#Huion #Kamvas 16 pro

Review da Tablet Huion KAMVAS 16 PRO

Giulia Marchi
Publicado em
19 de junho de 2020

Se você acompanha nós aqui na Revo, deve ter visto que recebemos, a algum tempinho, a tablet Kamvas 16 Pro, da Huion e estamos prontos para contar para vocês todos os detalhes sobre ela e como foi a experiência do Rayner Alencar, que trabalha na nossa produtora, a Fish Films, usando essa tablet!

A Huion é uma empresa de tecnologia que chegou ao brasil a poucos meses e que desenvolve tablets, mesas digitalizadoras, entre outros equipamentos voltados para artes digitais. A Kamvas 16 Pro é uma tablet display (aquelas em que você desenha direto na tela) e no nosso primeiro vídeo, em que recebemos essa e outra tablet, mostramos alguns detalhes técnicos dela.
Já entre as primeiras impressões, é que a tablet e a caneta são equipamentos mais leves do que o comum, mas também sem dar a impressão de que são descartáveis ou pouco resistentes.

Além da própria tablet e da caneta, também estão inclusas pontas reservas para a caneta, um apoio ajustável para a tablet, um paninho especial para a limpeza da tela, uma luvinha (daquelas que prendem no pulso e cobrem apenas os dedos anelar e mindinho, bem de artista profissional mesmo), um cabo com entrada USB-C (cabo que transmite som, áudio e energia) para a tablet e saídas HDMI, USB e uma saída de energia e, por fim, um cabo transformador com a tomada adaptável.

A tablet tem a tela de 15,6 polegadas, que é, mais ou menos, o tamanho de um notebook médio, mas a Huion também tem o mesmo modelo em tamanhos maiores e menores do que este, tem 11,5mm de espessura e pesa 1,2 Kg (mais fina e mais leve do que um notebook médio).

Mas agora, COMO ELA FUNCIONA?!

Se você já nos acompanha no YouTube, Podcast, e nas nossas redes sociais, com certeza já conhece o Rayner Alencar! Ele é ilustrador, character designer e trabalha na Fish films, a produtora de animação que funciona aqui na Revo! Desde que recebemos a 16 Pro, em fevereiro, O Rayner tem usado ela para seus trabalhos da produtora, e um dos nosso vídeos da semana é ele contando como tem sido a experiência dele. Como a Huion chegou ao Brasil a poucos meses, essa foi a primeira experiencia que ele teve com algum equipamento da marca.
Para ele, o tamanho de 16 polegadas (apx.) é o ideal. Ele é um tamanho grande, com uma área de desenho muito boa, mas que ainda tem uma portabilidade fácil, já que ele transita bastante entre a produtora e sua casa com ela (ou, pelo menos, transitava, antes da quarentena rsrs), que pode caber em mochilas e bolsas também, além de ser um equipamento leve, que também facilita o transporte e a mobilidade com ele.

O apoio ajustável também é bastante seguro, uma tira de borracha impede que a tablet deslize por ele, além das duas abas e três lugares para enxai, que você pode ajustar às suas necessidades e ao seu ambiente de trabalho.

A instalação do software é bastante simples, feita pelo site a Huion, baixando o driver e instalando no seu computador ou notebook, e a tablet já funciona! Todas as recomendações específicas da instalação vêm no manual que acompanha a tablet. A calibragem da caneta que vem da fábrica já é boa, mas ele aponta que, dependendo da maneira como você costuma segurar a caneta para desenhar, é melhor fazer algumas alterações, mas que também são bastante simples de se fazer.

Outro detalhe bastante importante é que ela esquenta muito pouco durante o uso! Se você já trabalha com um equipamento mais profissional, deve ter percebido que uma boa parte das tablets esquentam bastante com o uso, principalmente durante o verão aqui no Brasil. Rayner conta que já trabalhou com outras tablets que esquentavam tanto durante o verão que ele mal conseguia trabalhar direito. Lembrando também que isso é um problema bastante comum em eletrônicos e que pode até estragar a parte elétrica do equipamento, se for usado sem cuidado.

Uma das maiores vantagens da 16 Pro é ser uma tablet display, aquelas que você desenha direto na tela! Esse tipo de equipamento tem uma similaridade muito grande com o desenho tradicional e pode facilitar bastante na precisão do traço, na adaptação ao desenho digital, trabalhando de uma forma muito mais rápida e eficiente. Se para você, assim como para o Rayner, tempo é algo importante, esse tipo de equipamento pode ser o mais adequado ao seu trabalho. A precisão e a firmeza que a 16 Pro tem é ideal para quem trabalha muito, por exemplo, com a ferramenta de laço.

Para o Rayner, uma coisa que ainda pode ser melhorada e que, quando você estiver usando esse modelo deve prestar mais atenção é à COR. Como alguém que trabalha com artes para diversos fins, animação, impressão, passando os trabalhos para outros artistas etc. ele precisa que as cores estejam perfeitamente balanceadas e tem usado duas as telas (da tablet e do notebook), para sempre poder chegar a cor. Não há uma discrepância muito grande, mas a checagem vêm como uma precaução.

O custo benefício dela é um dos melhores do mercado e ele considera uma das melhores opções para quem está começando a trabalhar com tablets display agora e não tem um poder aquisitivo para comprar os itens mais caros desse mercado.

Por último, a resistência desse tipo de equipamento é um detalhe muito importante, mas você vai ter que assistir o nosso vídeo para descobrir rsrs

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Comment 1

maristella

Recentemente adquiri uma pen tablet da Huion (modelo HS611) e tô achando fantástica! Às vezes a gente acha que só a Wacom é a boazuda; e ela é mesmo, mas não é a única. Eu recomendo demais a Huion pelo custo-benefício, é uma marca que merece mais biscoitos haha

julho 3, 2020
Toon Boom, o software para contadores de histórias 2D

Toon Boom Animation é um software capaz de desenvolver animação e storyboard para filmes, programas de tv, jogos, aplicativos, e Ler mais

Engines para o Desenvolvimento de Jogos

Não é segredo que o número de produções independentes*, não apenas no universo dos games, têm crescido muito nos últimos Ler mais

Livros Recomendados por César Rosolino e Mike Azevedo

Se você acompanha as atividades da Escola R.evolution em qualquer rede social, já deve ter ficado sabendo do nosso workshop Ler mais

Afinal, o que é Humanização de Personagens?

Já ouviu falar em humanização de personagens? Todos nós conhecemos e adoramos dezenas de personagens que são animais ou objetos, Ler mais