#carreira #redes sociais

Como ser artista nas redes sociais?

Giulia Marchi
Publicado em
18 de maio de 2021

Se você já acompanha o nosso podcast, o Sala 1604, já deve ter visto que esses dias chamamos a Rafa Harger para discutir sobre como nós, artistas, nos apresentamos e lidamos com as nossas redes sociais, como podemos construir um público de uma forma positiva e se precisamos ensinar desenho/pintura/alguma outra coisa relacionada ao nosso trabalho para ganharmos mais seguidores nelas!

As redes sociais, no geral, podem ser um desafio grande para nós. O que postar? Quando postar? Eu preciso entregar um conteúdo sobre arte para as pessoas quererem me seguir? 

Não existe uma fórmula exata para crescer nas redes sociais! Não corra atrás de fazer esse ou aquele tipo de arte só porque outro artista está fazendo sucesso com isso. O que existe são algumas dicas que você pode aplicar nas suas redes para melhorar o relacionamento entre você e o seu público =)

No nosso podcast, conversamos um pouco com a Rafa, que é artista e ilustradora, conseguiu fazer bastante sucesso no Tik Tok com seus trabalho e ensinando os outros a desenhar e, com isso, acabou convertendo parte desses seguidores de lá para suas outras redes, como Instagram e Twitter. Para ela, o tik tok acaba sendo mais como uma forma de divulgação, porque essa rede não tem recursos tão bem desenvolvidos de interação direta entre você e seus seguidores, como outras tem. Ela distribui e capta muito bem as pessoas, mas falta ali a interação pessoal do dia a dia. Além disso, ela também usa essa rede para testar conteúdos novos que podem acabar virando projetos maiores no futuro.

Se apresente como artista

Existe uma dificuldade para se posicionar como ilustrador/ilustradora. Muita gente tem vergonha ou receio de postar e divulgar seu trabalho como artista nas suas redes sociais. Mas você tem que ser a primeira pessoa a falar e se colocar nesse lugar de “eu sou artista”.

Seus seguidores não tem bola de cristal para saberem como anda o seu trabalho e divulgar ele para conhecidos se você mesmo não mostra o que está fazendo.

Vale mesmo a pena você dividir a sua conta pessoal e profissional? Às vezes pode dar uma vergonha transformar seu perfil pessoal em um perfil de ilustração e começar a dar uma de blogueirinha e seus colegas e amigos de infância que também te seguem vendo tudo! Mas você tem que pensar nas pessoas que realmente importam, seus amigos mais próximos com certeza vão apoiar você e seu trabalho em qualquer perfil que você criar e isso é incrível!!! Não ligue para as pessoas mais “aleatórias” da nossa vida acompanhando seu trabalho. Uma coisa que pode ser difícil, mas também pode ser uma solução é parar de ver mesmo quem são as pessoas que visualizam suas postagens e stories, mantenha o foco nas interações pessoais (comentários e mensagens). 

Entenda quem são seus seguidores

Mas fora isso, sempre vão ter pessoas chegando e saindo do seu perfil todos os dias, por isso, se você produz algum conteúdo ensinando e dando dicas de arte, ou algo relacionado, não se preocupe em repetir os conteúdos que você já respondeu! Pessoas novas chegam a todo tempo e seu engajamento não vai cair se você responder as mesmas perguntas de tempos em tempos. Isso também pode ajudar você a criar e reforçar o seu nome e o seu conteúdo como artista, já que você sempre está falando de questões relacionadas ao seu trabalho na área.

Se você quer ser reconhecido como ilustrador, tem que se apresentar como ilustrador =)

Como um exemplo que a Rafa dá no nosso podcast, ela tem centenas de milhares de seguidores que são crianças, pré-adolescentes e adolescentes que chegaram no perfil dela para aprender a desenhar e, por isso, ela deixou de falar e escrever palavrões nos seus conteúdos. Ela também acabou mudando um pouco o seu jeito de ensinar, já que seu público é muito mais novo e iniciante, as coisas precisam ser bem didáticas para que eles consigam entender bem os conteúdos. 

Isso é só um exemplo de coisas que acabam mudando com o tempo quando você cria um público mais específico. 

Mas, até você conhecer bem o seu público, o melhor é você assumir que todos chegam ali sem saber nada sobre arte e estão procurando você para aprender absolutamente do zero e nada do que você pode ensinar é óbvio para eles!Explicar demais nunca vai ser um problema!

Crie um vínculo com seu público

Ainda falando sobre o público nas redes sociais, não são apenas os seus melhores amigos que vão estar lá acompanhando diariamente seu trabalho, seus seguidores vão começar a se engajar e interagir com você acompanhar seu trabalho, projetos, e são eles que vão fazer o seu perfil crescer! 

Por isso, nada mais justo do que dedicar uma atenção especial aos seus fãs! Responda as DMs, comentários, assim você cria aquela relação direta com os seus seguidores. As vezes você pode nem ser O artista mais foda que as pessoas conhecem, mas se você é gente boa com quem te acompanha, você cria um ambiente bastante agradável em que as pessoas gostam de estar com você ali!

