#ilustração #modelagem 3D

Softwares Gratuitos Para Quem Está Começando

Giulia Marchi
Publicado em
03 de junho de 2020

Quando começamos a trabalhar com arte digital sempre nos deparamos com a grande questão: que software usar?

Às vezes ainda não temos certeza se aquilo vai ficar apenas como uma diversão ou se vai se tornar um trabalho profissional, se vamos nos acostumar melhor com o programa X ou Y, ou simplesmente os custos dos melhores programas da área não cabem no nosso orçamento naquele momento!

Tanto para artistas 2D, quanto para os do 3D, o investimento em softwares de arte pode ser alto e, para quem está começando agora, pode ser uma grande insegurança.

Por isso, esta é uma lista com diversos softwares gratuitos para você, que está entrando no mundo da arte digital agora, experimentar tanto programas de ilustração e pintura digital quanto modelagem 3D!

SCULPTRIS

O Sculptris é um software para modelagem 3D que foi lançado em 2009 e foi desenvolvido pela Pixologic, que também desenvolveu o ZBrush.
Esse programa simula a modelagem tradicional em Clay, por isso tem um foco em modelagem de formas mais orgânicas.
Veja este vídeo do canal DarkEdgeTV com um processo de modelagem no Sculptris:

MEDIBANG PAINT

O Medibang paint é um software para pintura e desenho digital, porém com ferramentas exclusivas voltadas para a edição de histórias em quadrinhos!
Nesse vídeo do canal Sayrenka você pode acompanhar o processo de pintura digital no Medibang:

BLENDER

Um dos softwares gratuitos mais famosos, o Blender é um programa de modelagem 3D profissional e livre. Você pode saber mais sobre ele na nossa matéria aqui no site: Blender: Conheça o Software Livre Para Modelagem 3D.
Veja também o processo de modelagem completo em Blender no vídeo do artista polonês Michal Hokiroya:

KRITA

Assim como o Blender, o Krita é um software livre, mas para ilustração e pintura digital, que permite que os usuários tenham liberdade para alterar a programação, criando novas possibilidades e disponibilizá-las para outros e está disponível para download em Linux, Windows e macOS.
Esse programa já foi uma das nossas dicas de estudo, que você pode conferir aqui: Krita, um software gratuito para ilustradores.
A artista Sara Tepes, em seu canal do YouTube, disponibiliza diversos tutoriais e speedpaints no Krita, como este:

GRAFX2

O Grafx2 é mais um software livre, desenvolvido em 1996 e é compatível com uma grande quantidade de sistemas operacionais. Este programa é ideal para aqueles que fazem arte digital com mouse e não com mesas digitalizadoras e tablets, sendo muito popular entre os artistas da Pixel Art e artes para games.
Você pode acompanhar o processo dessa pixel art em time-lapse do canal ProwlerGFX:

KEYSHOT

A KeyShot é um programa concorrente ao Blender, que permite ao usuário renderizar e animar seus modelos 3D e é um programa mais complexo que o Blender.
Você pode conferir mais informações sobre o KeyShot em seu site, e um pouco de como funciona a modelagem nele neste vídeo do canal Maquete Eletrônica:

GIMP

Semelhante ao Krita, o Gimp é um programa de ilustração e pintura digital de código aberto, disponível para Windows, Linux e macOS.
Você pode conferir o processo completo dessa ilustração no Gimp do canal Computer Tutorials:

ALCHEMY

O software Alchemy foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar ao usuário jeitos diferentes de pintura e desenho digital e é mais um dos softwares de código aberto, compatível com processadores Windows, Linux e macOS.
Como o próprio nome sugere, é um programa que permite ao usuário fazer diversos tipos de experimentações visuais únicas entre os programas de arte 2D. Confira no vídeo:

