Sim! É isso mesmo que você leu!
Quando pensamos em concept art, pensamos quase que exclusivamente em arte 2D, mas também sabemos que uma grande parte do trabalho em concept art é feito para produções que vão ser feitas em 3D, sejam jogos, animações, filmes, etc.
Se você já acompanha nossos conteúdos no youtube, instagram e podcast, já deve ter ouvido falar no nosso querido revoprof, Antonio Rizzatti! E ele trabalha justamente dessa maneira, utilizando a pintura digital e a modelagem 3D em conjunto para fazer seus projetos. As dicas de hoje são com base no trabalho dele e, para ver um pouco mais da prática, você pode também assistir ao WorkBox que ele preparou no final do texto!
Aqui vai um pequeno guia do que vamos falar hoje:
- Definindo um conceito
- Abrir um programa de modelagem 3D
- Por que usar um software 3D para a sua concept art?
- E como, exatamente, eu posso fazer isso?
- Quando é a hora de voltar para o photoshop?
1. Definindo um conceito
Se você está aqui é porque tem interesse em concept art, certo? Então o começo do processo é sempre o mesmo, você deve definir o que vai ser o seu projeto (ou já vai vir pronto, caso seja um job), buscar referências visuais em outras artes, fotos, montar o seu moodboard e o que mais você usar no planejamento dos seus projetos.
Por enquanto, tudo certo =)
2. Abrir um programa de modelagem 3D
Se você é um artista 2D e/ou está começando, essa é a hora de baixar um software 3D. Para o que vamos usar a modelagem 3D aqui, você não vai precisar de muito mais do que as ferramentas básicas, então minha recomendação é que você comece por um software gratuito mesmo. Se você não curtir a técnica ou até mesmo preferir usar outro software, não vai ter feito um investimento monetário em uma licença que praticamente não vai usar. O Blender é o software gratuito de 3D mais queridinho, mas você também pode conhecer outras opções AQUI!
Mas ainda antes de começar você vai precisar aprender alguns conceitos básicos da modelagem 3D, nós também temos um conteúdo bem legal que pode te ajudar bastante! Criando o seu perfil aqui do RevoSpace você tem acesso a diversos cursos gratuitos, incluindo introdução ao ZBrush, Blender e Maya!
3. Por que usar um software 3D para a sua concept art?
Se você já trabalha com arte, já sabe que qualquer técnica nova que vai facilitar o nosso processo de criação e/ou diminuir o tempo que levamos para fazer algo, vale a pena experimentar! Um software 3D tem diversas ferramentas que podem facilitar e acelerar o seu processo criativo:
- Você vai poder mover a fonte de luz e até acrescentar outras fontes de luz diferentes na sua cena;
- Não vai precisar se preocupar muito em acertar a perspectiva, porque desde os primeiros blocos, você já consegue ver de todos os ângulos como que o seu concept está ficando com a rotação da câmera do software
- Quando trabalhamos com 3D para uma animação, um jogo, etc, uma grande preocupação é que a sua malha esteja perfeitamente organizada e limpa, para que os profissionais que pegarem o modelo para trabalhar depois de você não tenham problemas, mas aqui isso não precisa ser uma preocupação! Aqui estamos usando o 3D apenas como uma parte do processo.
4. E como, exatamente, eu posso fazer isso?
Vamos relembrar aqui que nada aqui é regra! Aqui estamos seguindo algumas dicas que o nosso revoprof Antonio Rizzatti deu com base no processo criativo dele =) Então vamos lá!
Um dos principais erros na parte inicial de um concept é de se preocupar demais com detalhes muito pequenos e que não precisam ser resolvidos ainda. Nesse começo, tenha em mente que o que você vai fazer é construir uma silhueta, então é só a forma básica mesmo! Comece a blocagem de formas no software com o mesmo pensamento que temos para fazer os thumbnails, que você faria de qualquer jeito no photoshop ou no papel, o objetivo é gerar diversas ideias rapidamente, você não precisa preparar uma obra de arte aqui.
Faça experimentações com as formas! mude elas de lugar, de tamanho, delete e crie o que você quiser! O software 3D possibilita fazer todo tipo de alteração ao vivo, além de fazer cópias do que já foi feito e que você acha que vale a pena ficar registrado. Uma outra ferramenta útil, principalmente quando estamos fazendo seres humanos ou objetos mecânicos, é o Mirror (espelho), que você pode ir fazendo a blocagem de um lado e o outro é feito automaticamente, depois você pode desativar ele e começar a adicionar detalhes livremente, mas isso pode poupar bastante do seu tempo de blocagem.
5. Quando é a hora de voltar para o photoshop?
Já tem algumas opções de silhuetas diferentes para o seu concept? Renderize a imagem em um ângulo que você curte e que apareça bem os detalhes que você achar mais necessários e jogue a imagem final no photoshop!
Com a imagem das suas possíveis silhuetas no photoshop, essa é a hora que o caminho começa a convergir mais pro processo tradicional da concept art. Aqui você vai poder começar a detalhar mais as formas, pensar nos materiais que vão na sua peça (metais, vidros, pedras, tecidos, cabelos, entre outros). E isso você pode desenhar por cima da foto mesmo, porque esse é um bom exemplo de como você pode usar o polêmico tracing a seu favor, sem plágio e ainda de uma forma que você vai evoluir na sua técnica!
Mas tenha em mente que ainda estamos na fase de experimentar e fazer thumbnails, então ainda é legal você usar esse momento para experimentar formas diferentes das que você já usou, depois voltar para o software 3D para testar algumas dessas novas opções. E ir nesse processo, cada vez colocando detalhes menores para criar de fato as opções finais do seu concept.
E aí, você já tentou fazer algo parecido ou trabalha desse jeito? Conta aqui para a gente a sua experiência também!