#história em quadrinhos

Conheça essas Incríveis Histórias em Quadrinhos LGBTQIA+

Giulia Marchi
Publicado em
30 de junho de 2020

As histórias em quadrinhos estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e seu público e produtores ficaram muito mais abrangentes e diversos nos últimos anos. Consequentemente, estão surgindo mais e mais HQs com histórias e personagens para todos os tipos de público!

As narrativas criadas com temáticas feministas e LGBTQIA+ estão no centro dessa mudança e vêm para mostra, de um jeito bastante acessível e atrativo ao público, histórias que não eram contadas antes.

Por isso, separamos alguns artistas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ e vamos compartilhar com vocês aqui um pouco dos seus trabalhos mais recentes!

Histórias Quentinhas Sobre Sair do Armário

Um projeto conjunto entre as ilustradoras Annima de Mattos, Aline Lemos, Ellie Irineu e Renata Nolasco, Histórias Quentinhas Sobre Sair do Armário é uma coletânea de quatro histórias sobre identidade, descobrimento e aceitação, com o objetivo de mostrar finais felizes para histórias de pessoas LGBTQIA+ , incentivar esse público a correr atrás de seus próprios finais felizes e que vale a pena viver sendo quem você realmente é.

Este projeto foi realizado graças a um financiamento coletivo e lançado durante a Poc Con de 2019. Na sua página do Catarse você pode saber mais sobre ele.

Gays & Videogames

Gays & Videogames é uma fanzine que retrata pequenas histórias de casais que também tem um amor em comum por jogos. Ilustrada pelo artista Bruno Freire, o projeto surgiu de uma série de ilustrações que ele postava em suas redes sociais e que tiveram uma resposta muito positiva e que, mais tarde, viraram uma publicação.

Diversas das ilustrações são baseadas na vivência pessoal de Bruno com seu marido, que também são um casal apaixonado por videogames <3

Você pode saber mais sobre Gays & Videogames nessa entrevista de Bruno para o UOL Start.

Pequenas Felicidades Trans

Essa publicação também é fruto de uma campanha de financiamento coletivo e se trata de uma pequena autobiografia da autora, Alice Pereira, ilustradora e escritora, que é uma mulher trans.

Apesar dos avanços que tivemos nos últimos anos com relação às pessoas transgênero, eles ainda são uma minoria numérica e representativa muito marginalizada, Alice entra com este projeto para mostrar sua própria história, que condiz a de diversas outras pessoas, de ponto de vista de alguém que viveu todo o processo de transição de gênero.

Leona Pop

Leona Pop é uma HQ sobre uma Drag Queen e o mundo em que essas artistas vivem, com suas competições, superação e aceitação.

Escrita por Leo Himura e desenhada por Dani Bolinho, essa publicação é uma parte de um projeto em andamento, IndieVisivel Press – Ano 2, que também é fruto em um financiamento coletivo.

Você pode saber mais sobre Leona Pop e o projeto completo AQUI!

Amor é Amor

Em 2016, todo o mundo se voltou para o atentado à boate Pulse, em Orlando, nos Estados Unidos, a boate tinha um público majoritariamente LGBT e o atentado foi motivado pelo ódio a essa comunidade.

Em uma resposta a esse acontecimento, o roteirista Marc Andryko, da DC Comics, e mobilizou cerca de 250 escritores e artistas que trabalham com histórias em quadrinhos para dar vida ao projeto Amor é Amor (“Love is Love”).

O quadrinho é um tributo aos 50 mortos no atentado de Orlando, representando também em tantos outros que acontecem ao redor do mundo, e trás diversas personagens dos quadrinhos e da ficção, além de outras personagens representando pessoas comuns, em defesa da população LGBT, entre eles, Superman, Mulher Maravilha, Harry Potter, Batman, Arlequina, entre outros.

Amor é Amor foi publicado nos Estados Unidos pela DC Comics, que tomou a frente do projeto, e pela Geektopia aqui no Brasil.

Saiba mais sobre a HQ na reportagem completa em Estadão.

Justin

Justin é um quadrinho que conta a história de um menino trans, uma publicação da autora Anne-Charlotte Gauthier.

