#character design #concept art

O Guia do Character Design

Como fazer um bom Design de personagens

Giulia Marchi
Publicado em
22 de março de 2021

Design de personagens é uma das maiores paixões dos artistas, sejam eles de 2D ou de 3D, com certeza! E, consequentemente, também é uma das áreas que desperta maior interesse no público e em quem está começando a trabalhar com arte digital. Aqui no Guia do Character Design você vai aprender algumas das principais coisas que que você precisa saber para fazer um bom design de personagem!

CONCEITO

Antes de pensar no visual da sua personagem, você tem que definir quem vai ser essa pessoa (ou criatura)! Qual a história, a origem dela? Em que tipo de mundo ela vive? Qual vai ser a personalidade dela?

As respostas para essas perguntas não precisam estar 100% fechadas para você começar a fazer os primeiros desenhos, mas é fundamental já ter algumas coisas definidas para você saber por onde começar.

THUMBNAILS

Com todos esses elementos em mente, essa é a hora de começar a desenhar! 

Um bom design de personagens quase nunca vai ser feito em apenas uma primeira tentativa que você vai acertar 100%. Os Thumbnails são desenhos pequenos, simples e bem rápidos que você vai fazer para criar opções diferentes,  e é aqui que você vai testar diferentes opções de composição, de formas, entre outras coisas que vou comentar aqui embaixo.

Thumbnails por Jay River

CONCEITOS DE DESIGN

Formas básicas

Ainda antes de começar a desenhar é fundamental você conhecer bem as formas básicas do desenho e como você pode usar elas a seu favor!

O círculo, assim como outras formas mais arredondadas, podem dar uma impressão de fofura, bondade, feminilidade, amizade, até coisas mais infantis. 

Quadrados e retângulos dão uma impressão mais séria, estável, ordenada.

Já os triângulos e outras formas que formam pontas, são muito usados para indicar algo mais enérgico e dinâmico, mas, ao mesmo tempo, também podem indicar perigo, insegurança e uma certa instabilidade.

Sabendo dessas informações, um bom design de personagens usa esses recursos como base para criar personagens interessantes e coerentes com todo o seu contexto, seja ela bem cartunizada e estilizada, ou pendendo mais para um realismo. Saber “jogar” com essas formas para fazer sua personagem, as roupas e acessórios e até os objetos e ambientes que estão à volta dela, pode tornar todo o seu conceito muito mais atrativo.

Russel, de Up! Altas Aventuras - personagem com base em formas arredondadas

Sr. Fredricksen, de Up! Altas Venturas - personagem com base em formas quadradas

Regra do PMG

É extremamente comum encontrarmos personagens bastante cartunizados e com proporções “distorcidas” mas que, mesmo assim, não são esquisitos ou mal feitos. 

As proporções de um corpo humano podem ser alteradas propositalmente usando as proporções P (pequeno), M (médio) e G (grande), para enfatizar algumas características que você achar mais relevantes para a sua personagem.

Design de personagens para o filme Klaus

Design de personagens para o filme Klaus

Reta vs. curva

É um conceito bem simples, que consiste em gerar contraste entre linhas curvas e retas na silhueta da personagem para criar um ritmo visual mais fluido na sua personagem.

Design de personagem por Chabe Escalante

Simplificação de formas

É muito importante que nós, artistas, tenhamos um conhecimento bom de anatomia, o que temos de ossos, músculos, proporção e noção da forma como as coisas são representadas visualmente. O corpo humano realista é bastante complexo e, muitas vezes, é inviável representar ele 100% realista, quase como em uma foto, então temos que aprender a simplificar todas essas formas de uma maneira que elas façam sentido com a realidade, mas que também sejam criativas e mais fáceis de reproduzir.

Bow, de She-ra a princesa do poder (1985) e She-ra e as princesas do poder (2018) - repare nas diferenças de como a anatomia é resolvida nos nas duas versões

Composição dos elementos

Não adianta você criar a melhor história do mundo todo e saber desenhar igual ao Mike Azevedo se a composição dos elementos na sua personagem não ficou boa =(

Na empolgação, podemos querer colocar diversos elementos diferentes na personagem, roupas, acessórios, asas, chifres, cabelos, e diversas outras coisas a mais, mas encher uma personagem de detalhes pode não ser a melhor ideia do mundo… 

Você também deve tomar cuidado para, por exemplo, não carregar uma única parte da personagem com muita informação e a outra não. Crie elementos interessantes nas partes que você quer destacar da personagem e deixe as outras mais discretas, evitando atrair atenção para coisas que não fazem sentido com a sua personagem.

