#arte #Design

Design e Arte é Tudo a Mesma Coisa... Só Que Não.

ana
Publicado em
09 de junho de 2020

Nem sempre eu soube como responder à pergunta: “Ana, você se considera uma artista?”. Pra mim sempre foi particularmente muito difícil dividir uma coisa da outra, já que eu sempre tive um pé (ou os dois) na arte: quando criança eu queria muito trabalhar com “desenho”, depois, me surgiu o interesse por animação e, recentemente, comecei a me arriscar no universo da modelagem 3D. Mas o negócio é que, na verdade, eu sou designer. E só.

Eu sempre fui muito curiosa com relação aos processos envolvidos na arte e, no meu caso, isso sempre foi verdade para o design também. Foi o design que eu escolhi para ser a minha profissão: eu comecei muito cedo, sem nem saber como chamava aquilo que eu fazia.

A manipulação de imagens foi a minha porta de entrada e aprendi sobre composição e sobre como as minhas decisões influenciavam no resultado final, depois explorei a ilustração digital, entrei no mundo da programação e me aventurei com Web Design, tive meus primeiros trabalhos com design gráfico e finalmente me aproximei da área de experiência do usuário e seus processos. É isso que eu faço agora e, se um dia eu fiz arte, hoje já não faço mais.

Foi em uma dessas perguntas sobre eu me considerar artista, que eu finalmente entendi: a minha trajetória com a ~arte~, atualmente, tem o objetivo de servir apenas como estudo. Se eu desenho, ilustro ou modelo algo em 3D, é para fins de estudos e nada mais. Nada do que eu produzo agora tem como fim ser arte. Não é para ser consumido dessa forma e não é para ser interpretado dessa forma.

Estudo de estrutura/Fundamentos de desenho

O design, apesar de ter um apelo visual e/ou sensorial forte em muitas situações, não é sobre isso. É sobre função, é sobre agir como facilitador ou ferramenta para atender a uma necessidade. O design é o processo e não o produto (ou serviço) final que se apresenta.

Paul Klee diz que a arte não reproduz o visível, ela torna visível. Ou seja:

Enquanto o design pode ser invisível, a arte torna visível aquilo que não vemos.

Não quer dizer que designer não pode ser artista ou que artista não pode ser designer, muito pelo contrário: muitas vezes estão conectados e, sinceramente? Conversam muito bem entre si.

Foi um longo caminho coexistindo entre esses dois mundos para compreender que o que eu faço deixou de ser arte há muito tempo.

Protótipo de web app / Design de interface

Mas, e aí? Você já parou pra pensar se é artista ou designer? Pode ser os dois também, o importante é parar e refletir um pouco sobre qual é o seu propósito e qual o objetivo daquilo que você produz.

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Comment 1

Avatar
Cevidanes

Oii, adorei sua matéria, ainda mais pq sua trajetória se parece muito com a minha, depois de web designer eu fui para a fotografia, meio q por querer e não querer.... hoje tenho tentado muito voltar para o lado da arte de ilustração e desenho de personagens, tb acredito que o tanto o design e a arte podem adar juntos e um beber na fonte do outro!

junho 13, 2020
Toon Boom, o software para contadores de histórias 2D

Toon Boom Animation é um software capaz de desenvolver animação e storyboard para filmes, programas de tv, jogos, aplicativos, e Ler mais

Engines para o Desenvolvimento de Jogos

Não é segredo que o número de produções independentes*, não apenas no universo dos games, têm crescido muito nos últimos Ler mais

Livros Recomendados por César Rosolino e Mike Azevedo

Se você acompanha as atividades da Escola R.evolution em qualquer rede social, já deve ter ficado sabendo do nosso workshop Ler mais

Afinal, o que é Humanização de Personagens?

Já ouviu falar em humanização de personagens? Todos nós conhecemos e adoramos dezenas de personagens que são animais ou objetos, Ler mais