DAZ STUDIO

Desenvolvido pela DAZ 3D, o DAZ Studio é um software gratuito para modelagem 3D e que tem compatibilidade de exportar e importar outros arquivos 3D de outros programas de modelagem e com diversas figuras iniciais para serem usadas e editadas pelos usuários.
O próprio canal do YouTube da DAZ 3D publica vídeos de modelagem completas e dicas sobre o programa:

FIREALPACA

O Firealpaca é um programa para ilustração digital, mas, diferente dos demais, não é uma boa opção para edição de imagens já existentes. Apesar dessa desvantagem, o software tem ferramentas mais versáteis para a construção de perspectiva.
Confira o vídeo do canal Katarie, com um speedpaint feito no Firealpaca:

CLARA.IO

O Clara.io é um software para modelagem, renderização e animação de modelos 3D e seu principal diferencial é ser, na verdade, um programa online, o que pode ser uma vantagem, dependendo do modo como se trabalha.
Confira a parte 1 desse tutorial feito do Clara.io:

AUTODESK SKETCHBOOK

Começou como um aplicativo famoso e grátis para dispositivos móveis e, recentemente, foi lançada sua versão para computadores e já está se tornando um dos softwares gratuitos mais queridos do público, o Autodesk Sketchbook é um programa bastante simples de se usar, mas sem ditar a qualidade e quantidade de ferramentas que estão a disposição dos usuários.
Nesse vídeo, você pode conferir um pouco de como funciona a versão para computadores do software:

BÔNUS!

Esses dois softwares, infelizmente, não são 100% gratuitos mas tem suas versões de teste, e você pode experimentar uma versão mais simples dos programas antes de investir na compra da versão completa:

PAINT TOOL SAI

um programa bastante usado e famoso entre a ilustração digital no mundo todo, o Paint Tool Sai tem grandes semelhanças com o Photoshop, mas seus ferramentas são mais voltada para a criação de imagens e ilustrações livres.
A artista ucraniana, Viria, publica em seu canal do YouTube o processo de algumas de suas ilustrações digitais, confira:

SKETCHUP

O Sketchup também é um famoso programa de modelagem 3D, com um foco para modelos arquitetônicos, o que faz com que ele seja um dos mais usados nessa área. Esse software possui sua versão Pro, para uso profissional, e sua versão Make, para uso pessoal e não comercial. Além da arquitetura, é um dos programas mais usados para o design de móveis, produtor, peças mecânicas, engenharia, e desenho técnico em geral.
Neste vídeo, você pode conferir um pouco mais de como funciona o Sketchup:

Dá para ver que existem diversas opções para, você, que está começando e ainda não sabe que software digital usar ou se vale a pena investir em um programa pago logo de cara!

Além desses, existem diversos outros programas que você pode buscar mais sobre nessa listinha feita pela usuária do Twitter Aika Intong e na matéria do site ALL3DP, que apresenta 30 softwares para modelagem 3D.

Link do post copiado para a sua área de transferência

Enviar Comentário

Comentários 2

Lachesispoison

Nossa, não imaginava que havia tantos programas para modelagem 3D disponíveis. Bacana que tem para diversos tipos e gostos né? Obrigado pelo post!

julho 25, 2020
Shofan

Incrível saber que existem tantas opções gratuitas, obrigada!

setembro 1, 2020
O que é Pintura Digital?

Sumário Para que as coisas não fiquem muito confusas, também reorganizamos o nosso sumário. Para ir até a sessão desejada, Ler mais

4 passos para abrir seu MEI de artista!

Você, que é artista e está pensando em entrar no mercado de trabalho com certeza já deve ter se perguntado: Ler mais

Iniciando seu Caminho na Modelagem 3D

Iniciar os estudos e uma carreira em qualquer área é uma tarefa desafiadora! Muitas vezes não sabemos muito bem que Ler mais

Como Ser Fiel a um Concept Art?

A concept art uma das primeiras e mais fundamentais áreas da produção de arte e entretenimento e, como já falamos Ler mais