às vezes você nem percebe que tem.
A terapia vai te ajudar não só com questões de timidez e comunicação, mas também com sua auto cobrança, síndrome do impostor e outras questões da sua vida que podem impactar na sua dificuldade de falar com outras pessoas.

como-melhorar-sua-comunicação-ajuda-profissional

7. Fato: mesmo quando você melhorar sua comunicação, você ainda vai ficar nervoso!

Se você acha que o nervosismo passa algum dia, sinto dizer que não é assim.

Ficar nervoso faz parte do ser humano, é uma reação natural (são nossas emoções) que nosso cérebro gera em diversas ocasiões.

Naturalize esse sentimento. É algo que você tem que aprender a controlar e não erradicar.


Esse foi só um gostinho de tudo que foi falado na live com a Bianca Nazari, então vale muito a pena assistir a live sobre comunicação na íntegra!

Lembre: comunicação é uma técnica que você pode aprender. Não tem nada que te impede de estudar, evoluir e virar um mestre na comunicação 😁

LEIA TAMBÉM: Como Posso Chamar a Atenção dos Outros para o meu Trabalho? (e para meu Crowdfunding)

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Toon Boom, o software para contadores de histórias 2D

Toon Boom Animation é um software capaz de desenvolver animação e storyboard para filmes, programas de tv, jogos, aplicativos, e Ler mais

Engines para o Desenvolvimento de Jogos

Não é segredo que o número de produções independentes*, não apenas no universo dos games, têm crescido muito nos últimos Ler mais

Livros Recomendados por César Rosolino e Mike Azevedo

Se você acompanha as atividades da Escola R.evolution em qualquer rede social, já deve ter ficado sabendo do nosso workshop Ler mais

Afinal, o que é Humanização de Personagens?

Já ouviu falar em humanização de personagens? Todos nós conhecemos e adoramos dezenas de personagens que são animais ou objetos, Ler mais