O curta metragem animado Hair Love é uma das obras recentes que mais fez meu coração derreter de amor! O curta é uma produção da Sony Pictures Animation e fala sobre aceitação do cabelo negro, natural e crespo, em uma história curta e muito emocionant, morantrando um pouco do drama de um pai tentando fazer um penteado em sua filha e com um final emocionante para a história.
Não é para menos que essa foi a produção vencedora do Oscar de Melhor Curta Metragem Animado em 2020!
O diretor do curta, Matthew A. Cherry está em uma campanha a favor de do The CROWN Act (Creating a Respectful and Open World for Natural hair – criando um mundo de respeitoso e aberto ao cabelo natural), que defende leis que protejam as pessoas negras de serem discriminadas por usarem cabelos crespos e naturais. A produção do filme também convidou para a cêrimônia de entrega do Oscar o jovem De’Andre Arnold, que é o protagonista de um caso de racismo em sua escola, no Texas, onde ele foi impedido pela direção da escola a participar de sua própria formatura, por usar dreadlocks nos cabelos.
O tempo para o discurso foi curto, mas eles conseguiram deixar seu recado:
A história foi inspirada em um vídeo real de um pai norte americano tentando arrumar os cabelos de uma das suas filhas pequenas, em 2017, que acabou viralizando no facebook e chamou a atenção do diretor Matthew Cherry, da Sony Pictures Animation, que foi diretor e produtor desse curta!
Além da história real por trás de Hair Love, os elementos fictícios trazem um tom cômico e também delicado e empático para a história, enquanto falam de aceitação dos cabelos crespos, principalmente para meninas e mulheres.
Confira aqui um pouco do vídeo sobre as personagens reais dessa história:
Hair Love também resultou em um livro infantil, também escrito por Cherry e ilustrado por Vashiti Harrison, que foi lançado em maio de 2019 nos Estados Unidos e em abril deste ano aqui no Brasil, com o título de "Amor e Cabelo" <3
Comment 1
Ai, meu Deus, é muito lindo!