#modelagem 3D #topologia

O que é Topologia?

Renan Levinski
Publicado em
24 de junho de 2020

Vamos começar com um exercício: considere as duas imagens abaixo. As duas têm a mesma forma, certo? Contudo, elas têm topologias totalmente diferentes. Qual das duas você acha que seria mais fácil de editar no processo de modelagem 3D?

Pode não ser tão óbvio assim, mas a imagem mais fácil de editar no processo de modelagem 3D é a da esquerda.

Segundo a página da Pixar, malhas bem construídas têm, entre algumas de suas propriedades, a característica de serem constituídas principalmente por Quads (polígonos de quatro lados) e descreverem a forma de maneira eficiente. É através do cuidado com a topologia das malhas que mantemos essas propriedades.

Pensa assim: na construção de uma casa, os cômodos sempre são desenhados para formarem quadrados e retângulos, certo? Pode até ter uns cantos arredondados e tudo mais, mas não existem paredes em zig-zag ou construções muito labirínticas. Por que? Porque dessa forma se otimiza o espaço, é mais fácil instalar os móveis, pendurar objetos nas paredes. Com a topologia, a ideia é a mesma.

Em essência, topologia é a qualidade com a qual descrevemos uma estrutura geométrica, focando em como a geometria é construída para definir uma forma determinada.

Manter uma topologia limpa agrega vários benefícios nas outras áreas do 3D como uv, rigging, textura, animação, luz e render. É aquele tipo de coisa que parece dar um pouco de trabalho no começo, mas que pode poupar um tempo enorme depois (quase como nomear layers do photoshop, se é que vocês me entendem). Dica preciosa pra levar pra vida!

Qual a dica de topologia que você daria pra gente? Vamos conversar nos comentários!

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Artistas que trabalham com Blender

Thomas Berard Thomas é um artista australiano que faz diversas animações no Blender que são de arrepiar qualquer um de Ler mais

Porque você deveria aprender Blender?

A modelagem 3D e as diversas ramificações que partem dela são alguns dos mercados que mais crescem na área de Ler mais

4 passos para abrir seu MEI de artista!

Você, que é artista e está pensando em entrar no mercado de trabalho com certeza já deve ter se perguntado: Ler mais

Iniciando seu Caminho na Modelagem 3D

Iniciar os estudos e uma carreira em qualquer área é uma tarefa desafiadora! Muitas vezes não sabemos muito bem que Ler mais