#Estudos

Tenho um projeto pessoal mas não sei por onde começar

Eu sei que você tem um projeto esquecido no Drive.

Pri Sousa
Publicado em
03 de dezembro de 2020

Quem nunca teve uma grande ideia e começou no hype, mas desanimou e deixou um (ou dois, ou dez) projetos pelo meio do caminho, que atire a primeira pedra. Eu mesma tenho vários projetos pela metade numa pasta chamada “Limbo” no meu drive. Então, depois de ouvir e ler um monte de dicas por aqui e por ali, montei um esquema que tá me ajudando a tirar meu projeto do papel, e resolvi compartilhar aqui com vocês, vamos lá?

1. Faça uma lista de tudo o que você já tem pronto e tudo o que ainda precisa fazer

Eu sou a queen das listas, então essa etapa é a mais divertida pra mim! Mas ainda que não seja tão divertido para você, vai te ajudar a perceber mais claramente o que você já conseguiu completar e o que ainda tem a fazer.

Você pode usar o Trello, ou outro app de organização, uma agenda ou um quadro na parede pra te ajudar a manter tudo bem visível e não esquecer de nada.

Vou te dar um exemplo: vamos supor que você quer criar uma ilustração de um personagem sci-fi original. O que você precisa para que esse projeto esteja pronto?

Vamos supor alguns passos:

  • Criar uma história de background
  • Definir aparência física
  • Definir vestimentas
  • Escolher se ele vai usar ou não armas e quais
  • Definir um cenário
  • Definir um mood
  • Preparar o grid de perspectiva
  • Desenhar
  • Colorir
  • Renderizar

A cada etapa pronta, você fica mais perto de concluir, e tendo tudo listado, você não esquece de nada importante.

2. Separe o que dá pra fazer durante o planejamento, e o que só pode ser feito durante a execução

Não dá pra renderizar antes do rascunho, né? Da mesma forma, pensar se o seu prop vai ser de madeira ou aço no final de todo o processo pode tomar mais tempo do que se você tivesse pensado isso durante o planejamento.

Depois da lista pronta, separe o que precisa ser feito primeiro, na ordem que mais faz sentido para você. Esse ponto é bem importante, então vou repetir: na ordem que faz mais sentido para você. Tenha em mente que cada pessoa tem jeito próprio de ver o mundo e organizar os pensamentos, e mesmo que seja parecido com o de outra pessoa, não é igual.

3. Defina um tempo realista para cada etapa

Por que você consegue terminar um projeto para a empresa ou para a faculdade, mas não consegue terminar um projeto pessoal? BINGO! Tempo determinado.

Você tem um semestre para terminar o Projeto de Pesquisa, uma semana para terminar a apresentação da empresa, um mês pra concluir o freela.

T - E - M - P - O

Confesso que também tenho dificuldade de encaixar meus projetos no pouco tempo que sobra do dia, mas percebi que consigo resultados melhores quando defino por exemplo “escrever um capítulo essa semana” “revisar o texto até o final da tarde”.

O mais importante aqui é que seja um prazo que você consegue executar, sem cobrança absurda. Volta lá na listinha e tenta definir um prazo que - mais uma vez - faça sentido para você.

4. Peça ajuda com aquilo que você ainda não consegue fazer sozinho

Ainda tem dúvida em como montar o projeto pra lançar no portfólio? Tá achando alguma coisa estranha na modelagem, mas não consegue identificar o quê? Terminou de escrever o texto, mas acha que revisar é difícil demais?

Peça ajuda! Pode ser para aquele colega que você conheceu no curso e que fez uma campanha de sucesso no Catarse, pode ser pro chefe, pro amigo, pra esposa, pro youtuber, vale até pedir ajuda na DM da Revo, mas não deixe de fazer!

5. Escute outras pessoas com projetos bem sucedidos

Procure projetos bem sucedidos parecidos com o que você está planejando, assista entrevistas, leia, ouça o que essas pessoas fizeram, que tipo de dificuldades passaram e como superaram, e se tiver como conversar diretamente com elas, peça dicas!

Não importa se o seu projeto é uma animação 3D ou um livreto. Sempre vai ter alguém que fez e deu certo, e acredite, a maioria dessas pessoas tá super disposta a compartilhar o que passou durante a caminhada.

6. Hora de praticar!

Agora que você já listou o que precisa fazer, separou o que é planejamento do que é execução, definiu tempo pra tudo isso, pediu ajuda e escutou a galera que já conseguiu chegar lá, só falta praticar!

Quero ver muitos projetos lindos vindo por aí! Conta aqui pra gente, qual projeto vai sair depois dessas dicas hein? Eu já tenho o meu em andamento!

A arte em destaque é da Lorena Giostri, que esteve na Sala 1604 com a Gabi e a Joana Fraga falando sobre como transformar a sua arte em produto. Ela também tá com uma campanha no catarse e você pode encontrar ela na loja online e no instagram!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

10 coisas para fazer se você tem ideias demais

1- Tenha um lugar para anotar suas ideias, seja um bloquinho ou um arquivo digital! Sabe aquela ideia maravilhosa que Ler mais

O Guia da Ilustração Editorial - Parte 3

Estamos chegando a fim desse nosso especial sobre ilustração editorial e, para fechar com chave de ouro, o assunto vai Ler mais

O Guia da Ilustração Editorial - Parte 2

E voltamos aqui para falar um pouco mais sobre o ilustração editorial! Depois de apresentar um pouco de como funciona Ler mais

O que fazer se eu não sou bom o suficiente?

Quantas vezes você já perguntou isso pra si mesmo ou pras pessoas à sua volta, não é mesmo, artista?Vamos começar Ler mais