Se você acompanha nós aqui na Revo, deve ter visto que recebemos, a algum tempinho, a tablet Kamvas 16 Pro, da Huion e estamos prontos para contar para vocês todos os detalhes sobre ela e como foi a experiência do Rayner Alencar, que trabalha na nossa produtora, a Fish Films, usando essa tablet!
A Huion é uma empresa de tecnologia que chegou ao brasil a poucos meses e que desenvolve tablets, mesas digitalizadoras, entre outros equipamentos voltados para artes digitais. A Kamvas 16 Pro é uma tablet display (aquelas em que você desenha direto na tela) e no nosso primeiro vídeo, em que recebemos essa e outra tablet, mostramos alguns detalhes técnicos dela.
Já entre as primeiras impressões, é que a tablet e a caneta são equipamentos mais leves do que o comum, mas também sem dar a impressão de que são descartáveis ou pouco resistentes.
Além da própria tablet e da caneta, também estão inclusas pontas reservas para a caneta, um apoio ajustável para a tablet, um paninho especial para a limpeza da tela, uma luvinha (daquelas que prendem no pulso e cobrem apenas os dedos anelar e mindinho, bem de artista profissional mesmo), um cabo com entrada USB-C (cabo que transmite som, áudio e energia) para a tablet e saídas HDMI, USB e uma saída de energia e, por fim, um cabo transformador com a tomada adaptável.
A tablet tem a tela de 15,6 polegadas, que é, mais ou menos, o tamanho de um notebook médio, mas a Huion também tem o mesmo modelo em tamanhos maiores e menores do que este, tem 11,5mm de espessura e pesa 1,2 Kg (mais fina e mais leve do que um notebook médio).
Mas agora, COMO ELA FUNCIONA?!
Se você já nos acompanha no YouTube, Podcast, e nas nossas redes sociais, com certeza já conhece o Rayner Alencar! Ele é ilustrador, character designer e trabalha na Fish films, a produtora de animação que funciona aqui na Revo! Desde que recebemos a 16 Pro, em fevereiro, O Rayner tem usado ela para seus trabalhos da produtora, e um dos nosso vídeos da semana é ele contando como tem sido a experiência dele. Como a Huion chegou ao Brasil a poucos meses, essa foi a primeira experiencia que ele teve com algum equipamento da marca.
Para ele, o tamanho de 16 polegadas (apx.) é o ideal. Ele é um tamanho grande, com uma área de desenho muito boa, mas que ainda tem uma portabilidade fácil, já que ele transita bastante entre a produtora e sua casa com ela (ou, pelo menos, transitava, antes da quarentena rsrs), que pode caber em mochilas e bolsas também, além de ser um equipamento leve, que também facilita o transporte e a mobilidade com ele.
O apoio ajustável também é bastante seguro, uma tira de borracha impede que a tablet deslize por ele, além das duas abas e três lugares para enxai, que você pode ajustar às suas necessidades e ao seu ambiente de trabalho.
A instalação do software é bastante simples, feita pelo site a Huion, baixando o driver e instalando no seu computador ou notebook, e a tablet já funciona! Todas as recomendações específicas da instalação vêm no manual que acompanha a tablet. A calibragem da caneta que vem da fábrica já é boa, mas ele aponta que, dependendo da maneira como você costuma segurar a caneta para desenhar, é melhor fazer algumas alterações, mas que também são bastante simples de se fazer.
Outro detalhe bastante importante é que ela esquenta muito pouco durante o uso! Se você já trabalha com um equipamento mais profissional, deve ter percebido que uma boa parte das tablets esquentam bastante com o uso, principalmente durante o verão aqui no Brasil. Rayner conta que já trabalhou com outras tablets que esquentavam tanto durante o verão que ele mal conseguia trabalhar direito. Lembrando também que isso é um problema bastante comum em eletrônicos e que pode até estragar a parte elétrica do equipamento, se for usado sem cuidado.
Uma das maiores vantagens da 16 Pro é ser uma tablet display, aquelas que você desenha direto na tela! Esse tipo de equipamento tem uma similaridade muito grande com o desenho tradicional e pode facilitar bastante na precisão do traço, na adaptação ao desenho digital, trabalhando de uma forma muito mais rápida e eficiente. Se para você, assim como para o Rayner, tempo é algo importante, esse tipo de equipamento pode ser o mais adequado ao seu trabalho. A precisão e a firmeza que a 16 Pro tem é ideal para quem trabalha muito, por exemplo, com a ferramenta de laço.
Para o Rayner, uma coisa que ainda pode ser melhorada e que, quando você estiver usando esse modelo deve prestar mais atenção é à COR. Como alguém que trabalha com artes para diversos fins, animação, impressão, passando os trabalhos para outros artistas etc. ele precisa que as cores estejam perfeitamente balanceadas e tem usado duas as telas (da tablet e do notebook), para sempre poder chegar a cor. Não há uma discrepância muito grande, mas a checagem vêm como uma precaução.
O custo benefício dela é um dos melhores do mercado e ele considera uma das melhores opções para quem está começando a trabalhar com tablets display agora e não tem um poder aquisitivo para comprar os itens mais caros desse mercado.
Por último, a resistência desse tipo de equipamento é um detalhe muito importante, mas você vai ter que assistir o nosso vídeo para descobrir rsrs
Comentários 2
Recentemente adquiri uma pen tablet da Huion (modelo HS611) e tô achando fantástica! Às vezes a gente acha que só a Wacom é a boazuda; e ela é mesmo, mas não é a única. Eu recomendo demais a Huion pelo custo-benefício, é uma marca que merece mais biscoitos haha
Obrigado pela informação!
Em relação à mesa digitalizadora, tenho o 12" modelo XPPen Artist 12 Pro ( https://www.xp-pen.pt/product/697.html ) e é porreira.
Acho é que depende dos teus objectivos. Se for para coisas mas exigentes, além de maior, se calhar já convém uma 15.6" Huion Kamvas 16 Pro.