Outra coisa que pode te ajudar a criar um vínculo e afunilar melhor o seu público é se posicionar e falar sobre as suas convicções, mesmo que algumas possam não transparecer no seu trabalho! A gente nunca vai conseguir se abster 100% das questões que acreditamos só porque aquela rede social é para trabalho e, assim, você também evita que um público com quem você não se identifica se interesse pelo seu trabalho e gere algum atrito futuro. Um seguidor que acredita em valores que vão contra os seus pode não ser uma pessoa legal de se ter por perto. Perder esses seguidores não é uma coisa ruim!

E isso também vale para as pessoas que você segue! Não acompanha pessoas apenas por educação ou porque fazem umas artes legais, mas tem umas ideias meio erradas. Algumas redes sociais por si só podem ser bastante tóxicas e o melhor é não permitir que elas sejam piores ainda para você!

Agora, se o seu problema é timidez na frente da câmera, têm solução para isso também! No começo é um pouco estranho estar ali falando sozinho na frente do celular, algumas pessoas podem falar quase como um robô sem perceber e só veêm que ficou esquisito na hora de assistir o vídeo depois, mas, com o tempo, os seus seguidores começam a interagir mais e você começa a criar uma consiência de que você não está de fato falando sozinho, por mais que aquelas pessoas não estejam na sua frente naquele exato momento =)

O melhor que você pode fazer é investir no crescimento das suas redes sociais e do seu conteúdo a longo prazo! As pessoas vão chegando no seu conteúdo porque elas realmente se interessam e não porque foram pressionadas a estarem ali. Isso acontece bastante quando pessoas chegam pedindo nas redes dos outros para serem seguidas, há uma chance muito mais de que os seguidores que você consegue assim não tenham um interesse real no seu trabalho e só estejam ali por educação. Por mais que sejam alí alguns números a mais, esse tipo de seguidor não vai trazer nenhum retorno para você, muito pelo contrário, vai até atrapalhar no seu engajamento, já que ele não tem interesse em estar ali. O mesmo vale para a compra de seguidores, não adianta de nada você comprar alguns milhares de seguidores para parecer mais influente e não ter nenhum engajamento, é prejudicial para você porque algumas redes entendem essa falta de interação como um conteúdo ruim e não vão distribuir ele para as pessoas de verdade que estão no seu perfil.

Se mantendo ativo nas redes sociais

Muitas vezes, nós da área de artes, temos um problema em lidar com as redes sociais que é: Não temos o que postar todos os dias. Em termos de o que as redes, como o Instagram, interpretam isso, é como se quem não posta coisas todos os dias não estivesse tão interessado assim em tem uma relevância e, consequentemente, quando você ficar uma postagem, a própria plataforma não vai entregar aqui para todos os seus seguidores. 

Também por essa desvantagem é que é tão importante você ter uma boa relação de interação com o seu público, para não deixar que as próprias redes derrubem o seu alcance.

Tá, mas então o que eu posso fazer para melhorar isso?

Investir em interações menores e mais constantes, basicamente! No caso do instagram, o stories é um modo de manter o seu perfil ativo por mais dias e lá você pode fazer a tal da interação mais pessoal com os seus seguidores, e ela não precisa, necessariamente, estar absolutamente todos os dias falando sobre arte, afinal, a vida de ninguém é composta apenas por uma única coisa! 

Outra coisa que pode te ajudar é simplesmente não postar apenas artes finalizadas lindas e maravilhosas! Poste seus estudos, mesmo os que não foram para frente, poste os processos, os rabiscos no papel, todo mundo gosta de ver!

Mas também não precisa ficar naquela pressão de ter que postar stories todos os dias para interagir com seus seguidores, porque isso também não vai fazer bem para você! 

O medo de flopar em algumas postagens nas redes sociais é algo real para quem está tentando aumentar o seu alcance e o seu público. Fazer um conteúdo que não ficou muito interessante é normal e quando essas postagens não vão bem, pense pelo lado positivo da coisa, poucas pessoas viram ou presenciaram aquele momento! hahaha

Brincadeiras a parte, é uma verdade, conteúdos que não são tão interessantes e que você passou aquela vergonha alheia básica não tem um engajamento tão bom então não precisa esquentar tanto a cabeça com isso!!!

E, se por um acaso, algum conteúdo que você fez e que ficou muito bom flopar, eu volto a dizer que você não só pode, como deve, postar as coisas mais de uma vez! Postagens podem flopar por estarem em um horário ou dia ruim, ou até por causa de algum outro evento que está ocupando as pessoas, e tudo bem! Nem todo flop quer dizer que aquele conteúdo foi ruim!

A imagem destaque dessa matéria também é uma arte feita pela Rafa Harger, não esqueçam de visitar o Instagram e Tik Tok dela para conhecer mais só seu trabalho!

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