Cores

Assim como as formas, as cores também trazem seus próprios significados e sentimentos. É fundamental que você faça uma boa escolha de uma paleta de cores para suas personagens, que seja condizente com sua personalidade, com seu contexto e com o universo em que ela está inserida. Pode não ser a melhor ideia do mundo 

Imagem tirada da matéria Guide to Creating Color Schemes

Princípios da Gestalt

Você já ouviu falar nos princípios da Gestalt?

São os princípios de design mais influentes até hoje e que foram descritos pela primeira vez no início do século passado, por Christian von Ehrenfels e Max Wertheimer. Eles são alguns fenômenos observados que acontecem quando observamos uma imagem, usando princípios psicológicos da nossa percepção. Eles podem ser aplicados em praticamente qualquer imagem que você construir, de um quadro abstrato, a uma fotografia, ou até mesmo a um design de personagens!

Muito do que falamos até aqui faz parte ou tem uma relação com alguns dos princípios da Gestalt, mas existem outros que também são igualmente importantes e podem te ajudar a fazer um bom design de personagens. Não vou me estender muito em detalhes, porque é um tópico bastante estudado e discutido em universidades e diversos outros cursos relacionados a arte e design e poderíamos nos estender por dezenas de páginas só sobre isso, então vou deixar a tarefa de casa para vocês estudarem um pouco mais sobre esses princípios:

  • Semelhança/similaridade
  • Proximidade
  • Continuidade
  • Pregnância/simplicidade
  • Fechamento/unificação
  • Agrupamento
  • Simetria e ordem
  • Figura-fundo
  • Ponto focal

FINALIZAÇÃO

Lineart

Quando fazemos um design de personagem que vai ser modelado e/ou animado, é muito importante que essa personagem tenha um lineart muito bem definido. Nem todo desenho é o ideal para servir como concept final e isso é natural, não quer dizer que a arte não seja boa. Veja essas artes do Glen Keane (um dos animadores mais renomados da Disney!), por exemplo, você facilmente pode reconhecer os elementos que ele coloca e que ele é um excelente desenhista, mas existem muitas linhas não muito bem definidas e que fariam o trabalho dos modeladores bastante difícil se esse fosse o desenho final.

Model e expression sheet

Para finalizar um bom design de personagem, prontinho para ser animado ou modelado, você vai precisar montar um model sheet, que vai mostrar sua personagem em ângulos diferentes (frente, costas, lados, ¾…). Além disso, você também vai precisar montar o expression sheet, que vai mostrar algumas expressões principais da sua personagem e serve para que possíveis animadores tenham uma noção de como ficarão as distorções no rosto com falas e expressões.

model sheet da Avatar Korra para o quarto livro de A Lenda de Korra
expression sheet da Katara, de Avatar: A lenda de Aang, por Nylak

Vou fazer aqui uma recomendação pessoal para aqueles que querem trabalhar com design de personagens, ou para quem só tem interesse em conhecer mesmo! O site Character Design References possui centenas de referências de bons designs e concepts para animações, jogos, etc, matérias escritas e entrevistas com artistas famosos da área e um desafio mensal de artes que eles mesmos organizam!

E agora para terminar, você já sabe que aqui no RevoSpace nós temos alguns cursos rápidos e gratuitos, inclusive de Character Design!? Se cadastre no nosso site para ter acesso ao mini curso do Rayner Alencar de Desenho de Personagens!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Como se livrar do Burnout

Burnout. Fruto de períodos de estresse prolongados, essa síndrome provoca fadiga física e mental, minando as forças de qualquer artista. Ler mais

Biblioteca Visual e Referencias

Toda arte e toda ideia precisa surgir de algum lugar e justamente como diria o meu professor de filosofia nada Ler mais

Coisas que nunca te disseram sobre procrastinação

Fala sério: provavelmente todo mundo é um procrastinador crônico, ou acabou sendo em algum momento da vida. Você sabe dizer Ler mais

Um Desafio de Arte Diferenciado

Pra quem não me conhece sou o Allie, artista e responsável junto com a Gabi por toda estratégia e criação Ler mais