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Como Desafios Diários de Desenho Ajudam Você a ter Mais Engajamento e Criar um Público na Internet?

Giulia Marchi
Publicado em
29 de setembro de 2020

Mesmo que você tenha acabado de começar a desenhar para valer, muito provavelmente já ouviu falar de Inktober, Mermay, ou alguma outra coisa semelhante a eles! Mas, se você ainda não sabe o que é isso, é bem simples: são desafios que acontecem na internet em que se de faz um desenho por dia, durante um mês completo, e que, geralmente, você segue uma lista proposta, Inktober (fazer desenho em nanquim durante o mês de outubro) e Mermay (desenhar uma sereia por dia durante o mês de maio) são alguns dos mais famosos e que pessoas do mundo todo participam 🙂

Agora, o que você talvez não saiba é que esses desafios diários podem te ajudar muito a crescer nas redes sociais, independente se você acabou de abrir um perfil de artes no Instagram ou se você já tem alguns milhões de seguidores! Apesar das divisões, todas as dicas são para todos! Confere aqui porque:

Está começando seus estudos de desenho e arte?

Dizem que para você desenvolver um hábito, precisa repetir algo por, pelo menos, 21 dias seguidos! Para quem está começando a desenhar, é fundamental desenvolver essa rotina de estudo diária e o Inktober, assim como todos os outros desafios diários, vem justamente para te ajudar a desenvolver o hábito!

A quantidade de estudos que você faz em desenho também te levam a melhorar suas técnicas de desenho, pintura, ou seja lá qual técnica você estiver usando.

A proposta original do Inktober, que foi o evento que popularizou esse tipo de desafio, é justamente ser em papel e caneta nanquim por serem materiais bastante acessíveis para todos, que naturalmente geram um desapego maior e são feitos mais rapidamente. Mas também nada impede que você use qualquer outro tipo de material, até digital, assim como muitos artistas já fazem por aí. 

Se preocupe mais em terminar sua ideia do que em fazer uma obra prima - o desafio é pra você ter uma rotina de exercícios de criatividade, por isso é bom ter um certo desapego da perfeição nesse momento, você não precisa virar um gênio da arte em um mês 😉

Já tem um trabalho mais sólido, mas quer aumentar seu público?

As pessoas gostam de acompanhar conteúdos progressivos e que tem continuidades, por isso desafios contínuos assim fazem tanto sucesso e são tão vantajosos para aumentar o engajamento.

Mas não pense que precisa esperar até outubro para fazer um desafio como o Inktober! Existem outros com o mesmo objetivo acontecendo o tempo todo por ai! Um dos mais famosos, por exemplo, é o Mermay (em que você desenha uma sereia por dia durante o mês de maio), ou você pode até criar a sua própria proposta!

Se você estiver seguindo uma lista de desenhos diários de um artista que tem bastante visibilidade, não esqueça nunca de marcar as tags do desafio, para que seus trabalhos entrem junto com os outros. esse tipo de desafio coletivo atrai bastante os olhares de toda a comunidade artística e até de fora dela, para os trabalhos que mais se destacam e você pode ganhar, além de mais seguidores, você pode começar a construir uma pequena comunidade ativa e engajada em acompanhar seu trabalho.

Já tem bastante visibilidade, mas quer aumentar o engajamento?

Participar deste tipo de evento também acaba criando um engajamento ainda maior com o público, que vai criar a expectativa para os próximos trabalhos que vão sair nos dias seguintes e, possivelmente, até para seus projetos futuros!

E se você já têm essa grande visibilidade, montar sua própria lista ou desafio também acaba engajando seu público, criando uma relação mais próxima com os seus seguidores, acompanhando o que os outros estão fazendo com a sua proposta, interagindo, comentando, compartilhando resultados bem legais que podem sair! As pessoas gostam de seguir pessoas que estão mais próximas e que tem uma relação mais direta com os seguidores, isso ajuda a criar ali uma comunidade mais unida!

Criando listas com um objetivo específico, como o Caitober, criação da MadBoogie (que também é a imagem em destaque dessa matéria), você pode mostrar processos de criação de um projeto completo e também uma rotina de trabalho, que são coisas que atraem bastante a atenção de seguidores.

O Caitober estará de volta este ano e hoje mesmo a Amanda e o Gus, da MadBoogie, divulgaram como vai ser o desafio deles esse ano, o Pekitober!

Já tem visibilidade E engajamento? Você ainda pode se beneficiar!

Mesmo se você já tem um grande público e um engajamento bom, você ainda pode se beneficiar de participar de eventos de desenhos diários! Muitos artistas já criam conteúdos posteriores com os desenhos e resultados que fizeram em desafios assim, como vender os desenhos originais (como faz o Will Murai), editar todo o desafio como um artbook temático (como a Bianca Nazari fez em 2019, com o Pequeno Grande Zine da História da Arte), ou até coisas mais simples, como prints, postais, adesivos, etc.

Se você já interage com seu público, mostra seus processos, tem um conteúdo que interessa bastante e que é progressivo que as pessoas, quando você lançar algum produto com as artes que o pessoal acompanhou todo o processo e até participou junto, esse é um público que muito provavelmente vai querer ter, pelo menos, uma partezinha do seu trabalho na parede de casa <3

Arte do Will Murai para o Inktober
Arte da Bianca Nazari para o Pequeno Grande Zine da História da Arte

O Inktober, que é, com certeza, o desafio diário de desenho mais famoso do mundo, está a poucos dias de começar e, além da lista oficial do evento, ainda existem outras centenas de listas temáticas que vários artistas lançam também durante o mês de outubro! Bora participar?!

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