#história em quadrinhos #ilustração

Narrativas Silenciosas de Ju Loyola

Raquel Gomes
Publicado em
10 de agosto de 2020

Você já conhece a Ju Loyola? NÃO? Então vem aqui que você precisa conhecer essa ilustradora e quadrinista maravilhosa e seu trabalho incrível!

Juliana Loyola de Paula é paulistana e se formou em design pela Escola Panamericana de Arte e Design, iniciou sua carreira como freelancer de quadrinhos e ilustrações até que decidiu se lançar em sua produção pessoal. Ju foi diagnosticada com surdez profunda bilateral na infância, decorrende de uma infecção por rubéola que sua mão teve durante a sua gestação, e essa dificuldade quase a fez desistir de seu sonho. Mas só QUASE!
Na verdade mesmo, ela conta que até o primeiro lançamento de sua primeira HQ independente, na CCXP de 2015, muitas pessoas sequer sabiam e acabarm descobrindo sobre a sua surdez quando foram conhecer Ju durante o evento.

Loyola conta em entrevista ao site Lady's Comics que sempre gostava de desenhar e tinha o sonho de fazer quadrinhos, porém pensava que deveria dominar além do desenho também a escrita, que é um grande desafio para ela até os dias atuais, parecendo impossível Loyola acabou desistindo de ser quadrinista, no entanto a chama reacendeu em 2013 quando foi ao evento FIQ, e pensou na possibilidade de fazer HQs de narrativa visual sem texto.

Uma de suas primeiras produções pessoais de sucesso é The Witch Who Loved, totalmente muda, sem uso de falas ou onomatopeias, com essa obra ela foi indicada ao prêmio Silent Manga Audition (premiação para mangas de narrativa muda). Ela conta a história de um grupo de amigos que se perdem na floresta e um dos jovens se separa do restante e acaba se ferindo, mas é resgatado pela bruxa que vive na floresta, então uma amizade nasce entre os dois, mas há um lado ainda desconhecido.

Além de The Witch Who Loved, estão entre suas publicações Heart Of The True Friend, The Imagination, Maria Lua & Cia – Aventuras de Estrelas, Witch Who Loved 2 – The Origens, Perdida na Floresta.
Nem todas as suas produções são contadas apenas pelas imagens dos quadros, como em The Witch Who Loved, mas essa definitivamente é uma das marcas dos projetos autorias de Ju, junto com seu estilo de desenhos bastante expressivos, leves e com influência dos mangás japoneses.

Uma das suas produções mais recentes, Maria Lua & Cia – Aventuras de Estrelas, é uma webcomic simplesmente INCRÍVEL, e que você pode acompanhar o lançamento no TAPAS!

Confira aqui mais alguns de seus trabalhos:

Conheça mais, acompanhe e apoie o trabalho da Ju em seu Instagram e Behance

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

O que é Furry e de onde veio isso?

E vamos de assuntos polêmicos essa semana 👀 Talvez você ainda não tenha ouvido o termo “furry”, mas você, com Ler mais

O Guia Definitivo de Plein Air Digital

Se você assim como eu NÃO AGUENTA MAIS FICAR EM CASA, esse texto é pra justamente a gente sair de Ler mais

4 passos para abrir seu MEI de artista!

Você, que é artista e está pensando em entrar no mercado de trabalho com certeza já deve ter se perguntado: Ler mais

Como Ser Fiel a um Concept Art?

A concept art uma das primeiras e mais fundamentais áreas da produção de arte e entretenimento e, como já falamos Ler mais