#Estudos #motivação

9 coisas para fazer naqueles momentos que você se acha um impostor

Giana
Publicado em
25 de maio de 2021

1. Respire

Pode parecer meio óbvio. Mas, se reparar atentamente ao seu corpo, vai ver que a respiração trava nesses momentos. Então, feche os olhos e se permita respirar fundo até sentir o ar enchendo seus pulmões. Faça isso quantas vezes achar necessário.

2. Criar é um risco

Ao se assumir artista, assumimos também o risco da criação. Criar é se expor. Criar é descobrir um pouco de si. Criar também é descobrir o sentido que a criação dá para nossa própria vida.

3. Aceite o erro

Esse processo também envolve erros. São as tentativas de criar que nos trazem a maturidade artística. Relaxe e curta o processo criativo tanto quanto ver suas obras finalizadas.

4. O erro não te define

Seja livre para criar. Você não precisa criar uma obra prima todo dia. O erro de hoje não define a sua carreira artística. Não seja injusto consigo mesmo, por mais que a síndrome do impostor queira te convencer disso.

5. Faça o que quer fazer

Respeite seu ritmo. Respeite seu corpo. O processo criativo é mais que uma coisa mental e às vezes, se movimentar ou estar em contato com outra linguagem artística pode te fazer entender como é a sua jornada artística individual. Isso vai ser muito importante quando vierem muitas dúvidas sobre a sua arte.

6. Se dê uma pausa

Já reparou na cor das folhas próximas da sua janela? Já parou para sentir o cheiro da sua bebida preferida? A pausa é tão necessária quanto os momentos de estudo e criação.

7. Crie seu próprio ritual para criação

O que funciona para você nos momentos criativos? Explorar músicas com outras  melodias? Sentir um aroma? Tomar um chá? Aguçar outras percepções sensoriais? Autoconhecimento é algo que soma muito e vai te ajudar a enfrentar os momentos em que você se sente um impostor. Descubra o que funciona para você.

8. Valorize as memórias que reforcem sua trajetória

Não se compare com os outros. Valorize a sua jornada e se for preciso, tenha por perto e visível, coisas que te lembram quem você é e das coisas que já fez. Olhe para isso sempre que duvidar de si mesmo.

9. Deixe fluir a sua criação sem julgamentos

Você tem aquele momento de criar por criar? Digo sem pressão, sem a justificativa de ter que fazer algo, simplesmente criar para se divertir.

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

O tempero criativo para uma arte inesquecível

Eu sei que você, assim como eu, em algum momento já deve ter pensado em uma ideia interessante mas não Ler mais

Um Guia de Criaturas Fantásticas e Imaginárias

Existem duas grandes categorias:  1. Anthro Animais com características físicas ou psicológicas humanas. 2. Feral Animais comuns (ex: cachorro, leão, Ler mais

Como melhorar sua curva de aprendizado e evoluir mais rápido

Quem nunca sentiu que tinha estagnado e não conseguia mais evoluir que taque a primeira pedra. Às vezes surge aquele Ler mais

6 dicas para se livrar do bloqueio criativo

Ninguém suporta ter que enfrentar um bloqueio criativo, principalmente quando você precisa terminar uma tarefa urgente. Mas se eu te Ler mais