#ilustração

Quero ser um Ilustrador!

Renan Levinski
Publicado em
01 de junho de 2020

O QUE FAZ UM ILUSTRADOR?

Um ilustrador é a pessoa que traduz toda e qualquer ideia, conceitos ou textos em imagens.

Como ilustrador, você pode produzir artes, desenhos e pinturas que ajudam a divulgar idéias, tornar produtos mais atraentes ou mais fáceis de entender. Isto pode incluir editoriais, capas de livros, publicidade, moda, quadrinhos, design gráfico entre outras áreas. Como o campo de trabalho é variado, o ideal é saber com o que você se identifica e ir atrás das oportunidades. Se você gosta de desenhar, tem dedicação, criatividade e imaginação, este pode ser o trabalho perfeito para você.

O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM ILUSTRADOR?

Ter um estilo consistente e único é provavelmente uma das chaves mais importantes para ter uma carreira bem sucedida. Geralmente o cliente contrata o artista pelo estilo ter a ver com a linha de trabalho necessário para o projeto dele. Ter um estilo próprio pode ser determinante pra isso. Em contrapartida, dependendo da sua área de atuação (como a publicidade por exemplo), ser um profissional versátil e ter dinamismo e flexibilidade para criar as ilustrações, são fatores importantes.

Segundo Gabriel Soares, professor de Pintura Digital “Isso vai depender do próprio artista. Artistas que estão no meio publicitário, geralmente são mais versáteis e gostam de encarar desafios de a cada trabalho, fazer algo diferente em diferentes estilos. Em termos de mercado, isso pode ser bem interessante, mas corre-se o risco de eventualmente se tornar um trabalho um pouco cansativo.

Quando um artista já tem um estilo próprio, uma determinada linha de trabalho e se mantém nela, ele entra naquela questão de, quando um cliente precisar daquele determinado estilo, irá chamá-lo para trabalhar. Nesse ponto isso limita um pouco as possibilidades de trabalho, mas entra aquela questão de ter prazer em fazer o seu próprio trabalho. Pessoas assim geralmente procuram o caminho mais autoral ou de exposições.

Talvez o ideal seja ter um estilo próprio, mas ao mesmo tempo ter uma certa versatilidade, caso precise atuar em algum segmento ou trabalho.”

Lembre-se: Para ser um ilustrador é preciso muito mais do que gostar de desenhar. Atenção aos detalhes, a capacidade de gerir o seu tempo e cumprir prazos são fatores determinantes, independente de seguir seu próprio estilo ou não.

QUAIS SÃO AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO?

Muitos ilustradores são freelancers e prestam serviços para produtoras, estúdios e clientes. Pode levar algum tempo para se estabelecer e ser reconhecido no mercado, por isso uma dose de paciência e disciplina na produção de suas obras é extremamente necessário. Esteja pronto para longas horas, prática de desenho de diário e uma boa estratégia marketing! Muitos acabam deixando isso de lado, mas saber vender sua idéia ajuda muito. É preciso planejamento, dedicação e muito trabalho duro. Outro fator importante é começar a fazer um networking, entre profissionais e clientes, para seu trabalho começar a ser mais divulgado.

Você não precisa ser necessariamente um freelancer, e pode também trabalhar para uma agência de design, publicidade, editora ou revista. Muitas vezes esse caminho é interessante quando se está no começo da carreira pois vamos pegando prática, conhecendo pessoas e nos desenvolvemos melhor. Em alguns casos você também pode precisar de habilidades em design gráfico, pois ainda hoje essas áreas andam muito próximas, sendo muitas vezes reconhecidas como a mesma coisa.

QUERO FICAR MELHOR NA MINHA ARTE. O QUE EU FAÇO?!

Pra responder essa pergunta, faço outra pergunta: quanto você quer melhorar e o que está disposto a sacrificar em troca? Eu explico: as áreas artísticas geralmente demandam bastante de nosso desenvolvimento. Geralmente os artistas mais conceituados são aqueles que vivem e respiram sua arte. Com isso, muitas vezes deixamos algumas coisas de lado como vida social, etc. Por isso é necessário pensar o quanto estamos dispostos pra isso.

Sacrificar algumas horas do dia, semanas do mês ou alguns anos em troca de horas de estudo para a evolução do trabalho é algo quase que essencial.
Ilustrador é mais do que um emprego, é dedicação, é paixão. Ser artista é aquela teimosia de querer ser melhor e dedicar-se mais e mais. Estar sempre estudando é o caminho para ser um profissional melhor. Se você está sempre satisfeito com suas habilidades, você não será capaz de crescer muito mais. É claro, que todos nós temos altos e baixos, mas não devemos deixar nada atrapalhar e nunca perder o foco.

Por ultimo, mas não menos importante:

PEÇA FEEDBACK!

Para algumas pessoas isso é muito difícil. Não tenha medo de aceitar críticas e sugestões. Faça cursos, conheça pessoas e aprenda com elas. Essa dica vai te ajudar muito na sua formação como artista. (:

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Comment 1

Avatar
Miguel Martyres

Muito bom pra quem quer começar e não sabe por onde

junho 1, 2020
Narrativas Silenciosas de Ju Loyola

Você já conhece a Ju Loyola? NÃO? Então vem aqui que você precisa conhecer essa ilustradora e quadrinista maravilhosa e Ler mais

Coisas que só Quem é Ilustrador 2D vai Entender

Quero ver quem vai gritar BINGO primeiro! 1. Quando você desenha os personagens com a mão no bolso ou nas Ler mais

O que Não Dizer para um Ilustrador

Se você trabalha com ilustração, com certeza já ouviu algumas dessas frases… Preparamos essa lista pra você compartilhar com seus Ler mais

O Draw This In Your Style mais Fofo de Todos os Tempos

Já pensou em mudar o dia de alguém com a sua arte? Ou em como o que você sabe fazer Ler mais