Calma que não é tão óbvio assim
Pode parecer óbvio que modelagem 3D é o mesmo que modelar em massinha só que em um ambiente virtual utilizando algum software como ZBrush, Maya, 3DMax, C4D, Blender ou outro. O que poucos sabem é que o mercado de modelagem 3D acaba dividindo este processo em várias partes e conceitos pra organizar os profissionais em áreas de interesse e afinidade. Em outras palavras: um profissional do 3D que modela uma criatura super poderosa e que dispara um raio nuclear mega destrutivo não é o mesmo que modela a cidade que esta criatura vai destruir.
Pra facilitar a sua vida, nós criamos este artigo que é praticamente um glossário dos termos mais importantes pra você não se perder mais em uma conversa sobre as novas tendências do 3D. Ah, e a gente fez um índice pra você atalhar para o parágrafo que mais lhe interessar <3
MODELAGEM 3D
Como primeira etapa do processo de desenvolvimento de um projeto em 3D, a modelagem 3D consiste na criação dos elementos que vão compor o ambiente. Sejam objetos e móveis que podem preencher um espaço de uma casa e paisagens, ou mesmo personagens que serão posteriormente animados, esses elementos são todos representações matemáticas de superfícies tridimensionais.
TIPOS DE MODELAGEM 3D
Segundo o autor do livro Digital Modeling, William Vaughan, a modelagem pode ser dividida em 2 categorias: Hard Surface e Organic.
HARD SURFACE
(superfícies duras), são quaisquer objetos feitos ou construídos pelo homem. Exemplos de hard surface podem ser estruturas arquitetônicas, veículos, robôs, entre outros.
ORGANIC
(Orgânicos) são modelos, obviamente, orgânicos, ou seja, que existem na natureza. Isso inclui humanos, animais, árvores, pedras, terrenos, etc.
CONCEPT DOS ELEMENTOS
Está é a fase da Modelagem 3D onde o artista utiliza referências normalmente em 2D pode ser um Storyboard ou até mesmo uma única imagem do elemento ainda em 2D.
RENDER (PROCESSO DE RENDERIZAÇÃO NO 3D)
Não confunda Textura com Render. Esta é a fase em que nós geramos toda a iluminação e renderizamos, ou seja, transformamos a cena em imagem final.
Já no caso de cenas utilizadas movimento como é o caso dos Games por exemplo, esse processo precisa ser feito em tempo real, tudo isso enquanto o jogo roda.
PROCESSO DE PÓS-PRODUÇÃO EM PROJETOS 3D
É normal que após a produção e do render da cena no 3D ela ainda precise receber algum tratamento de pós-produção para ter suas cores, por exemplo, melhoradas normalmente isso acontece em programas como o Photoshop.
CRIAÇÃO DE MODELOS EM 3D
Para criar um objeto em 3D podemos partir da imaginação ou utilizar referências (fotos ou artes conceituais). No entanto, na maioria dos casos são usadas referências porque um dos objetivos da modelagem 3D é criar modelos equivalentes ao da concepção da ideia original. Por vezes, os modelos são melhorados, procurando atender características que nem sempre são levadas em consideração num projeto em 2D.
Para modelagem de um objeto em 3D, 3 tipos de geometrias (ou modelos matemáticos) podem ser utilizados para criar um modelo. Cada tipo de geometria apresenta pontos fortes e fracos, vantagens e desvantagens. De maneira resumida:
NURBS
Vantagem: essa geometria produz formas bem suaves.
Desvantagem: não é muito intuitiva para trabalhar devido à algumas limitações inerentes a própria geometria do tipo NURBS.
POLYGON
Vantagem: é a geometria mais comum e a mais usada ao redor do mundo, desde grandes estúdios até pequenos estúdios de animação, efeitos visuais e mesmo pelas agências de publicidade. Esse tipo de geometria é a mais fácil e intuitiva de se trabalhar.
Desvantagem: criar superfícies suaves requer mais trabalho e um maior numero de polígonos.
SUB-DIVISION SURFACE
Vantagem: esse tipo de geometria tenta combinar os pontos fortes da geometria poligonal e da NURBS, usando uma gaiola de polígonos e calculando uma superfície suave ao redor dela.
Desvantagem: tem uma série de problemas de execução e não é nada intuitiva para se trabalhar.
E aí, com qual geometria você prefere trabalhar na modelagem 3D? Conta pra gente nos comentários!
Comentários 3
Nossa, pra quem ta começando essa matéria é muito boa! Explica certinho
Muito bem explicado, amei
Parabéns pela matéria! Muito bem explicada!