#carreira

Preciso trabalhar com o que amo pra ser feliz?

Allie
Publicado em
23 de março de 2021

Você com certeza já deve ter escutado a bendita frase “trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”, correto? Mas e se eu disser pra você que podem estar te enganando?

Hobby ou trabalho, eis a questão?

Imagino que, assim como eu, muitos artistas que estão lendo esse texto tiveram diversas experiências na infância que envolviam a arte, seja de desenhar durante as aulas ou até mesmo de sempre pedir para seus responsáveis lápis de cor e caderno para desenhar. Pois bem, muitos seguiram nessa linha de raciocínio e hoje trabalham com arte seja digital ou tradicional, enquanto outros já se “perderam” no caminho do ensino fundamental e médio e acabaram deixando um pouco de lado essa vontade, muitas vezes por pressões externas da família ou mesmo da sociedade de alcançar o tão comentado “sucesso” antes dos 30 (outra baita mentira).

É muito comum que artistas acabem seguindo por outro caminho que não seja o da arte, fazendo com o que a arte seja apenas um hobby e não um trabalho. Mas em algum momento você se questiona se valeria a pena transformar esse hobby em trabalho, já que sempre foi seu sonho.

As desvantagens de trabalhar com seu hobby

Talvez a principal desvantagem seja que aquilo pode deixar de ser seu hobby em algum momento, pois tendo que lidar com toda a cobrança de prazos de entrega e de alterações de clientes, chega um momento que desenhar vai virar uma obrigação e você não poderá se dar o luxo de dizer “hoje não tô tão afim de desenhar assim” pois isso não será mais visto como um hobby que você pode deixar de lado, ou fazer quando estiver mais de boa, se tornará um trabalho e como tal trará grandes responsabilidades e burocracias que você nem imagina para resolver.

Temos até um episódio da Sala 1604 em que falamos um pouco sobre essa parte burocrática e vale muito a pena escutar se não ouviu ainda!

#193 - Como transformar seu hobby em profissão

As vantagens de trabalhar com seu hobby

Bom… parece meio clichê mas, a maior de todas as vantagens é realmente estar fazendo algo que se ama, que você sente prazer fazendo e que, mesmo em momentos ruins, você consegue tirar algum aprendizado,seja lidando com um cliente tóxico (que pede diversas alterações sem motivo) até focar em aprender técnica específicas para melhorar cada vez mais seu processo de produção.

Não estou dizendo que você não terá frustrações, na verdade você pode até ter muitas frustrações, por ser algo que você almeja muito alcançar (ser um artista) mas que mesmo com esses momentos ruins você ainda está satisfeito com você mesmo por ter seguido seu sonho.

Então a melhor opção é trabalhar com meu hobby?

Essa resposta só quem vai ter é você mesmo! Agora irei contar uma experiência minha e como hoje eu lido com essa ideia de ser ou não um artista profissional. Em 2016 lá estava o Allie adolescente pronto para enfrentar o mundo adulto e uma faculdade… mentira kkkkk eu estava mega apavorado e nem tinha a mínima ideia do que eu ia fazer da minha vida! Tive uma nota razoável no Enem e pasme, eu amava exatas, logo pensei (com ajuda de pressões familiares) que a melhor opção era eu fazer engenharia civil, eu seria rico! (Que inocente kkkk). 

Não durei 6 meses nesse curso e o mais engraçado é que eu era o próprio estereótipo da galera de humanas, o cabelo colorido, usava umas jardineiras e claro, adorava desenhar… Bom, passados esse primeiro semestre percebi que tinha feito besteira e larguei engenharia para fazer publicidade e propaganda, agora sim me encontrei, certo? Em partes... confesso que o curso me frustrou bastante pois não era nada do que eu imaginava e eu nem precisava desenhar, mas de acordo com o que fui avançando nos períodos percebi que existiam várias coisas que eu gostava além do desenho e que tinha interesse de trabalhar com aquilo. 

Consegui me formar e o desenho ficou sempre de lado, mas ainda com o peso de “preciso ser bom o suficiente pra entrar no mercado e ser artista” e isso sempre me fez mal, pois eu me cobrava tanto que meus desenhos nunca estavam bons. Até que só agora em 2021 eu percebi duas coisas: eu não preciso trazer essa pressão do trabalho para o ato de desenhar e eu já estou trabalhando em algo que é ser social media da Revo e, apesar de eu não passar horas desenhando, me satisfaz tanto quanto!

A partir do momento que eu dividi dessa maneira, e entendi que eu queria sim desenhar heróis, criar personagens, histórias e por aí vai, mas não com a obrigação de um trabalho e ainda descobri que existia uma área da arte que essa sim, eu me imaginava tendo que lidar com a obrigação de um Job, essa é a área de NSFW.

O que eu quero dizer com toda essa história?

Eu super acredito que quase todos vocês que seguem a Revo tem esse sonho de trabalhar com arte o que eu peço que sempre façam é uma pausa pra entenderem o que significa transformar algo que você tem como hobby em um trabalho e se você tá afim disso. 

Trabalhar com arte não é mágico, é tão real quanto qualquer CLT por aí, claro que você vai estar trabalhando com o que gosta, mas você precisa entender se quer mesmo isso. E isso não é uma resposta temporal, que você decidiu hoje e nunca mais pode mudar, a todo instante você pode alterar isso, se eu decidir hoje que “ah… não quero mais trabalhar com social media, eu quero desenhar pra jogos” é possível isso rolar, e basicamente eu vou seguir o ritmo da coisa, porque nada na sua vida é imutável quando se trata de escolhas e trabalho.

Então tente tirar isso de aprendizado, procure entender se é isso mesmo que você quer, e mesmo se for trate o processo com leveza e calma.

Uma dica pra quem tá no começo ainda

Mas claro, grande parte do motivo de eu chegar a essas conclusões hoje foi porque já passei pela faculdade, e diversas experiências inclusive de trabalho que me fizeram ter esse ponto de vista. Se você ainda está decidindo qual faculdade seguir ou se vale mesmo a pena se você quer mesmo trabalhar com arte, tem uma live que rolou no instagram da revolution que pode tirar várias dúvidas sua. 

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Porque você deveria aprender Blender?

A modelagem 3D e as diversas ramificações que partem dela são alguns dos mercados que mais crescem na área de Ler mais

Como ser artista nas redes sociais?

Se você já acompanha o nosso podcast, o Sala 1604, já deve ter visto que esses dias chamamos a Rafa Ler mais

4 passos para abrir seu MEI de artista!

Você, que é artista e está pensando em entrar no mercado de trabalho com certeza já deve ter se perguntado: Ler mais

Tudo o que você precisa saber sobre Crypto Arte e NFT

O que é isso de Crypto Arte que tá todo mundo falando??? Já falamos um pouco no nosso Instagram e Ler mais