Photobashing é um tipo de ilustração digital em que fotos/pedaços de fotos são manipuladas em conjunto com a pintura digital, para criar uma peça final. Na indústria de entretenimento, esta técnica é utilizada por muitos artistas, pois permite mais rapidez na execução do projeto. Mas há também aqueles que não concordam com essa técnica, nesta matéria veremos as escolhas dos artistas para utilizar ou não o photobashing. Segundo o artista e professor do Curso de Pintura Digital – Cenários, Victor Harmatiuk “Já utilizei muito photobashing e foto texturas pra trabalhos que precisavam de realismo e rapidez na execução.”
Usar photobashing é trapacear. ERRADO!
Usar photobashing não é trapacear, é uma técnica muito usada na maioria dos estúdios de jogos AAA ocidental, especialmente quando a arte precisa apontar para visuais realistas. Assassins Creed, Tomb Raider, The Last of Us, Uncharted, os concepts foram criados utilizando fotos. ” Agiliza muito. Conseguir alcançar a densidade de detalhes necessária para termos uma peça realista é muito trabalhoso e demanda muito tempo apenas com o pincel, claro que é possível e vários artistas faziam e fazem isso até hoje, mas pro processo de concept art na indústria, usar fotos é uma necessidade.” Diz Victor
Speed Paint de Maciej Kuciara
Para ser capaz de fazer um bom photobashing, onde tudo parece certo, é necessário ter muito conhecimento sobre os fundamentos da pintura, iluminação, materiais, perspectivas, etc. ” Pra mim photobashing é um dos níveis mais avançados de pintura digital” relata Victor Harmatiuk “é necessário muita técnica e prática pra conseguir ter bons resultados. Os melhores artistas que usam fotos normalmente são capazes de reproduzir o que fazem mesmo sem o uso delas, a foto é uma ferramenta, facilita, mas não pensa pelo artista.”
Confira alguns artistas que utilizam photobashing:
Comentários 3
Quem sabe imagens poderiam ampliar com clic. 🙂
Boa, vou passar a sua dica pra galera do desenvolvimento 😉
Muito bom material, um dia chego lá.