21 dicas para sobreviver a 2021

Giana
Publicado em
14 de janeiro de 2021

Reunimos os membros da Revocrew para fazer uma lista que vai te ajudar a atravessar mais esse ano que começa.

1. Beba água.

Manter o nível de hidratação em dia com certeza é o primeiro passo. A Ana acrescenta: beba muita água!

2. Mantenha a autocobrança longe de você!

A gente sabe que tem um monte de artista procrastinador por aí… Mas, é fundamental encontrar o equilíbrio para evitar cobranças excessivas e que vão acumular a ansiedade. O Allie também recomenda não se cobrar demais se não estiver bem para fazer algo. A realidade é que ninguém está no seu normal. 

3. Use máscara e álcool gel.

Cuide-se! A Giulia lembra que se puder, fique em casa. Sabemos que todos nós estamos loucos de vontade de nos aglomerar. E que tal guardar essa vontade para aglomerar no Topia ou para reunir seus amigos?

4. Respire.

Ok, eu sei que se você está lendo esse texto, está respirando. Mas, quando bater o desânimo, não esqueça de respirar fundo e quantas vezes for preciso. Se permita sentir. Se permita chorar.

5. Crie!

Experimente criar sem a intenção de fazer alguma grande obra. Você cresce enquanto artista e pratica sua liberdade de expressão, que não deixa de ser um caminho para o seu estilo próprio..

6. Arrume seu cantinho de estudo.

Que tal valorizar o seu cantinho de estudo pra deixar ele com a sua cara e com coisas que te inspiram? 

Você pode pesquisar por itens que deem uma sensação de aconchego, sei lá uma plantinha, uma vela aromática. Hoje em dia o que não faltam são opções. Você só precisa descobrir o que funciona com você.

7. Cuide da sua saúde mental.

Faça acompanhamento psicológico sempre que possível e não tenha receio de buscar redes de apoio.

8. Seja o seu padrão de referência.

A Giulia lembra da importância de não comparar a qualidade do seu trabalho com a do trabalho dos outros, mas sim, com você mesmo de meses ou anos atrás.

9. Você é o que você come.

Sobreviver só de pizza ou miojo por mais de 2 dias não é uma boa ideia, recomenda o Lucas.

10. Crie com o que você tem agora!

Não espere ter os equipamentos ou habilidades desenvolvidas para começar a produzir. O Eli lembra que todo sonho sem planejamento é só um desejo e que é importante se organizar para realizar os seus projetos.

11. Tenha paciência com os seus processos criativos.

Os resultados não são imediatos. Com certeza, aquela pessoa que você admira levou anos para chegar onde está hoje. Você pode começar de onde está e é altamente recomendável não pular etapas.

12. Respeite os limites da sua produtividade.

Evite passar muito tempo em redes sociais tóxicas ou ficar se cobrando demais por uma mega produtividade, lembra o Allie.

13. Mantenha contato com a comunidade artística.

Está se sentindo sozinho e sem ninguém pra conversar? Vai lá no Discord do Topia conversar com a galera e relembrar a troca que existe no evento presencial. Tem vários grupos se reunindo também para estudar em redes como o Discord.

14. Prepare uma bebida que você gosta.

Parar um momento do dia para tomar uma bebida que você gosta pode ter efeitos relaxantes inimagináveis. Vai por mim.

15. Diminua o uso do celular.

Além da luminosidade ser prejudicial ao sono, notícias ruins que passam pelo feed podem ser gatilhos para a ansiedade e a depressão. Aproveita e vai lá ouvir o Sala 1604, ver um Revodocs, ler uns textos no Revo Space…

16. Aprenda ou pratique algo novo.

A sensação de estar em movimento aprendendo algo novo e quebrando a rotina, mesmo que estejamos dentro de casa, pode te ajudar com os limites que todos estamos vivenciando nestes meses.

17. Não esqueça que tudo bem não estar bem.

Não precisamos estar bem, dispostos e criativos o tempo todo. Não é saudável quando você não respeita os limites do seu próprio corpo.

18. Fortaleça a comunidade artística.

Apoie artistas novos, projetos de artistas que você gosta, compartilhe e divulgue o trabalho de outros artistas e troque feedbacks. Toda a comunidade artística ganha quando se fortalece.

19. Aprecie o silêncio.

Há quem defenda por aí que o cérebro só descansa quando está no silêncio. E sabemos que um cérebro relaxado é bem importante na hora de estudar e criar. Quantas vezes você tem ficado em silêncio?

20. Valorize a reciprocidade.

Seja recíproco com as pessoas ao seu redor e tenha por perto quem também é recíproco com você.

21. E principalmente LEMBRE QUE VOCÊ É VÁLIDO! VOCÊ IMPORTA SIM! VOCÊ É INCRÍVEL! (dica de ouro do Eli que é sempre bom relembrar)

* colaboraram neste texto: Ana, Giulia, Allie, Eli e Lucas

A imagem destaque dessa matéria é uma arte da ilustradora estadunidense Samantha Shieh, não esqueça de dar uma passada lá no Instagram e ArtStation dela para conhecer mais do seu trabalho!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Toon Boom, o software para contadores de histórias 2D

Toon Boom Animation é um software capaz de desenvolver animação e storyboard para filmes, programas de tv, jogos, aplicativos, e Ler mais

Engines para o Desenvolvimento de Jogos

Não é segredo que o número de produções independentes*, não apenas no universo dos games, têm crescido muito nos últimos Ler mais

Livros Recomendados por César Rosolino e Mike Azevedo

Se você acompanha as atividades da Escola R.evolution em qualquer rede social, já deve ter ficado sabendo do nosso workshop Ler mais

Afinal, o que é Humanização de Personagens?

Já ouviu falar em humanização de personagens? Todos nós conhecemos e adoramos dezenas de personagens que são animais ou objetos, Ler mais