#Estudos #pomodoro

Um Desafio de Arte Diferenciado

Allie
Publicado em
10 de agosto de 2021

Pra quem não me conhece sou o Allie, artista e responsável junto com a Gabi por toda estratégia e criação de conteúdo para as redes sociais da Revo, o famoso xoxomedia.

Alguns dias atrás estava em uma call com uns amigos, e estávamos conversando sobre iniciar na arte, na conversa também tinha alguns artistas que estavam começando agora. E algo que foi bastante citado era a importância de estudar os fundamentos!

E isso ficou na minha cabeça mesmo depois de ter acabado a conversa, eu tenho plena consciência que não dou a devida atenção para o estudos dos fundamentos, e a maior culpa dessa falta de atenção é porque, ou estou preocupado e criar um bom portfólio ou preocupado em produzir pra postar nas redes sociais.

Okay, okay... depois de muito sofrimento, eu entendi uma coisa:

Definitivamente eu preciso estudar mais dos fundamentos! Por isso resolvi criar esse desafio e porque não compartilhar com você?

BORA ESTUDAR FUNDAMENTOS!!! Brrrrrl!

O desafio basicamente consiste em estudar os fundamentos durante 3 meses todo dia e transformar isso em um hábito, mas já vou avisando pra galera do "poxa mas não tenho tempo..." pra relaxar que esse desafio é totalmente moldável pra qualquer pessoa.

Vamos dividir fundamentos em três grandes áreas:

Agora, usei o pomodoro pra contabilizar o desafio.

Daí fui para alguns cálculos: Se tenho 3 meses (em média 91 dias). No meu caso tirando a hora do trabalho e demais tarefas do dia, tenho de 2 a 4 horas livres diárias. Se um pomodoro equivale a 25 minutos, coloquei como meta fazer 3 pomodoros por dia (1H15Min). Como são três áreas e semana tem 7 dias (5 úteis) dividi da seguinte forma :

SEGUNDA - Gestual

TERÇA - Perspectiva

QUARTA - Gestual

QUINTA - Anatomia

SEXTA - Perspectiva

SEGESTÃO: você pode manter o seu fim de semana como uma pausa para descanso, mas se quiser manter o desafio mesmo neles, continue assim:

SÁBADO - Anatomia

DOMINGO - Gestual

Por semana se tudo correr como planejado eu vou ter estudado mais ou menos, 3H45MIN de Gestual, e 2H30MIN de Perspectiva e Anatomia. Em um mês eu vou fazer em média 6H de Gestual e 5H de Anatomia e Perspectiva. Pode parecer loucura tudo isso, mas veja bem, hoje em dia eu devo gastar de 2 a 4 horas pra finalizar um desenho (contando já os momento de querer desistir e que passo chorando kkkk)

Pra mim, é muito mais lucrativo usar esse tempo pra estudar, já que eu tenho consciência que preciso disso e que não estou dando a devida atenção. É igual tentar fazer um bolo e querer que ele cresça sem fermento, impossível!

Quando pensei nessa divisão, já considerei meu nível de preguiça e sabia que ficar mais de 1H em algo eu ia procrastinar e não fazer. Ficou bem tranquilo pra mim e você pode escolher o tempo que mais combine com sua situação. Se você tem meia hora livre por dia faz com essa meia hora. O importante é pensar como um todo e tentar fazer na maior quantidade de dias da semana.

Dicas que vão te salvar

  • Seja realista com você mesmo, se você nunca estudou os fundamentos não vai querer ser bonzão de uma semana pra outra;
  • Foca no que realmente você vai precisar, se seu foco não é personagem, tu não precisa pirar com anatomia!
  • Nada de exageros, pensei nesse desafio pra ser algo que eu fosse capaz de cumprir e que eu me divertisse com o processo e não que fosse um processo chato ou impossível de fazer, de desafio já basta ser brasileiro e artista kkkkkk.
  • Lembra sempre que se você tirar 4H pra estudar algo em um dia, tu vai ter que ter pique pra manter isso outros dias! Então vamos com calma tá?
  • Se tiver alguma dúvida de anatomia e gestual dá uma olhada no livro "Figure Drawing Design an Invention" do Michael Hampton (é por ele que vou estudar anatomia e gestual)
  • Se sua dúvida for de perspectiva o livro "How to Draw: Drawing and Sketching Objects and Environments from Your Imagination" do Scott Robertson
  • O Instagram do @etheringtonbrothers também tem mais de 5mil posts de diversos tópicos. Apesar de ter de tudo, é ótimo pra ver um resumão sobre alguns assuntos específicos.
  • Eu sei que vai ter momentos em que você vai querer postar o que você fez. Nesse momento abusa do "Silêncio Bruno!" kkkkkkkk brincadeiras à partes, a ideia é não focar em postar e sim em aprender. Então se ficar legal tu posta, nada de ficar fazendo estudo pra postar.
  • Tem dias que a gente não vai tá bem, e tá tudo certo! Lembra? O importante é o todo, então não vai tentar compensar horas não feitas em outro dia. Se não conseguiu, é passado! Já foi! Aceita! Agora é se preocupar com o dia atual.

Sempre bom relembrar:

Importante lembrar que aqui no revospace tem um curso gratuito de fundamentos de desenho!

Estudar junto pode ser mais legal!

As chances de você desanimar fazendo isso sozinho é beeeeem grande, então procura alguém que tope fazer com você, não precisa ser no mesmo horário ou dia mas só de você e outra pessoa estarem juntos já ajuda. Um vai motivando o outro e lembrando de fazer.

E eu não me excluo dessa! Quem quiser pode me chamar no Instagram no @oalliesantos ou me adicionar no Discord AllieSantos#3508 Vou adorar te motivar pra continuar estudando e também vou amar ser motivado hahahahaha! Bora fazer esse desafio ?!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Biblioteca Visual e Referencias

Toda arte e toda ideia precisa surgir de algum lugar e justamente como diria o meu professor de filosofia nada Ler mais

Coisas que nunca te disseram sobre procrastinação

Fala sério: provavelmente todo mundo é um procrastinador crônico, ou acabou sendo em algum momento da vida. Você sabe dizer Ler mais

Aqui está por que o perfeccionismo atrapalha a sua arte

Todos nós adoramos ver uma obra de arte — seja uma música, um filme, um livro — e sentir que Ler mais

O tempero criativo para uma arte inesquecível

Eu sei que você, assim como eu, em algum momento já deve ter pensado em uma ideia interessante mas não Ler mais