A personagem principal, Justin, conta sobre sua relação com sua família, colegas da escola, amigos dos pais e familiares, e suas dificuldades diárias em conviver com as pessoas ao seu redor.
Anne-Charlotte lançou esse quadrinho em 2019, mas também tem ouyros projetos mais recentes, como a série Dupleix.

Muriel – Laerte Coutinho

Laerte Coutinho é uma das maiores cartunistas brasileiras e começou a trabalhar com desenho em 1970. Em 2010 se assumiu publicamente como uma mulher trans.

Desde então, uma das suas personagens mais icônicas, Hugo, começa a passar pelo mesmo processo da cartunista e se torna Muriel. São diversas tirinhas de Hugo e Muriel que criticam, ironizam, mas também mostram essa realidade de uma maneira bastante humorada e inteligente.

Você pode acompanhar mais dos episódios de Muriel, assim como outras tirinhas, no Instagram de fãs dedicado à Laerte.

Mas se você que conhecer mais a fundo o trabalho da Laerte e/ou tem interesse nas questões de gênero e transgênero, o estudante da pós-graduação em Letras da UFPB, Emanuel da Nóbrega Filho, fez sua tese sobre as tirinhas da Muriel, que você pode acessar aqui: Histórias das multiplicidades travestis em Muriel total, de Laerte Coutinho: categorias discursivas da estética de si por um desvir transgênero.

Ciranda da Solidão e Bendita Cura

Ciranda da Solidão é uma coletânea de histórias diversas sobre pessoas homossexuais, um adolescente que entra na puberdade e começa a se entender, um casal que passa por uma crise no relacionamento, um senhor que recorda um amor antigo…

O autor, Mario Cesar, é o idealizador e desenhista do projeto e também é autor da webcomic Bendita Cura, vencedora do prêmio HQMIX de melhor webcomic em 2019!

Bendita Cura é a história de Aécio do Nascimento, uma personagem que, desde muito pequeno, se mostrou uma criança fora dos padrões de gênero e que, por isso, recebe uma pressão enorme de sua família para crescer como um menino normal.

O segundo volume de Bendita Cura também já foi publicado e os dois também estão disponíveis como HQs impressas, depois do sucesso que foi na internet!

Achei todas lindas e maravilhosas! Mas onde posso conhecer mais delas?

Boa parte dessas HQ’s que falamos aqui se tornaram realidade graças a campanhas de financiamento coletivo no Catarse, que é uma plataforma onde você pode conhecer e apoiar projetos de artes (de outras áreas também) e, além disso, quase todas essas publicações foram lançadas durante a Poc Con de 2019!

Esse evento aconteceu pela primeira vez no ano passado, em São Paulo, e se trata de uma feira de quadrinhos, conteúdo geek e artes gráficas voltado para o público LGBTQIA+ e que todos os seus expositores também fazem parte dessa comunidade.

Apesar do sucesso que foi a primeira edição, este ano o evento teve que acontecer online para não ser cancelado, por causa da pandemia da CIVID-19.
MAS… os organizadores fizeram uma série de palestras, bate-papos e demonstrações com alguns desses e outros artistas entre os dias 13 e 27 de junho, a Poc Con em Casa! O evento já acabou, mas todas essas lives estão salvas e podem ser acessadas pelo canal do YouTube!

Mario Cesar (autor de Bendita Cura) e Rafael Bastos Reis foram os idealizadores do evento, que tem como objetivo dar o destaque para a produção e artistas LGBT e que tem grandes expectativas para mais edições nos próximos anos!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Hugo Canuto: Deuses da Cultura Afro-Brasileira e Heróis dos Quadrinhos

Hoje vou apresentar para vocês um pouco do trabalho do quadrinista e ilustrador brasileiro Hugo Canuto. Suas HQ’s estão se Ler mais

Tapas, um Site Para Você Compartilhar Suas Webcomics

Tapas, antigamente conhecido como Tapastic, é um sindicato webtoon criado pelo empresário sul-coreano Chang Kim em outubro de 2012. Operado Ler mais

Bienal de Quadrinhos Online Começa AMANHÃ!

O maior evento de histórias em quadrinho do sul do Brasil está chegando! A Bienal de Quadrinhos de Curitiba acontecerá Ler mais

Narrativas Silenciosas de Ju Loyola

Você já conhece a Ju Loyola? NÃO? Então vem aqui que você precisa conhecer essa ilustradora e quadrinista maravilhosa e Ler mais