#pintura digital

Os Melhores Apps de Desenho para Celular

Giulia Marchi
Publicado em
28 de novembro de 2020

Começar na arte digital pode ser um desafio, os melhores equipamentos e softwares disponíveis não tem lá o preço mais acessível do mundo, ainda mais se você está apenas no começo, experimentando, e ainda não tem certeza sobre o que fazer. 

Nós já falamos aqui de alguns softwares gratuitos que você pode baixar no seu computador para começar, mas, se você acompanha nosso podcast Sala 1604, convidamos os artistas Mikhail Rodrigues e Alexandre Oliveira para falarem um pouco do seu trabalho, já que eles iniciaram suas carreiras desenhando com o mouse e no celular! Os melhores softwares para arte digital em um computador todos nós já conhecemos, mas hoje vamos apresentar aqui para vocês os 5 melhores apps para fazer desenho e pintura digital no celular!

Autodesk Sketchbook

O Autodesk Sketchbook é, com certeza o aplicativo grátis de desenho e pintura digital mais famoso que existe! Já falamos dele aqui no site, quando apresentamos alguns dos melhores softwares gratuitos para quem está começando, porque ele é compatível com computadores, tablets e até celulares! Em uma olhada por cima na versão para celular, você percebe que o espaço de trabalho dele é bem minimalista, até porque, quando falamos de fazer arte no celular, nenhum espaço da tela pode ser desperdiçado! As ferramentas são todas acessadas por atalhos que ficam bem discretos na tela principal, mas todas as funções disponíveis nas versões para PC e Tablet também estão aqui! 

O app tem sistema de camadas, dezenas de brushes disponíveis e personalizáveis, seleção de áreas, gravação da tela, entre outros tantos recursos! Ele está disponível para download em iOS e Android. Confira aqui algumas fotos:

MediBang Paint

O MadBang Paint já de cara tem um diferencial dos outros, que é um função bem simples para fazer quadros para histórias em quadrinhos! Se você tem interesse em, histórias em quadrinhos, tirinhas, etc, vale muito a pena baixar o app e dar uma olhada nessa função!

além dela, o app é bastante completo, tem uma certa variedade de brushes, sistema de camadas, além de outras ferramentas básicas de softwares de desenho e pintura digital.

Ele está disponível para download em iOS e Android. Confira aqui algumas fotos:

Procreate Pocket

O Procreate é um app extremamente famoso, por ser uma das melhores opções para fazer arte digital em IPad’s, mas que não é compatível com celulares, mesmo da Apple. O que poucos sabem é que existe uma versão compacta dele, é que compatível com os celulares da Apple, além dos IPad’s! O Procreate Pocket é uma versão mais simples do app, que é paga, mas é mais barata do que o app principal. Tem dezenas de brushes diferentes, além de possuir aquela famosa ferramenta de preenchimento, que é uma das melhores que você pode encontrar! 

Ele está disponível para download apenas em iOS. Confira aqui algumas fotos:

IbisPaint X

O IbisPaint X também é um dos apps mais famosos para desenhar no celular! O layout da página é um pouco mais cheio e rústico do que o do Autodesk, por exemplo, mas você não é prejudicado por causa disso, todas as funções que ele trás você consegue achar bem intuitivamente. Assim como os outros, ele também tem dezenas de brushes disponíveis e personalizáveis, sistema de camadas, seleção de áreas, entre outras funções que você também acha em softwares para PC.

Ele está disponível para download em iOS e Android. Confira aqui algumas fotos:

Infinite Painter

O Infinite Painter tem um layout bastante parecido com o Autodesk Sketchbook, bem limpo, com bastante área de trabalho e com as ferramentas mais discretas, mas de fácil acesso. Suas funções e ferramentas são quase as mesmas dos outros apps que falamos antes aqui, mas seu principal diferencial é a possibilidade de, além de personalizar os brushes, você pode criar o seu próprio aqui, ele oferece configurações avançadas para que você crie seu brush ideal!

Ele está disponível para download em iOS e Android. Confira aqui algumas fotos:

Agora, se você quiser saber mais sobre desenhar no celular, corre lá no episódio #183 do Sala 1604 que o Alexandre Oliveira estava falando sobre o trabalho dele com essas ferramentas! Não deixe de dar um pulo lá no Instagram dele e conhecer um pouco do seu trabalho porque eu tenho certeza que você vai se espantar com o que ele faz apenas com o celular!

Por fim, mas não menos importante, existem diversos outros apps de desenho para celular e é importante que você use um que você goste e se adapte bem para o seu trabalho! Por isso aqui vai uma listinha rápida com outros apps de desenho que você pode dar uma olhada =)

  • Tayasui Sketches
  • PicsArt Photo Studio
  • Art Flow
  • Painter Mobile
  • Silk Paints
  • Kaleidoo Paintor
  • Clover Paint
  • Sand Draw Free
  • Sketch Master
  • PaperDraw
  • DotPic
  • Free Draw
  • Finger Colors
  • Draw!
  • Sketchbook Express
  • ArtFlow

E ai, você já fez arte digital pelo celular? Conta a sua experiência aqui nos comentários pra gente!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Comment 1

Avatar
yangkai

Ótimas dicas!
eu tenho crescido usado para Medibang Paint Pro e agora é meu programa favorito para pintar digitalmente.
Uso um mesa digitalizadora XP-Pen ( https://www.xp-pen.pt ) que é compatível com Android. Não é uma Wacom, mas ajuda.

março 23, 2022
Softwares Gratuitos Para Quem Está Começando

Quando começamos a trabalhar com arte digital sempre nos deparamos com a grande questão: que software usar? Às vezes ainda Ler mais

O que é Pintura Digital?

Sumário Para que as coisas não fiquem muito confusas, também reorganizamos o nosso sumário. Para ir até a sessão desejada, Ler mais