#animação #cinema

Stop Motion Como Você Nunca Viu

Giulia Marchi
Publicado em
24 de julho de 2020

O Stop Motion é a técnica mais antiga do cinema e da animação e que é usado até hoje na produção cinematográfica. Você com certeza já viu um filme, curta ou série animada que foi feita dessa maneira. Dezenas de grandes produções do cinema, entre as mais clássicas, os mais novos e os independentes usam essa técnica a décadas.

Essa matéria é para você que, assim como eu, adora conhecer um pouco de como assas animações com estéticas tão incríveis são feitas, com vários vídeos making of de algumas das maiores produções em Stop Motion!

Ver essa foto no Instagram

How I animated the 🎃🎃🎃 👉 Full video link in bio #stopmotion #animation

Uma publicação compartilhada por Kevin Parry (@kevinbparry) em

Mas o que exatamente é Stop Motion?

O termo significa “movimento parado” e é exatamente isso o que acontece desse tipo de produção, na animação, a técnica também é chamada de frame a frame. Nela são feitas centenas e milhares de imagens ou fotografias (chamadas de quadros) que, quando passadas em sequência, fazem a ilusão do movimento para o filme ou animação.

Para que essa impressão de movimento pelas fotografias seja bem sucedida, o padrão é que sejam feitas 24 cenas para cada segundo da animação. Por décadas, o stop motion foi usado em todos os tipos de produções cinematográficas, filmes live action, animações 2D em desenhos, séries de televisão, e animações com bonecos, como um recurso que supria a carência de tecnologias para efeitos especiais, mas hoje, que a falta de tecnologias para efeitos especiais não é um problema, as produções em stop motion são feitas principalmente com bonecos em miniatura e é explorada e valorizada por si só.

E de onde surgiu isso?

O stop motion surgiu a partir da fotografia analógica e possibilitou a origem do cinema, já que no início ele era nada menos do que uma sequência de fotografias passadas em alta velocidade. Outros aparelhos também tinham efeitos muito semelhantes à técnica, mas não eram ferramentas cinematográficas, como o Zoetrope e o Praxinoscope.

A primeira animação em stop motion da história foi Humpty Dumpty Circus, de J. Stuart e Albert Smith, e foi produzida em 1899 com as bonecas de suas filhas. Infelizmente, essa filmagem foi perdida em um incêndio e não é possível assisti-la, mas seu legado foi passado adiante.

Imagem da animação "Humpty Dumpty Circus"

Mas um dos principais precursores do cinema e do stop motion foi o ilusionista francês Georges Méliès, que começou a desenvolver e aprimorar a técnica, integrando-a com seu trabalho como mágico. Méliès usava o stop motion como um recurso para sua ilusões, como fazendo pessoas aparecerem ou desaparecerem magicamente nas filmagens
Mais tarde acabou se tornando um dos primeiros e mais importantes cineastas, com filmes bastante inovadores e ousados para a época, como seu maior sucesso Viagem à Lua, de 1902.

Outros clássicos do cinema também utilizaram o stop motion como um recurso para fazer efeitos únicos e fantásticos, que até então não tinham nenhuma outra tecnologia que os tornava possíveis, como em King Kong (1933) e na animação soviética The New Gulliver (1935).

Com o passar dos anos, mais e mais pessoas aprimoraram o stop motion, enquanto a passagem de quadros foi se tornando praticamente imperceptível, como em Star Wars - O Retorno dos Jedi, até que novos meios para filmagem fossem desenvolvidos na década de 1990. Nesse vídeo, você pode ver um pouco de como foi feito a animação stop motion na trilogia clássica de Star Wars, e outros filmes também, contador por Phil Tippett, animador responsável por isso:

Grandes produções animadas em stop motion

Mesmo com o cinema digital, o stop motion nunca foi totalmente abandonado ou substituído, assim como aconteceu com diversas outras técnicas artísticas ao longo da história, o surgimento de técnicas mais práticas permitiu que o stop motion fosse cada vez mais explorado como uma técnica única e diferenciada. Hoje, quem produz esse tipo de imagem, tenta explorar e evidenciar a passagem de quadro a quadro como uma ferramenta e elemento cinematográfico.

