#história em quadrinhos

Hugo Canuto: Deuses da Cultura Afro-Brasileira e Heróis dos Quadrinhos

Giulia Marchi
Publicado em
09 de setembro de 2020

Hoje vou apresentar para vocês um pouco do trabalho do quadrinista e ilustrador brasileiro Hugo Canuto. Suas HQ’s estão se tornando algumas das publicações independentes de maior sucesso entre os publicações nacional!

Hugo nasceu em Salvador, na Bahia, e é arquiteto de formação, pela Universidade Federal da Bahia. Em 2012 mudou-se para o Canadá e hoje mora na cidade de São Paulo.

Quase todos os seus trabalhos tem referências diretas à cultura baiana e afro-brasileira, a qual ele cresceu inserido e se identifica.

Ele é autor de quadrinhos como a coletânea Máquina Zero 2 e A Canção de Mayrube, uma aventura inspirada na mitologia dos povos nativos da América.

Mas, sem dúvida, seu projeto de maior sucesso é Contos dos Orixás, uma história em quadrinhos que conta as histórias dos Orixás, divindades das religiões de matriz africana, em especial a mitologia Yorubá, mas como super heróis, como os da Marvel ou DC Comics.

Hugo sempre foi um fã das grandes sagas de heróis, como Marvel e DC, e isso, junto com A Canção de Mayrube, o inspirou a fazer algumas artes que recriavam capas dos quadrinhos Marvel dos anos 1960, que foi uma homenagem aos 99 anos do quadrinista Jack Kirby, com algumas dessas figuras da mitologia Yorubá que teriam alguma relação com alguns dos heróis.

As ilustrações fizeram tanto sucesso que Hugo começou a desenvolver os Contos dos Orixás, ainda em homenagem à Jack Kirby, com uma estética que é diretamente inspirada nos quadrinhos clássicos da Marvel. O projeto foi financiado em 2017 e voltou ao financiamento coletivo no início de 2019, para uma segunda edição, e arrecadou 757% do seu objetivo!

“Era um tempo de reis e heróis sobre a terra…ali, entre o oceano seco de areia e as florestas de chuva, havia um mosaico de povos cujas cidades, feitas de marfim e bronze amavam a guerra e o comércio com a mesma intensidade…artesãos, sábios e feiticeiros, que marcaram para sempre dois continentes.”

As histórias apresentam as personagens da mitologia afro-brasileira mais como super-heróis do que como deuses e divindades, mas respeitando preservando as características das personagens e suas origens.

Descubra mais do seu trabalho:

Não esqueça de seguir o o trabalho do Hugo Canuto em seu Instagram e site oficial para ficar sabendo mais sobre o seus novos lançamentos!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Tapas, um Site Para Você Compartilhar Suas Webcomics

Tapas, antigamente conhecido como Tapastic, é um sindicato webtoon criado pelo empresário sul-coreano Chang Kim em outubro de 2012. Operado Ler mais

Bienal de Quadrinhos Online Começa AMANHÃ!

O maior evento de histórias em quadrinho do sul do Brasil está chegando! A Bienal de Quadrinhos de Curitiba acontecerá Ler mais

Narrativas Silenciosas de Ju Loyola

Você já conhece a Ju Loyola? NÃO? Então vem aqui que você precisa conhecer essa ilustradora e quadrinista maravilhosa e Ler mais

Entrevista com Marcelo de Oliveira – UCMComics

Nesta entrevista, conversamos com Marcelo de Oliveira. Ilustrador profissional, quadrinista, escritor e arte educador, e um dos fundadores do estúdio Ler mais