#modelagem 3D

Como Criar a Casa dos Weasley em 3D

Ândria Kamninski
Publicado em
20 de julho de 2020

O artista brasileiro Rafael Chies trabalhou durante dois meses produzindo um incrível render 3D da casa dos Weasley, chamada “A toca” (de Harry Potter). Atualmente Rafael mora em Florença, na Itália.

Além de ter feito uma obra incrivelmente bem trabalhada e finalizada, Rafael também disponibilizou vídeos do processo de criação completo! O tutorial é dividido em 3 vídeos, com dicas, truques e instruções de como criar o modelo 3D da casa. O conteúdo instrutivo dos vídeos é bem completo, indo desde a blocagem até os detalhes e as decisões de como elaborar a composição final.

PARTE 1 - BLOCAGEM, MODELAGEM E ESCULTURA

Nessa primeira parte, Rafael fala de como é importante ter suas referências e inspirações para começar um trabalho, pois é muito frustrante começar um trabalho 3D sem nenhuma referência. Ele também lembra que você deve criar a sua própria versão da coisa em questão, e não apenas recriar algo em cima do que já existe.

Sobre a blocagem, ele lembra que é necessário começar com apenas formas bem básicas, pois não é hora de modelar ainda. Rafael diz que não se deve apressar esse estágio, e definir bem as formas e designs primordiais do modelo. Do contrário, você pode acabar deixando algo errado no início e prosseguir sempre tendo a impressão de que algo está errado no modelo, mas não conseguir entender o que é.

Ao passar para a modelagem, ele lembra que é necessário sempre começar cuidando de todos os cantos do modelo para que eles não sejam graus de 90°, pois no mundo real nunca existem graus perfeitos de 90°, mesmo que pareça que seja.

Sua dica principal sobre escultura é que você não deve subdividir o modelo se você não realmente precisar muito fazer isso, pois o modelo fica muito pesado e difícil de trabalhar.

PARTE 2 - MATERIAIS E LAYOUT

Nessa parte, Rafael explica como reproduzir materiais e fazer texturas usando o Substance Painter, e também explica algumas noções de pintura, focando principalmente em técnicas para pintar madeira.

Em relação ao layout, Rafael lembra que você deve olhar a cena como um todo. Sempre considerando o jeito como a obra vai ser vista como um todo, para não sobrecarregar a cena com muitos detalhes pequenos por todos os lados. Composição é sempre importante!

PARTE 3 - ILUMINAÇÃO E COMPOSIÇÃO

Nessa parte final, Rafael começa lembrando que o foco da iluminação deve ser sempre no ponto central e mais importante da imagem – nesse caso a casa. É importante evitar distrações no resto da imagem, e deixar o objeto principal sempre bem visível. Ele também recomenta trabalhar sempre com 32 bits, para que você tenha mais controle e informação para a pós-produção.

Depois de ter o render final, é sempre importante olhar para a composição da imagem, ver se tudo funciona do jeito que você imaginou, e se as cores ajudam a passar o sentimento e criar o clima que você deseja para a imagem. Ele recomenda testar diferentes combinações de cores no Photoshop, e depois voltar para o Substance Painter. E nunca postar o seu trabalho com os olhos cansados de tanto trabalhar! Sempre faça uma pausa antes de tomar as decisões finais.

Veja o resultado final:

Fonte: Wacom

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Como usar Modelagem 3D para Concept Art?

Sim! É isso mesmo que você leu!  Quando pensamos em concept art, pensamos quase que exclusivamente em arte 2D, mas Ler mais

Artistas que trabalham com Blender

Thomas Berard Thomas é um artista australiano que faz diversas animações no Blender que são de arrepiar qualquer um de Ler mais

Porque você deveria aprender Blender?

A modelagem 3D e as diversas ramificações que partem dela são alguns dos mercados que mais crescem na área de Ler mais

4 passos para abrir seu MEI de artista!

Você, que é artista e está pensando em entrar no mercado de trabalho com certeza já deve ter se perguntado: Ler mais