#redes sociais

Todo artista precisa de redes sociais?

Allie
Publicado em
15 de junho de 2021

Talvez essa seja a grande pergunta atual entre os artistas, com a explosão das redes sociais e também com o agravamento da pandemia…

Como muitos artistas vem sofrendo com essa questão, grande parte por causa do próprio funcionamento das redes, resolvi fazer um guia para artistas, pra você entender se, 1) preciso ter uma rede social e 2) qual rede social pode funcionar melhor para você e pro seu conteúdo?

Quais são suas motivações?

Apesar dessa pergunta ser subjetiva, a ideia aqui é resumir ela apenas a: você gostaria de trabalhar com arte para que? Gostaria de trabalhar para um estúdio de animação? Concept de personagens de um jogo? Ou até abrir uma lojinha e vender conteúdos autorais?

Pode até parecer besteira mas, apenas entendendo onde você quer chegar, você vai conseguir saber se precisa ou não focar em suas redes sociais. A questão aqui também não é uma coisa ou outra, mas sim no que você realmente vai gastar neurônios pra fazer funcionar, daí você me pergunta - funcionar o que?

Caso você queira trabalhar com a indústria, é muito mais inteligente da sua parte gastar suas energias em fazer funcionar seu portfólio e manter ele atualizado, do que ter X seguidores em uma rede social ou mesmo ter uma rede social.

O foco das redes é criação de comunidades, mas podemos dizer que também é uma “vitrine” de produtos e nessa situação, onde você acha que o dono de um estúdio vai procurar suas artes ? Na sua rede social, ou ir direto no seu portfólio?

Talvez você pense que isso não faz tanto sentido agora, mas a partir do momento que eu começar a explicar nos próximos textos sobre cada rede social, essa motivação inicial vai fazer todo sentido, por que pra “dar certo” numa rede social independente de qual seja não é questão de sorte mas sim de criação de estratégia.

Entendi, e decidi trabalhar pro mercado

Então tenho duas notícias pra você, 1) você pode deixar um pouco de lado suas redes sociais, sem precisar pensar nelas estrategicamente e 2) você vai precisar dar uma importância maior para seu portfólio, manter ele atualizado e claro , no início ir atrás das empresas (quase como deixar um currículo em vários locais).

Isso significa que sua rede social pode nem existir? Depende. 

Quem vai dar essa resposta é você. Como eu disse antes, você pode até estar nas redes, mas não precisa ficar se cobrando por presença, atualizações constantes e ter uma estratégia bem definida ali, porque isso não vai fazer de você um artista pior do que alguém que está fazendo tudo isso. As suas motivações e objetivos são bem diferentes!

O mercado é legal, mas quero criar algo que seja 100% MEU

Nesse caso, o mais interessante é você focar em criar uma comunidade, pessoas que vão te seguir e que vão consumir seu conteúdo. A maneira como você vai fazer isso vai depender da rede que você escolher (ou a que for mais interessante pro seu conteúdo).

Ter uma rede social e pensar nela de forma estratégica é o famoso “pulo do gato”, porque aqui você não é mais um artista que será contratado por uma empresa , é mais como você é uma marca em ascensão. Logo, você precisa se tratar e se entender dessa forma.

Se o meu foco estiver em “commissions”, então posso deixar de lado meu portfólio? Mais uma vez, depende. Você precisa entender suas motivações e, principalmente, saber onde estão seus clientes e qual a consciência de cada um. Ou seja, seu cliente é uma empresa que já sabe que procura um concept para um projeto ou se seu cliente é uma pessoa que pode nunca ter pensado em ser desenhada? (ou que esse trabalho é monetizado rsrs)

Tá… Então o que devo fazer?

Lembra que eu comentei que cada caso é um caso? Pois bem, a ideia aqui não é fazer você escolher uma ou outra opção, mas sim que você entenda que vale a pena gastar seu tempo e investir em estratégias.

Como lidar com as redes sociais acaba sendo um trabalho maior do que apenas colocar sua arte no mundo pra alguém ver e vou falar mais sobre cada uma das redes nos meus textos futuros!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Como ser artista nas redes sociais?

Se você já acompanha o nosso podcast, o Sala 1604, já deve ter visto que esses dias chamamos a Rafa Ler mais

Como Desafios Diários de Desenho Ajudam Você a ter Mais Engajamento e Criar um Público na Internet?

Mesmo que você tenha acabado de começar a desenhar para valer, muito provavelmente já ouviu falar de Inktober, Mermay, ou Ler mais