Em busca da igualdade de gênero, a United Sketchers criou o primeiro prêmio internacional para mulheres cartunistas, também como forma de incentivar que essas profissionais atuem com mais voz nessa área. A primeira edição do evento foi realizada no último ano, em 2019, e obviamente foi um grande sucesso!
A iniciativa para a criação do prêmio foi de Ann Telnaes, Marilena Nardi e Anne Derenne, três cartunistas de diferentes países e engajadas politica e socialmente em sua trabalho.
Cartunistas mulheres e pessoas não-binárias de qualquer idade podem inscrever seus trabalhos, feitos na técnica de sua preferência, de acordo com uma das temáticas escolhidas para a última edição, “mudanças climáticas” e “igualdade”. Foram mandadas mais de 1000 inscrições de trabalhos, de 260 artistas espalhadas pelo mundo, sendo que 100 foram selecionados como finalistas e que participaram de uma exposição no museu House of Humor and Satire, em Gabrovo, na Bulgaria.
A premiação foi feita em duas categorias: “Grand Prize”, categoria de participação de todas as inscritas, e o “United Sketchers Youth Award”, para as cartunistas jovens, de até 26 anos.
As vencedoras dessa primeira edição do premio são cartunistas simplesmente INCRÍVEIS, Doaa Eladl (Egito) na categoria principal e Camila de la Fuente (Venezuela/México), na categoria "Youth Award". Você pode conferir aqui os trabalhos delas e das outras 7 vencedoras (award of excellence), logo em seguida:
Doaa Eladl | Egito
Doaa é cartunista desde 2007 e, atualmente, trabalha como cartunista para o jornal Al-Masry Al-Youm, além de contribuir para outros veículos de comunicação da região. Já foi vencedora do premio Cartooning for Peace (2014), além de ter exposto seus trabalhos em diversos países, como França, Itália, Espanha, Síça, Tunísia, estre outros. Ela ganhou o premio principal do Women Cartoonists International Award com uma ilustração sobre as queimadas na Amazônia.
Camila de la Fuerte | Venezuela
Camila é uma cartunista venezuelana, que mora da Cidade do México, e que viveu na ditadura de Chavista e Madurita em seu país natal, onde também começou a se envolver com movimentos estudantis. Ela mora no México desde 2014, apoveitando uma opotunidade profissional que ela conseguiu e zelando pela sua segurança pessoal. Ela foi a vencedora da Youth Award com sua ilustração sobre igualdade de gênero.
Firoozeh Mozaffari | Irã
Mansoure Dehghani | Irã
Sepideh Aghaei | Irã
Cristina Sampaio | Portugal
Nahid Zamani | Irã
Elena Ospina | Colombia
Mahnaz Yazdani | Irã
O juri da premiação declarou: “Cartoons are powerful. They can speak truth to power and get to the heart of an issue in a moment. Yet cartoonists are often targeted for this reason. These awards help shine a spotlight on the amazing female cartoonists working globally.”
Para terminar com chave de ouro, você também confere aqui alguns trabalhos das três idealizadoras da premiação:
Ann Telnaes
Marilena Nardi
Anne Derenne
Fontes: The Jury announced the winners of “Women Cartoonists International Award”, Winners of “Award of Excellence” Women Cartoonists International Award, Women Cartoonists Award’s Exhibition at Museum HOUSE OF HUMOR AND SATIRE, Gabrovo, Bulgaria, Cartoon Movement Doaa Eladl e Cartoon Movement Camila de la Fuente.
Comment 1
Quantos trabalhos incríveis e relevantes!