Se você está pensando em começar ou planejar uma campanha de crowdfunding precisa incluir na sua lista de etapas explorar campanhas nas plataformas de financiamento coletivo. A formação de repertório, tão importante na jornada artística, também é importante na escrita e desenvolvimento dos seus projetos e ideias.
Nas plataformas é possível ver campanhas já executadas, além das que estão em andamento no momento. Estude cada detalhe das que deram certo e eu também diria para ver aquelas que não captaram o valor integral para tentar identificar estratégias que poderiam ser aprimoradas.
A Sereia da Floresta
Autor de O Bestiário Particular de Parzifal e Astolat, recentemente Hiro também realizou A Sereia da Floresta pelo Catarse, plataforma que utiliza pela base de apoiadores muito ampla.
Um dos pontos altos das campanhas de Hiro é a história por trás da ideia, com uma potente identidade visual e recursos como teaser e capa, o que ele considera fundamental. Divulgar o projeto com todas as estratégias possíveis é tão importante quanto fazer a pessoa se envolver com a história da sua ideia.
Hiro também é especialista em criar uma expectativa antecipada para então lançar a campanha. Se inspire com os projetos criados por ele para criar uma campanha sólida, bonita e que chame a atenção!
A imagem destaque dessa matéria é uma dar artes feitas para A Sereia da Floresta!
Plumba
Plumba é um quadrinho da Luiza McAllister e do Thiago Lehmann. O que mais se destaca nessa campanha é a clareza sobre o que é o projeto. Na captação de apoiadores, também é bem interessante esse formato de disponibilizar parcialmente a obra.
A coerência entre o que é o projeto e tudo que o envolve também é uma marca bem importante. Além de apresentar uma personagem feminina bem estruturada, dez artistas mulheres foram convidadas para criar pôsteres exclusivos. Que tal juntar outros artistas para potencializar sua campanha e ainda fomentar a comunidade artística?
Artistas em Quarentena
E por falar em projetos que fortalecem a comunidade artística, a ilustradora Lila Cruz realizou “Artistas em Quarentena” de forma coletiva para ajudar artistas impactados pela pandemia com uma renda mínima. Vários artistas chegaram junto disponibilizando suas artes nas recompensas. Por mais campanhas assim onde artistas fomentam artistas.
Téo e o Mini Mundo
Mas, se você quiser pensar em outros formatos de captação, pode dar uma olhada nos projetos do Caetano Cury, ilustrador do Téo e o Mini Mundo. Ele já realizou campanhas pontuais e atualmente mantém uma campanha recorrente.
Em Téo & O Mini Mundo: O LIVRO é bem interessante como ele une outras linguagens com seu personagem, por exemplo, com dedoches nas recompensas. Quais outros produtos criativos podem combinar com a sua ideia?
“O projeto é mantido exclusivamente com as vendas de livros, prints, originais e adesivos. Mas a pandemia do coronavírus interrompeu a realização de feiras de quadrinhos, que ajudavam a equilibrar as contas”, o que levou Caetano e elaborar Téo e o Mini Mundo em outro formato com conteúdo exclusivo, descontos, sorteios e envio de prints.
Espero que essas ideias te inspirem ainda mais a transformar suas ideias em projetos e/ou campanhas de financiamento coletivo. Agora, diz aí, e que outro tema sobre financiamento coletivo você gostaria de saber mais e que a gente pode conversar em outro texto?