Imagem do making of do filme "Kubo e as Corcas Mágicas", do Studio Laika

Não temos como falar se Stop Motion sem falar também de Tim Burton! Ele criou e dirigiu alguns dos filmes animados com stop motion mais icônicos e bem sucedidos, como Nightmare Before Christmas, Corpse Bride, Vincent, Frankenweenie, entre outros , que também levam seu estilo único e inconfundível. aqui você pode ver um pouco do making of de Nightmare Before Christmas:

Coraline, o livro de Neil Gaiman, também ganhou uma adaptação cinematográfica em stop motion, que levou a história de um sucesso literário e em quadrinhos para um sucesso nos cinemas e uma das maiores referências do stop motion. Coraline é uma produção do Studio Laika, que, na época, era um pequeno estúdio de animação e graças ao filme se tornou uma produtora referência no campo do stop motion. Aqui você também pode ver um pouco de como tudo isso foi feito:

Muito comum do mundo do cinema stop motion são filmes e desenhos animados feitos em “massinha”.
Com certeza sua infância também foi marcada pela animação A Fuga das Galinhas! Dirigido por Nick Park, esse e outras produções do diretor foram grandes sucessos no cinema e televisão, A Fuga das Galinhas é o maior de seus sucessos, mas também temos outros como Wallace & Gromit (os 3 filmes), O Homem das Cavernas e a série de TV Shaun, o Carneiro. Aqui você confere um pouco de como esses filmes foram produzidos:

Kubo, ParaNorman e o Studio Laika

O Studio Laika é simplesmente o maior estúdio de animação voltado exclusivamente para o stop motion, responsável por algumas das maiores produções do gênero.
O estúdio estreou com o ousado projeto do filme Coraline e o Mundo Secreto, que se tornou a animação em stop motion de maior duração, até bater seu próprio recorde em 2016, com o filme Kubo e as Cordas Mágicas.
Kubo e as Cordas Mágicas é a maior animação do gênero, e talvez uma das mais bem produzidas também! Mesmo antes da estreia, em outubro de 2016, os trailer e os vídeos making off lançados já davam um pouco da dimensão do longa metragem e criavam uma grande expectativa nos fãs de stop motion e do estúdio, que foram atendidas =)
Confira um pouco do making off de Kubo aqui:

Outras produções do Studio Laika são ParaNorman, de 2012, que também fez bastante sucesso nos cinemas, Boxtrolls, de 2014, que, apesar de não ter tido tanto sucesso quanto os outros filmes do estúdio, não perde nem um pouco em qualidade de produção e história, e Link Perdido, o lançamento mais recente do estúdio, que foi ganhador do Globo de Ouro de Melhor Animação no começo de 2020!

Cena do filme "Link Perdido" - uma produção do Studio Laika

Animadores independentes fazendo o role acontecer agora

Fora as grandes produções cinematográficas e milionárias, diversas pessoas estão aí fazendo curtas, vídeos, e outros conteúdos independentes muito interessantes em stop motion por aí.
Os curtas animados têm ganhado bastante destaque nos últimos anos e os curtas em stop motion também não ficaram para trás. The Maker e Zero não dois deles, que foram feitos com bonecos para animação e Captain 3D, além dos bonecos animados, também usa um cenário real. Você pode assistir os três aqui:

CAPTAIN 3D from Patator on Vimeo.

No mundo da música, o stop motion também faz sua contribuição. Os clipes das músicas Not Your Fault, do Awolnation, e Obssession, do OK Go, são duas produções para clipes musicais e que também são excelentes stop motions:

O instagram também se tornou uma plataforma para compartilhar trabalhos e vídeos, inclusive em stop motion! O perfil The Tiny Chef usa esse pequeno boneco, um chef de cozinha, e conta um pouco das suas aventuras e peripécias, enquanto a animadora Alina Golovleva do estúdio SoDaze divulgam um pouco do seus trabalhos no perfil, confira abaixo:

Um pouco mais só para fechar com chave de ouro! O artista estadunidense Jim McKenzie usou o stop motion para fazer um videozinho, com mais de 7000 fotos, do making off de uma das suas incríveis esculturas, “Friends With Death”. Além dessa, seu canal no YouTube também está repleto de vídeos semelhantes com outras esculturas. Confira:

Quer saber mais sobre a história dos stop motion, como ele é feito hoje e outras informações? O canal Culturas Insanas tem uma playlist completa sobre stop motion, que você pode acessar AQUI!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Filmes Para Refletir Sobre a Arte

1 - Soundtrack O que é arte? Qual é o valor da arte? A ciência é mais importante que a Ler mais

Assista Hair Love – O Curta Sobre Cabelos Crespos e Aceitação

O curta metragem animado Hair Love é uma das obras recentes que mais fez meu coração derreter de amor! O Ler mais

Como “Corra!” Criou uma nova Perspectiva do Terror

Neste texto, Michael Tucker analisa como Corra! usa e subverte as regras do terror a fim de trazer uma nova Ler mais

Número de Filmes Dirigidos Por Mulheres no Top 100 em 2019 é o Maior da História!

Podemos dizer que o ano de 2019 foi recorde em filmes dirigidos por mulheres no top 100 filmes de maior Ler mais