#carreira

Essa é a hora dos seus projetos pessoais!

Giana
Publicado em
29 de dezembro de 2020

Quanto tempo você tem dedicado aos seus projetos pessoais?

E quantas ideias autorais você já jogou pro fundo da gaveta?

Alguns dias atrás estava assistindo um bate papo com alguns dos principais nomes da gestão cultural no Brasil e eles refletiam sobre os impactos de tudo o que estamos vivendo (e nem vou nomear aqui, porque né, todo mundo não aguenta mais ouvir essas palavras…). Uma das reflexões que me tocou foi como vamos lidar com esse imaginário e luto coletivo enquanto artistas e produtores de cultura. A expectativa desses pesquisadores que realizam indicadores culturais e observam a cena cultural é que surgirão muitas criações para após esse período.

E aqui entram os nossos projetos pessoais. Por mais que pareça um papo de coaching, mais do que nunca precisamos de arte. As nossas criações são o respiro necessário para a sociedade em tempos de caos e nosso próprio raio de sol para os tempos sombrios. Sem falar na importância de manter uma rotina de criação para a sua carreira de artista, pois tão importante quanto estudar arte é começar a colocar esses conceitos em prática.

Outro fator que me faz refletir que é o momento para os nossos projetos pessoais é que estamos repensando como estamos vivendo, quais são os nossos valores, e muitos de nós, desvendando nossos processos criativos e linguagens artísticas. Por mais que tenhamos focado em outras tarefas ou que a ansiedade tenha nos atingido com força nesse período, temos procurado o que faz sentido para nos manter de pé e com a saúde mental em dia. Para nós, artistas, a arte é o que junta tudo isso que já falei até aqui.

Mas, vamos com calma! Você não precisa sair pedindo demissão hoje mesmo para focar nos seus projetos autorais e nem ir correndo na loja mais próxima para sair comprando tintas, pincéis, papéis e qualquer outra coisa que você ache que precise para fazer sua arte.

A verdade que todos nós artistas precisamos encarar é que se não lançarmos nossa própria arte ao mundo, ninguém vai fazer pela gente. Enquanto esperarmos o momento ideal ou termos o trabalho perfeito, o tempo vai passando… Também já estamos finalizando mais um ano e começando a pensar as coisas que esperamos para o ano que vem. 

Embora a instabilidade com o presente seja real, não se deixe paralisar nas produções artísticas. Reserve um tempo para refletir sobre seu processo criativo, para alimentar sua criatividade e para colocar a mão na massa. Planeje com antecedência e observe o que flui de você. Não existe segredo ou mágica para uma vida criativa, e sim, depende muito mais do seu envolvimento com a sua arte.

A imagem destaque dessa matéria é uma ilustração da Anna Anikeyka, não esqueça de dar um pulo lá no Instagram e ArtStation dela para conhecer mais do seu trabalho!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Porque você deveria aprender Blender?

A modelagem 3D e as diversas ramificações que partem dela são alguns dos mercados que mais crescem na área de Ler mais

Como ser artista nas redes sociais?

Se você já acompanha o nosso podcast, o Sala 1604, já deve ter visto que esses dias chamamos a Rafa Ler mais

4 passos para abrir seu MEI de artista!

Você, que é artista e está pensando em entrar no mercado de trabalho com certeza já deve ter se perguntado: Ler mais

Tudo o que você precisa saber sobre Crypto Arte e NFT

O que é isso de Crypto Arte que tá todo mundo falando??? Já falamos um pouco no nosso Instagram e Ler mais