#Estudos #motivação

9 coisas para fazer naqueles momentos que você se acha um impostor

Giana
Publicado em
25 de maio de 2021

1. Respire

Pode parecer meio óbvio. Mas, se reparar atentamente ao seu corpo, vai ver que a respiração trava nesses momentos. Então, feche os olhos e se permita respirar fundo até sentir o ar enchendo seus pulmões. Faça isso quantas vezes achar necessário.

2. Criar é um risco

Ao se assumir artista, assumimos também o risco da criação. Criar é se expor. Criar é descobrir um pouco de si. Criar também é descobrir o sentido que a criação dá para nossa própria vida.

3. Aceite o erro

Esse processo também envolve erros. São as tentativas de criar que nos trazem a maturidade artística. Relaxe e curta o processo criativo tanto quanto ver suas obras finalizadas.

4. O erro não te define

Seja livre para criar. Você não precisa criar uma obra prima todo dia. O erro de hoje não define a sua carreira artística. Não seja injusto consigo mesmo, por mais que a síndrome do impostor queira te convencer disso.

5. Faça o que quer fazer

Respeite seu ritmo. Respeite seu corpo. O processo criativo é mais que uma coisa mental e às vezes, se movimentar ou estar em contato com outra linguagem artística pode te fazer entender como é a sua jornada artística individual. Isso vai ser muito importante quando vierem muitas dúvidas sobre a sua arte.

6. Se dê uma pausa

Já reparou na cor das folhas próximas da sua janela? Já parou para sentir o cheiro da sua bebida preferida? A pausa é tão necessária quanto os momentos de estudo e criação.

7. Crie seu próprio ritual para criação

O que funciona para você nos momentos criativos? Explorar músicas com outras  melodias? Sentir um aroma? Tomar um chá? Aguçar outras percepções sensoriais? Autoconhecimento é algo que soma muito e vai te ajudar a enfrentar os momentos em que você se sente um impostor. Descubra o que funciona para você.

8. Valorize as memórias que reforcem sua trajetória

Não se compare com os outros. Valorize a sua jornada e se for preciso, tenha por perto e visível, coisas que te lembram quem você é e das coisas que já fez. Olhe para isso sempre que duvidar de si mesmo.

9. Deixe fluir a sua criação sem julgamentos

Você tem aquele momento de criar por criar? Digo sem pressão, sem a justificativa de ter que fazer algo, simplesmente criar para se divertir.

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Biblioteca Visual e Referencias

Toda arte e toda ideia precisa surgir de algum lugar e justamente como diria o meu professor de filosofia nada Ler mais

Coisas que nunca te disseram sobre procrastinação

Fala sério: provavelmente todo mundo é um procrastinador crônico, ou acabou sendo em algum momento da vida. Você sabe dizer Ler mais

Um Desafio de Arte Diferenciado

Pra quem não me conhece sou o Allie, artista e responsável junto com a Gabi por toda estratégia e criação Ler mais

Aqui está por que o perfeccionismo atrapalha a sua arte

Todos nós adoramos ver uma obra de arte — seja uma música, um filme, um livro — e sentir que Ler mais